Privadas voadoras

Em 2003, a National Geographic Society publicou um livro intitulado “Whose water is it? The unquenchable thirst of a water-hungry world”, verdadeiro dossiê sobre a escassez de água no mundo. Dado interessante, é a desmistificação que os autores fazem de que “temos água para dar e vender”, que “o problema é a má distribuição”, como insistem os pretensos conhecedores do assunto. A conta é muito simples: hoje, 97% da água disponível é salgada, imprópria para consumo; 2% estão concentradas em icebergs e neve; sobra 1% – tudo isso!- da água da Terra para utilizarmos. Lembrei-me desse livro após ler o artigo de Mario Vargas Llosa, “O cheiro da pobreza”, que se encontra na edição de fevereiro da revista Piauí. Reproduzo trecho aqui: “No mínimo um terço da população do planeta – uns 2,6 bilhões de pessoas – não sabe o que é um sanitário, uma latrina, uma fossa, e faz as suas necessidades como os animais, no mato, à beira de córregos e mananciais (…) Num importante bairro de Nairóbi, chamado Kibera, é generalizado o sistema das chamadas “privadas voadoras”, sacolas de plástico em que pessoas fazem as suas necessidades para em seguida atirá-las na rua (daí o nome)”. Llosa cita o relatório frio da ONU, com 422 páginas, “A água para lá da escassez: poder, pobreza e a crise mundial da água”. E assim, enquanto o vaticínio do aquecimento global não se cumpre em suas mais perversas nuances, a falta de água reduz seres humanos a bichos. Que Bandeira me perdoe a adaptação: “ Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/Bebendo água entre os detritos./ O bicho, meu Deus, era um homem”…

Discussão - 5 comentários

  1. luiz damasceno disse:

    É um absurdo o mundo rico não se importar com as condições sub-humanas da população dos países em desenvolvimento (eufemismo para países miseráveis, atrasados e irrelevantes para a economia de mercado atual). Por isso, não acho que Hugo Chávez esteja tão errado.

  2. Anonymous disse:

    não acha que Hugo Chavez está errado por que?

  3. Cláudio disse:

    Luiz,acredito que o caudilhismo de Chávez não seja a resposta para o problema da água nem a solução para a miséria. Nenhum Chávez será capaz, por seus meios sórdidos e anti-democráticos, de propiciar qualquer melhoria social. Abra o olho!

  4. Anonymous disse:

    Será que nunca aconteceu nenhum acidente com a tal sacolinha?

  5. Anonymous disse:

    Sim, provavelmente por isso e

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM