“Sou ateu”

Acabo de ler no caderno “Aliás” do Estadão de hoje matéria da jornalista Patrícia Campos Mello. O título escolhido não poderia ser melhor: “Ateus saindo do armário? Graças a Deus!”. O artigo comenta a declaração do deputado americano Pete Stark, da Califórnia, que foi o primeiro político da História a declarar publicamente: eu sou ateu. Nunca antes a sociedade dos EUA foi tão reacionária e fortaleceu tanto as organizações da direita cristã como no governo Bush. Dessa maneira, a declaração de Stark foi vista com entusiasmo pelos mais de 30 milhões de americanos ateus (14% da população) que se sentiam sufocados pelo discurso criacionista fanático, responsável pelo retrocesso na pesquisa com células-tronco e pela disseminação da abstinência sexual como método anticoncepcional, sem falar da negação das teorias- mais que certas – de Darwin. O grande problema criado pela declaração, paradoxalmente, foi a debandada, de dentro do armário, de alguns ateus radicais, evangelistas da não-religião. Esse ateus xiitas podem pôr tudo a perder, talvez. Torço (pois não rezo) pelo contrário. Que Darwin nos salve!

Discussão - 9 comentários

  1. Anonymous disse:

    Uma pena que voce nao reze. Precisei sofrer muito na vida para descobrir que os desígnios divinos são sempre certos. Deus o abençoará e então tudo se tornará amor e luz na sua vida.

  2. Anonymous disse:

    Mesmo com todo a nossa mistura religiosa, se declarar ateu, aqui no Brasil, ainda é quase como falar que tem uma doença contagiosa, você é analisado imediatamente por olhos de raio-x e depois considerado como alguém sem o mesmo valor que uma pessoa com fé. Imagine isso lá onde o Bush foi reeleito por ser considerado um bom cristão? Quanto aos ateus xiitas, vamos torcer...

  3. amigo de montaigne disse:

    O grande problema é sempre a intolerância. Crer ou não em Deus não deve ser parâmetro para julgar e dividir as pessoas em dois grupos: os bons e os maus. A melhor conduta é a Ética do bem, o simples "não fazer aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem para você".

  4. Anonymous disse:

    O único Ser tolernate e supremo é Jesus Cristo

  5. Anonymous disse:

    Já que estamos falando de Montaigne aludamos a uma pequena frase eclesiástica compilada por um ateu agnóstico alcoólatra:Dieu a donné aux hommes le gôut de savoir pour les tourmenter.

  6. Anonymous disse:

    Senão vejamos: Que l'homme élève sa pensée,mais qu'il reste mortel.(Euripide,dans Stobée,l'Orgueil).O que mais de bonito um ateu convicto poderia dizer...

  7. Anonymous disse:

    Sim, o homem só vive porque está consciente de sua finitude. A idéia de um Deus é imortal, pelo menos pelos próximos 200 anos.

  8. Anonymous disse:

    Homme,tu ne sais pas ceci te convient,ou cela,ni si les dieux te sont nécessaires.Je suis homme,et considère que rien d'humain ne m'est étranger.La vie que nous vivons, est-elle la vie,ou est que nous appelons mort qui est vie?~Tres pensamentos aforísticos simples e convincentes que devem ser analisados pelos bons ateus que andam por aí afora...

  9. Anonymous disse:

    Caros amigos ateusNestes tempos negros de asneiras globais ecològicamente mal divulgadas gostaria de recomendar a todos uma obra maravilhosa muito pouco conhecida e divulgada no Brasil mas que merece a atençao de todos os bloguistas e blogueiros.Trata-se de Opúsculos Morais de Giacomo Leopardi...Uma das pérolas dele diz que a Natureza age como se nos desconhecesse...Nada melhor do que esta pequena "oração".pois no meu tempo frase com verbo assim o era,para que quebrar todo este Antropocentrismo orgulhoso que há de nos destruir com a tranquilidade que a Natureza já utilizou para levar outras espécies para o ostracismo divino.Após a leitura de Leopardi recomendo leituras modernas de Richard Dawkins e John Gray não para dizer que Giacomo não era um modernista perfeito.Um belateu...orgulhoso da leitura que faço dos grandes e singelos mestres.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM