“A exaustão de um homem e a exaustão de uma nação”

Divulgadas as galerias de vencedores da World Press Photo 2008.

“Toda memória é individual, irreproduzível – morre com a pessoa. O que se chama memória coletiva não é uma rememoração, mas algo estipulado: isto é importante, e esta é a história de como aconteceu, com as fotos que aprisionam a história em nossa mente.”

“Lembrar, cada vez mais, não é recordar uma história, e sim ser capaz de evocar uma imagem.”
(Susan Sontag, Diante da dor dos outros, Cia. das Letras, 2003)

Discussão - 10 comentários

  1. ped paulo disse:

    Amigo, fotografia é arte? Há tipos e tipos de fotos? Capa é arte e Wolfenson é lixo cultural????E vc Helena?

  2. kx disse:

    Se a memória coletiva é estipulada pode ser manipulada. As relações entre memória e imagem não contemplam os outros sentidos. E Proust? Além das imagens, há texturas, cheiros e principalmente emoções. Damásio?E Nietzsche: o esquecimento é o ativo.Sontag pós-moderna troca tudo por imagens (ou pseudo-imagens)?

  3. Anonymous disse:

    pedpaulo,meu rei,como vai? eu acho fotografia arte,achei a referida foto premiada boa ,mas há melhores,muito melhores.ah!eu sei que a pergunta foi p/oamigo de m.bjus pedhelena,aonde vc andava ou estava parado na ilha de edição?helena

  4. Caro Ped Paulo,você acha que há uma resposta? Será pertinente tal discussão? Precisamos iniciar da definição de arte para cada um de nós. Talvez, estejamos falando de coisas diferentes!Abraço!

  5. Caro Kx, Sontag faz crítica da foto manipulada, pasteurizada, que se presta de veículo para a excitação da mais vil e primitiva de todas as nossas pulsões: a de morte.Concordo quando você diz que, uma vez que a memória coletiva é estipulada - imposta, digamos assim - ela pode ser manipulada. Esse é exatamente o ponto crucial da obra citada de Sontag.Abraço!

  6. Anonymous disse:

    Olá! Passei por aqui e gostei!

  7. Anonymous disse:

    Mas, o soldado podia estar apenas enxugando o suor do rosto...

  8. kx disse:

    A imagem é então, sequestrada pela memória coletiva (Jung??) ou por aqueles que usufruem da mídia. E lembrar passa a ser associar imagens aos sentimentos (dos outros!). Isso é um diagnóstico... O que mais ela fala sobre a memória individual?

  9. Caro Kx, "A proximidade imaginária do sofrimento infligido aos outros que é assegurada pelas imagens sugere um vínculo entre sofredores distantes - vistos em close na tevê - e o espectador privilegiado, um vínculo simplesmente FALSO, mais uma mistificação de nossas verdadeiras relações com o poder. Na mesma medida em que sentimos solidariedade, sentimos não ser cúmplices daquilo que causou sofrimento". (páginas 85 e 86)

  10. kx disse:

    Sontag pós-moderna, com Harvey e Jameson. Vou ter mais um livro para ler... (Tudo culpa sua, Amigo!)A decifração cotidiana da imagem é a "interpretação dos sonhos" moderna.A "evolução" é que agora sonhamos acordados...Abs

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM