O “divertimento giocoso” de Diogo Mainardi

Maurice Masques et bouffons
Recebi, na última semana, alguns e-mails pedindo a minha opinião sobre a coluna do Diogo Mainardi. Não li o tal texto aludido pelos missivistas eletrônicos, cujo teor parece ser uma crítica para lá de feroz ao recém-lançado livro Leite derramado, de Chico Buarque. Aprendi com Émile Faguet que, um crítico – Mainardi está mais para bufão do qualquer outra coisa, mas sigamos adiante – nunca deve ser lido antes da obra a que se refere. Caso contrário, nossos olhos são contaminados pelo olhar alheio; nossos julgamentos, medidos por parâmetros emprestados. Nossa sensibilidade é sequestrada e paralisada, engessada por uma razão que não é a nossa, não é genuína. No máximo, antes de nos entregarmos à nova leitura, devemos ler uma breve nota biográfica, histórica, sobre o autor. Serão os críticos irrelevantes? Não, definitivamente. Eles nos mostram idéias que não captamos, detalhes que esclarecem pontos até então obscuros. E, principalmente, incitam-nos à releitura. Mas lembre-se: só devem ser lidos depois de concluída a leitura. Li Leite derramado e encontrei qualidades. O lirismo de Chico, ainda que disfarçado por sua prosa, vale o tempo dispendido. Leiamos Antonio Candido, Otto Maria Carpeaux, Wilson Martins, Roberto Schwarz, Bento Prado Júnior. Mainardi, só na falta de uma bula de remédio melhor.

Discussão - 8 comentários

  1. Zé Luiz disse:

    Olá!Por favor, leia a coluna do Diogo. Não é uma crítica do livro Leite Derramado. As informações que chegaram até você são equivocadas ou maldosas. Ou as pessoas que lhe escreveram não sabem ler direito, o que não é raro.

  2. Zé Luiz disse:

    A coluna de Mainardi não é uma crítica ao livro Leite Derramado. Talvez as pessoas que lhe escreveram não entenderam o texto, o que não é raro por aqui. Ou são pessoas bastante preconceituosas com o colunista, com uma opinião já formada - e ai independe o que ele escreva, pois sempre acharão uma porcaria.Abraços.

  3. Anonymous disse:

    ???O Mainardi não fala nada do livro. Apenas comenta o que a Edna O' Brien achou dele...Qual o problema disso??Não imagino que o Chico Buarque seja imune às críticas, e muito menos às críticas feitas por uma escritora de muito mais peso...

  4. Caro Zé Luiz, lerei a coluna. Talvez você tenha razão. Edna O'Brien já falou mal até de Philip Roth. Chico não está imune, mas leiamos seu livro antes de concordar com quem quer que seja. É só isso.

  5. Tati disse:

    Amigo de Montaigne, suas palavras sempre me impressionam. Suas opniões afiadas rendem grandes aprendizados. Muito Obrigada!

  6. Anonymous disse:

    É...Quando as pessoas se preocupam mais com o pensamento alheio do que o próprio, é nisso que dá...

  7. Jonas Lopes disse:

    Putz, mas Roberto Schwarz é de doer, de tão chato. hehe

  8. Sim, muito chato! No entanto, não é dado a falar abobrinhas. Devo confessar que Carpeaux e Wilson Martins são os meus favoritos.Abs!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM