Cinza

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=FBKHT5eBIIY]

Faz pouco tempo. As cicatrizes ainda estão visíveis por toda a Alemanha. Berlim, por exemplo, é uma cidade que, por mais ensolarada que esteja, sempre parece gris. No caminho pela Unter den Linden em direção ao portão de Brandemburgo passa-se diante da Universidade Humboldt, que abrigou, dentre outros, nomes como Max Planck, Karl Marx, Schopenhauer, Fichte, Hegel e Heinrich Heine. Em frente ao portão principal dessa renomada instituição universitária está localizada a Bebelplatz. Foi essa praça que serviu de palco para a Bücherverbrennung, em 1933. Queimaram-se, em uma única noite, mais de 25000 livros de autores não alinhados com o “espírito alemão”. Acredito que Heinrich Heine e Goethe foram os maiores estilistas da língua alemã. Heine, judeu assimilado, havia chamado a atenção para o antissemitismo crescente na Europa e na Alemanha já na metade do século XIX. Muito antes da Bücherverbrennung ele havia escrito, premonitoriamente, “onde se queimam livros, queimam-se no final também pessoas”. É necessário que se repita toda vez o que foi o Holocausto – existem figuras eminentes que tentam negá-lo, como todos nós sabemos. Mas a Alemanha mudou. Estive na Filarmônica de Berlim assistindo ao pianista e maestro judeu Vladimir Ashkenazy regendo a oitava sinfonia de Shostakovich. Foi aplaudido em pé pela platéia. Um judeu aplaudido em pé na Alemanha! Qualquer palavra é inútil diante da emoção que senti.

Discussão - 2 comentários

1. Jonas Lopes disse:

Shostakovich é grande. Quanto às cicatrizes, nada melhor do que ler WG Sebald.Agora aguardo os relatos de livrarias, museus e, claro, Kurt Masur.abs

2. Caro Jonas,notícias em breve! Abs.

Categorias

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM