Sobre o que falei e o que não falei na Rádio CBN

Adoro novos desafios!
Claro, novos desafios trazem novas responsabilidades, e nos faz rever nossos pontos fortes e pontos fracos. Por exemplo, nunca fui boa em falar em público. Quer dizer, me viro bem quando o público é conhecido. Quando o público é desconhecido e ainda eu sou submetida a perguntas (mesmo as que eu já estou cansada de responder) tudo muda, a voz falha, eu engasgo e nem sempre sai a melhor das respostas.
Tudo, na verdade, é uma questão de treino. Assim como jogar basquete ou falar uma língua estrangeira. Falar em público, tendo uma boa dicção, usando bem os tons de voz, a velocidade, engrenar bem os pensamentos e falar de forma clara, isso é uma arte que ainda tenho pouca prática.
Então, como a prática de escrever ainda está melhor que a de falar, vamos lá:
O que eu não falei na Rádio CBN
1) Não falei que o site do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, quem tem registros da maior parte de cooperativas de catadores de lixo (pelo menos que eu saiba, em São Paulo) é o www.mncr.org.br. Eles tem um formulário para contato (caso você seja de outro Estado, essa deve ser a melhor opção para não pagar interurbano e tem um telefone, que é o (11) 3399-3475.
2) Não falei que a maneira mais fácil e simples, que todo mundo pode fazer para ser mais “verde”, é não usar sacolas plásticas. Utilize bolsas de pano, ráfia, sacolas de feira, o que você quiser. Mas deixe as sacolas plásticas de lado, o máximo que você puder.
3) Não falei que o Lablogatórios é um condomínio de blogs de ciência, com blogueiros e blogueiras fantasticamente excepcionais.
4) Não falei que não tenho nada contra blogs pessoais. Falei que não dá pra generalizar que todos os blogs sejam assim, mas não que eu gosto muito de alguns blogs pessoais, principalmente aqueles em que a gente tem certeza que a arte imita a vida.
O que eu falei na Rádio CBN
Falei sobre frutas e legumes da época, falei sobre algumas iniciativas pessoais que todos podem fazer, falei sobre usar transporte público, falei sobre coleta seletiva, falei sobre minha nova moda de tentar conversar com empresários sobre sustentabilidade, resumindo, foi um ótimo resumo do guia: como ser “chato” para tentar melhorar o ambiente em que vivemos.
<UPDATE>
Clique aqui para escutar a entrevista e ouvir mais sobre o que eu falei sobre emissões de gases do efeito estufa e sobre o Rastro de Carbono. Em segundo plano, mas não menos importante, também respondi sobre a minha indignação com a entrevista da Tania Morales com a Prof. Lobo, que ocorreu na semana passada.
</UPDATE>
Espero que tenham gostado! E, se não gostaram ou discordaram, façam como a Me, que deu sua opinião no post aí embaixo!

Discussão - 4 comentários

  1. massacritica disse:

    Uma pergunta genérica...
    Já que as sacolinhas plásticas no supermercados são odiadas.
    Como fazer para solucionar o problema de encontrar sacos de lixo? Se eu não tiver as sacolinhas plásticas do supermercado vou ter que comprar sacolas para colocar o lixo fora.
    Qual é a melhor solução?

  2. Brudna meu querido!
    Brudna meu caro...
    Boa pergunta. A questão do armazenamento do lixo. Não conheço outra alternativa se não usar sacos plásticos (os de papel rasgam e as outras alternativas são caras para esse fim). Já que por enquanto não tem saída, o melhor mesmo é usar o menor número de sacolas plásticas por semana. Por exemplo, aqui em casa eu uso 1 saco de 50 L para armazenar todo o lixo reciclável e de 2 a 3 sacolinhas de feira (são um pouco menores que a de supermercado) por semana. Na casa da minha mãe, são muitos mais, porque ela gosta de deixar várias camadas de saquinhos "por causa dos cachorros que passam na rua revirando lixo".
    A melhor solução é usar o menor número possível. Enquanto não temos melhores tecnologias...

  3. Felipe disse:

    Ouvi hoje! Muito legal, parabéns! Já estou encaminhando pra minha lista de e-mails! 🙂

  4. Que bom que você gostou, Felipe!
    Obrigada!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.