Fotografia é arte?

Henri Cartier-Bresson, Hyères, 1932
Comecei a ler o delicioso “8 X fotografia”, livro de ensaios – não por acaso, oito – organizado por Lorenzo Mammì e Lilia Moritz Schwarcz. Trata-se de discussão travada entre 23 de setembro e 25 de novembro de 2004 por especialistas das mais diversas áreas de atuação, tais como críticos de arte, filósofos e antropólogos, dentre outros. O primeiro ensaio, escrito por Alberto Tassinari, é primoroso. A partir do “instantâneo” aqui postado, ele disseca os aspectos de colagem da obra de Cartier-Bresson. Diz Tassinari: “O que elas buscavam (as fotografias), e tantas vezes encontraram, era o feliz cruzamento no mundo de dois ou mais acontecimentos similares e independentes um do outro. É pela junção desses acontecimentos independentes que a fotografia se mostra e pode ser vista como uma colagem”. O livro não deve nada aos excelentes ensaios deixados por Susan Sontag, que, no além-túmulo, não poderá, infelizmente, apreciá-los.
P.S.: Discussões à parte, Bresson é arte.

Discussão - 2 comentários

  1. Karl disse:

    A coincidência da imagem que pega a percepção de surpresa. Logo ela, tão atenta! A fotografia é a própria metáfora que lembra o homem a impossibilidade da coisa-em-si. Sendo assim e por isso, é arte, caríssimo AM.

  2. Anonymous disse:

    Um livro pode ser de conteúdo bom ou ruim, a depender do gosto e do grau intelectual do leitor. O mesmo se diga de uma tela de pintura, de uma peça de teatro ou mesmo de um filme. A fotografia não foge a essa realidade. Ou será que as fotografias tiradas no IML são arte?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM