Platão, o démodé

Amigos, estive ausente do blog em virtude de trabalho. Gastei alguns dias em Buenos Aires, a cidade que sempre se renova ( ou serei eu?). Consegui, entre um aeroporto e outro, após quase dois meses, terminar a leitura de “Uma História das Emoções“, do historiador inglês Stuart Walton (Ed. Record). O livro tem lá os seus altos e baixos, mas o saldo final foi satisfatório. Achei bastante inovadora a crítica feita à “República”, de Platão.

“Poucas visões da polis ideal elaboradas na tradição filosófica são mais horrendas do que a de Platão, e no entanto sua miscelânea obscena tem sido festejada por séculos como a declaração fundamental do pensamento racional do Ocidente. Apesar de sua visão imparcial da política de gênero e da atitude esclarecida que assume na condução da guerra e no tratamento dos cativos, sua insistência em que o próprio intelecto – e não as formas em que é aplicado – pode governar a humanidade é o que fatalmente a solapa. No final do século XX a eugenia não podia mais ser tolerada, enquanto certamente não é seu parente menos malévolo a manipulação ética da medicina, uma característica que ainda é reconhecível hoje quando um médico pergunta se um indivíduo, que tinha arruinado o fígado por abuso de álcool, realmente merece um trasplante. A República, em resumo, parece um híbrido similar das comunidades irracionais criadas pelas seitas religiosas”.

Discussão - 4 comentários

  1. Anonymous disse:

    Claro que Platão é démodé. Afinal, o cara viveu cerca de 300 anos antes de Cristo. Querer que tudo que ele disse sirva para a atualidade é querer demais. É não ter senso de espaço e de tempo. Ver com os olhos de hoje alguém de um passado tão distante chama-se anacronismo. Montaigne sabia muito bem disso. Abs. Ivan Gomes (gom.ivan@gmail.com)

  2. Karl disse:

    Concordo com o Ivan Gomes (mas menos agressividade, né Ivan!): é preciso contextualizar Platão...Afinal, quem é esse Stuart Walton, crítico de vinho? Gostei da espinafrada geral na filosofia dos caras da Torre de Marfim - vale a pena conferir... http://www.atorredemarfim.apostos.com/Quanto a ética da medicina atual e seu pensamento contemporâneo intertextualize www.eccemedicus.com.br.

  3. dennis disse:

    Anacronismo? Tudo é anacrônico se não é agora! Há vários tipos de anacronismo e acho que ninguém pode simplesmente jogar no lixo as idéias de Platão. Argumente melhor Ivan.

  4. Anonymous disse:

    Plato já era. Fui

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM