Na Ciência 19/Jul – 25/Jul/2007

O que houve de interessante nas publicações científicas da semana de 19/Jul a 25/Jul de 2007
1) O Poker das Mudanças Climáticas.
2)Propostas governamentais para redução das emissões de GEE nos EUA.
3)Foco para ações a curto-prazo.
4)Livro
1) O Poker das Mudanças Climáticas.
Colin Challen, membro do Parlamento Inglês, fala sobre as metas de redução de GEE e explica como é difícil, numa democracia, convencer eleitores sobre tomadas de decisão, principalmente as mais caras, como para conter um perigo iminente como o aquecimento global, que ninguém vê ou quantifica, ainda mais com incertezas sobre se a diminuição nas emissões vai realmente conter o aumento da temperatura.
Saiba mais:
Playing Climate Change Poker Science Magazine

2)Propostas governamentais para redução das emissões de GEE nos EUA.
Ewen Callaway escreve sobre a proposta dos EUA em relação a cortes nas emissões de carbono, principalmente sobre a proposta dos senadores Bingaman e Specter. A proposta inclui redução de 60% sobre os índices de 2006 até 2050, cotas e mercado de carbono. A proposta ainda inclui a criação de fundos para pesquisa em tecnologia de baixa emissão e veículos.
Saiba mais:
US proposal for carbon cuts offers compromise Nature
3)Foco para ações a curto-prazo.
Experts britânicos criticam o foco das projeções climáticas atuias e clamam por concentrar os estudos em consequências a curto prazo (30-50 anos a partir de agora), o que, segundo eles, facilitaria a decisão de políticas públicas. Os experts também criticam o IPCC por não oferecer um guia prático para iniciar ações, apenas atua como instrumento de convencimento de que o problema existe.
Saiba mais:
Get practical, urge climatologists – Modellers call for better information for policy-makers. Nature
4)Livro
The Callendar Effect: The Life and Work of Guy Stewart Callendar (1898–1964), the Scientist who Established the Carbon Dioxide Theory of Climate Change é comentado por Robert J. Charlson. Saiba mais aqui (em inglês)

Discussão - 1 comentário

  1. Na Caixola disse:

    Olá,como eu gostei muito do seu blog, resolvi colocar um link no nacaixola.blogspot.com , os assuntos são informativos e super atuais. Um abraço,Ícaro Vieira

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.