Che, um homem de virtude

Acabo de participar de uma discussão sobre reforma universitária e métodos de avaliação dos universitários (basicamente, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes -ENADE-, que substituiu o antigo “Provão”). É interessante notar a pureza naïve dos jovens recém-ingressos na faculdade, o fervor esquerdista panfletário com que defendem as suas idéias, a maneira como evocam e encaram o eterno inimigo de sucessivas gerações universtárias- o imperialismo dos EUA com sua lógica mercantilista que só privilegia o lucro. Senti um pouco de nostalgia da época em que Che e Trotsky eram os meus guias morais, quando estufava o peito, sem nenhuma vergonha, e repetia a frase de Guevara “se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”. Disse Montaigne que “é bem verdade que no ofício da guerra os novatos muito amiúde correm de encontro aos riscos, com uma desconsideração diferente de como agem depois de terem se escaldado”. Mas o que é se tornar escaldado? Qual terá sido o destino das minhas pueris e benevolentes idéias de outrora? Será que me tornei cruel ou insensível? Terei perdido a capacidade de me indignar com o sofrimento alheio? Todas essas perguntas me remetem a Che, ainda um exemplo positivo de conduta na minha memória. Nada se aplica melhor ao revolucionário argentino do que os dizeres de nosso amigo Montaigne: “que agir mal era coisa fácil demais e covarde, e agir bem quando não houvesse risco era coisa vulgar; mas agir bem quando houvesse risco era o próprio ofício de um homem de virtude”. Hasta la victoria, siempre!

Discussão - 12 comentários

  1. Anonymous disse:

    A reforma universitária é uma maneira de perder tempo com discussões improdutivas que comem os nossos horários de aula. É puro besteirol.

  2. Anonymous disse:

    DIGAMOS QUE SEJA NESTE MOMENTO QUE ENCONTRAMOS REALMENTE A VIDA NO SEU SENTIDO ÚNICO E TOTAL!

  3. amigo de montaigne disse:

    Em que momento?

  4. luiz damasceno disse:

    O Comandante Che nos deixou muitos exemplos positivos, mas também deixou Cuba e toda a sorte de arbítrios cometida por seu ditador.

  5. amigo de montaigne disse:

    Caro Luiz, em nenhum momento fiz menção positiva ao governo de Cuba. O relato foi muito mais pessoal, enaltecendo o homem de virtude que foi Che.

  6. Anonymous disse:

    eu já respondi, cortaram minha resposta!????????????????por que?????????????????????????????????

  7. kx disse:

    Estamos discutindo reforma universitária, Che, Trostky, o sentido da vida ou censura na blogosfera?

  8. amigo de montaigne disse:

    Anônimo, verifique as configurações de seu computador, pois nenhum comentário foi censurado.

  9. Marilza disse:

    É impressionante como ainda tendemos a maximizar o individual em detrimento do coletivo. A reforma universitária (após 37 anos de magistério na universidade discutindo a tal reforma...) o que vemos são tentativas canhestras de submeter o espaço da universalidade, da complexidade, do conhecimento! Exemplos como o de CHe, e tantos outros que fizeram a leitura dos textos marxianos e sonharam uma sociedade melhor, mas que terminara por ver a supremacia da força e da maldade deste que é o maior equívoco da Natureza - o Homem - devem servir para nos tornar mais atentos ao mundo em que vivemos para tentar atuar melhor nesta realidade....

  10. amigo de montaigne disse:

    Marilza, talvez estejamos em época de recessão de homens de virtude...

  11. Anonymous disse:

    caxis, di´cil viu?!não consigo explicar o meu outro post .amigo dem acho que já sei o que é.

  12. Anonymous disse:

    Quem rema contra a maré acaba, invariavelmente, se afogando.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM