Kant e o lenocínio

La maja desnuda, Goya, 1797-1800

Após o fechamento de algumas famosas casas de prostituição em São Paulo, não sem excessos cometidos tanto pela mídia quanto pela polícia, típicos de nossa “sociedade do espetáculo”, como diria Debord, voltei a questionar-me sobre a legitimidade da ocupação outrora exercida por Valéria Messalina. A lei brasileira não diz que a prostituição é crime, mas sim a sua exploração, que é chamada de lenocínio e está prevista nos artigos 227 a 230 do Código Penal. Portanto, o fechamento dos bordéis de luxo não foi nada além do cumprimento da lei, ainda que todos nós saibamos que existem outros milhares de lugares semelhantes que seguem funcionando sem maiores problemas. Immanuel Kant fez uma importante distinção entre o que ele conceitou de “próprio” e “de propriedade”. Segundo o filósofo alemão, o corpo é “próprio” do indivíduo, e, assim, ele pode fazer o que bem entender, até mesmo negociá-lo. Já o ato da prostituição, em que está explícita a presença de duas partes, o vendedor e o comprador, faz com que o corpo, até então “próprio” da moçoila, passe a ser, ainda que por poucos instantes, “de propriedade” do contratante. Eis que se estabelece o problema. O corpo, “próprio”, é inalienável, mas perde essa característica durante o ato da prostituição, pois agora torna-se “de propriedade” daquele que contratou os serviços e, assim, passível de ser submetido aos mais sádicos desejos e rituais do zé- mané, que, afinal de contas, “está pagando”. Do ponto de vista filósofico, parece a prostituição recriminável. Prefiro não me aventurar em praias psicanalíticas. De qualquer modo, lembre-se: “Ouça-me bem amor/Preste atenção o mundo é um moinho/Vai triturar teus sonhos tão mesquinho/Vai reduzir as ilusões à pó/Preste atenção querida/Em cada amor tu herdarás só o cinismo/Quando notares estás à beira do abismo/Abismo que cavastes com teus pés”. Só o cinismo…

Discussão - 12 comentários

  1. o Cronista disse:

    por isso digo, não venda o corpo, alugue apenas, com amplas restriçoes.

  2. Anonymous disse:

    COM O DIVINO CARTOLA!.VOLTAMOS PÓS IDA AO KANT E AS NOSSAS ESTRANHAS LEIS.

  3. Carol disse:

    Adorei esse texto. Alias, adoro esse blog!

  4. Theo disse:

    Amigo,”O ato de dizer projetado é o ato de dizer que, ao preprarar o dizível, traz ao mundo junto o indizível”.Heidegger “O mundo é um açougue cheio de carnes, de portas bem fechadas, com pessoas batendo querendo entrar. Eu não tenho fome tenho carne e meu açougue está sempre de portas abertas”.Flávia, 1.75m, atendimento privativo

  5. amigo de montaigne disse:

    Não sei até quando será sempre, Theo. Lembre-se, só o cinismo por herança…Carolina Domingues, obrigado!”Alugar com amplas restrições” – essa é a nossa vida, the real one.

  6. Porter disse:

    Gostei pacas desse blog. Congratulations!

  7. Anonymous disse:

    E EU TAMBÉM!AMIGO DE M,TODOS TE ADORAM E EU TAMBÉM E COM CÍUMES DA GIRL CAROLINA(RSRRSRS…)ENTÃO CONTINUE ASSIM, O MUNDO É UM MOINHO…COMO É LINDA E AHISTÓRIA DA MÚSICA .

  8. ped paulo disse:

    Que história?

  9. Anonymous disse:

    PEDPAULO,VOLTASTES? QUE MARAVILHA!.O CARTOLA FEZ PARA A FILHA DELE, TEM MUITOS OUTROS DETALHES, QUE SÃO LEGAIS, MAS CREIO QUE SÓ DE LER OS VERSOS VC JÁ SE DÁ CONTA DE QUE ELE SE PREOCUPAVA E MUITO COM A “DESCIDA” DELA PARA O ASFALTO.

  10. Carol disse:

    Como assim ciumes de mim?

  11. ped paulo disse:

    Anônima, essa versão é uma grande besteira. Não há nenhuma referência a essa história na disco/biografia do genial Cartola. Não fique triste, pois a música não deixa de ser linda do mesmo jeito.

  12. Anonymous disse:

    OBRIGAQDA PEDPAULO PELO ESCLARECIMENTO E É CLARO QUE VOU CONTINUAR ACHANDO A MÚSICA LINDA E O PIOR ACREDITANDO NA HISTÓRIA,EU A OUVI DE FONTE SEGURA.SÓ NÃO ME LEMBRO QUEM CONTOU, MAS FOI EM UMA FESTA LEGAL QUE ESTAVA TOCANDO O LP DO CARTOLA.CAROLINA O CIÚMES NÃO EM RELAÇÃO À VC E SIM AO MESTRE CONSELHEIRO MARCELO.ESTÁ BEM,QUERIDA?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM