Esse tal de sono…

A imprensa não especializada insiste em dizer que “o normal é dormir oito horas por noite”. Há algum tempo, com o surgimento da Cronobiologia, tal afirmação foi definitivamente derrubada. De maneira bastante grosseira, poderíamos dizer que a humanidade se divide em dois grandes grupos em relação ao padrão de sono: “os que dormem com as galinhas” e os “que dormem ao amanhecer”. Além dessa particularidade, as horas necessárias para garantir um sono reparador também variam entre as pessoas e seguem um padrão familiar, geneticamente modulado. Assim, há pessoas que se deitam às 21h00 e se levantam às 04h00 prontas para enfrentar um árduo dia de trabalho com plena disposição. Por outro lado, há aquelas pessoas que se deitam à meia-noite e se levantam ao meio-dia completamente estafadas, como se precisassem (e precisam) de mais duas horas de sono, pelo menos. A resposta para essas diferenças parece ter sido encontrada, pelo menos em parte. Trata-se do gene “period 2” (PER2). Para quem se interessar, vale a pena visitar o link www.nature.com/news/2007/070108/full/070108-9.html. Enquanto isso, ao arrumar um (a) parceiro(a), certifique-se do padrão de sono para não cair na canção do Chico…”O nosso amor é tão bom/O horário é que nunca combina/Eu sou funcionário/Ela é dançarina/Quando pego o ponto/Ela termina”.

Discussão - 3 comentários

1. Jerepilda disse:

Tão importante quanto a escolha do parceiro é a da profissão, concorda? Mas parece que toda a teoria escorre pela pia à chegada do primeiro rebento. Quanto ao Chico, prefiro estes: "Eu faço samba e amor até mais tarde, e tenho muito sono de manhã".

2. Jerepilda, a escolha da profissão do parceiro?

3. Jerepilda disse:

Da sua profissão bem como a do parceiro.

Categorias

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM