Você é capaz de agir?

Há ações e ações. Quando elas partem do povo, e não de uma categoria só, as ações tendem a ser muito, muito fortes. Por que? Porque quando partem do povo, no fim, essas ações estão sendo representadas por todos os segmentos, todas as categorias, todos os gêneros, classes sociais.
Mas que assunto é esse??? O assunto veio porque acabei de receber um e-mail/convite da ONG na qual eu trabalhei enquanto estava em Cambridge (a Cambridge Carbon Footprint) para participar de uma ação, que ainda é segredo de Estado, que vai acontecer na Inglaterra na primeira semana de dezembro. Não vai ser nada absurdo, não vai custar milhões de libras, não vai exigir infra-estrutura, nem grandes aglomerações e eu vou poder ajudar bem daqui de casa.
Serão apenas ações pessoais, que serão feitas por pessoas como eu, você, ou o maquinista do trem que eu pego todos os dias, obviamente sobre mudanças climáticas (por isso que eu tenho que falar sobre isso).
O objetivo? Fazer barulho em silêncio.Todo mundo fazendo ações pessoais em casa, na escola, no trabalho, na rua onde mora. Será que um dia conseguiremos tal coisa? Mal posso esperar para a blogagem coletiva que a Sam Shiraishi está organizando, imagina se fosse uma mega ação, que partisse de todos, não só da blogosfera?
Como a esperança é a última que morre, vou fazer um convite parecido com a que a Cambridge Carbon Footprint fez para mim. Faça uma ação pessoal e registre.  Vale plantar uma árvore, fazer um passeio e recolher o lixo do caminho, denunciar uma empresa que age sem sustentabilidade, parabenizar uma que age sustentavelmente, andar um dia da semana de transporte público, comer só produtos locais e orgânicos por um dia, escrever uma coluna para um jornal de grande ou pequena circulação sobre o tema, etc.). 
Essa ação deve ser realizada entre os dias 1 e 7 de dezembro. Poderíamos juntar todos os posts e registros aqui no Rastro de Carbono. Que tal? Alguém topa? Alguém copia?

Discussão - 17 comentários

  1. Carlos disse:

    Vamos sim, vou passar essas informações para meus amigos!

  2. Sam Shiraishi disse:

    Paula, minha parceira, obrigado por já começar a falar da blogagem coletiva da sustentabilidade.
    Conte comigo para esta ação, logo logo sai um post, twittadas e fotos convocando o pessoal. 😀

  3. Muito boa sua idéia, tô dentro!
    Sou do blog O Futuro do Presente (www.ofuturodopresente.com.br) e lá sempre conto minhas peripécias na tentativa de fazer a mnha parte e motivar as pessoas a fazerem também. O incrível que o que falta é incentivo, é as pessoas saberem que é possível. quando elas vêem que pode, elas tentam e fazem.

  4. Paula disse:

    Obrigada queridas e queridos!
    Bora fazer isso acontecer, então! Tá marcado para a primeira semana de dezembro. Vamos ver se conseguimos uns parceiros para essa campanha (quem sabe a gente junta isso com a blogagem coletiva da Sam?)
    Beijocas

  5. Mi Müller disse:

    Bora então… fazer mais algo decente pela sustentabilidade…
    estrelinhas coloridas…

  6. Bora Mi!
    E seja bem vinda ao Rastro de Carbono ;)!

  7. Mas é claaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro que posso ajudar!!
    o vvpergunta já anda bem nesta linha … assim eu penso né?
    Mas tudo … tô dentro 🙂
    Parabéns pela iniciativa e muito obrigada novamente pelo e-mail 😛
    amanhã já posto lá no VVPergunta … e já começo a publicar esta ação aqui!
    Abraços
    Daiane Santana
    Engenheira Ambiental
    VivoVerde

  8. Adorei a idéia……………..

  9. Adorei a idéia……………..

  10. Adorei a idéia……………..

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM