Carnaval: canto de paz?


Jovem defendendo-se de Eros
(Bouguereau, 1825-1905)

Acho que foi em alguma crônica do Mário Prata, não me lembro ao certo. Li a provável origem da palavra carnaval, uma corruptela da expressão latina “Currus navalis“. Nos idos da antiga Roma, após o período de construção de barcos que ocorria de abril a janeiro, no mês de fevereiro os “carros navais” eram levados até a água. A procissão era acompanhada pela cantoria de uma multidão de romanos enfeitados e embriagados – a perfeita comunhão de Eros e Baco. (Em se tratando de romanos, talvez o mais correto fosse dizer Cupido e Baco). Exceção feita aos barcos, o carnaval continua sendo a festa desses dois deuses. Mas não nos esqueçamos que Eros é filho de Caos e, como diz a sabedoria popular, quem sai aos seus não degenera. Para mim é isto: carnaval é a antropomorfização do caos. Nada mais prudente do que manter distância de tudo que se refira a ele. Não há sociologia nenhuma que me convença do contrário. Sou mais apolíneo que dionisíaco, ainda que consiga enxergar a beleza da “Marcha de quarta-feira de cinzas”, de Vinicius e C. Lyra. Oxalá se concretizem os seus últimos versos: “Quem me dera viver pra ver/ E brincar outros carnavais/ Com a beleza dos velhos carnavais/ Que marchas tão lindas/ E o povo cantando seu canto de paz/ Seu canto de paz.”              

A wikipédia informa outra origem para a palavra carnaval, embora não haja embasamento para a explicação nem a fonte. Fico com o Pratinha.        

Discussão - 1 comentário

  1. X disse:

    Eu sempre ouvi falar que o termo carnaval vem de "carne vale" (adeus a carne, ou algo que o valha), e era uma festa recheada de farra que antecede um periodo de abstenção dos "prazeres da carne". Nunca tinha ouvido essa outra versão, que torna a história um pouco mais interessante. hehe
    By the way, o objetivo continua praticamente o mesmo, celebrar o caos antes de voltar pra monotonia do dia a dia.
    Agora, entre Apolo e Dionísio dá um páleo duro, mas no final acabo com o primeiro também!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM