Eu só acredito vendo!

Brincadeira!

Parabéns, Higgs!

Consumo Consciente – Por 1¬ļ D.

Um dos temas mais polêmicos atualmente é a sustentabilidade, que nos fez acordar para ver que algumas de nossas atitudes vêm trazendo consequências negativas ao nosso planeta e a sustentabilidade nada mais é que tornar nosso planeta sustentável, durável e confortável. O consumo descontrolado vem desencadeado severos problemas para nós mesmos, sendo deles também o aquecimento global, desperdício de água e a poluição de determinados produtos químicos.

Antes de falarmos do aquecimento global, deixaremos claro que o efeito estufa √© essencial para que haja vida no nosso planeta, pois nele h√° gases que absorvem o calor emitido pelo Sol, e um desses gases √© o G√°s Carb√īnico (CO¬≤). Mas se √© essencial por que tem trazido tanto problema? Como a temperatura sufocante e inst√°vel?

Porque a industrializa√ß√£o e a moderniza√ß√£o requereram muitos sacrif√≠cios sendo uns deles os recursos naturais, ou seja, o autom√≥vel do qual usamos no dia-a-dia √© movido por algum combust√≠vel, sendo gasolina, √°lcool ou g√°s. Acontece que toda combust√£o feita n√£o s√≥ pela queima desse combust√≠vel possibilitando ao veiculo energia suficiente para se mover, mas tamb√©m a queima de madeira e outros tipos de queima que liberam na atmosfera G√°s Carb√īnico (CO¬≤). Esse g√°s obsorve e conserva boa parte do calor, deixando a temperatura est√°vel mesmo quando chega a noite, onde n√£o h√° calor do Sol para aquecer a Terra. Mas o que vem acontecendo √© totalmente ao contrario disso! A nossa temperatura tem ficado cada vez mais inst√°vel, pois com as ind√ļstrias, autom√≥veis e outras formas de emiss√Ķes de G√°s Carb√īnico v√™m liberando muito e cada vez mais esse g√°s e, com o esse excesso o planeta tem reservado ainda mais calor, desequilibrando a temperatura como as esta√ß√Ķes dos anos, colocando esp√©cies sens√≠veis ao calor em extin√ß√£o devido √† esse calor intenso do qual em dia ensolarados podemos sentir e tamb√©m derretendo as calotas polares. Com tamanha varia√ß√£o de temperatura nos oceanos e na atmosfera podem at√© nos levar a uma nova era glacial!!! E voc√™ achando que o aquecimento global s√≥ interfere no suor que escorre no seu corpo? Ent√£o aqui v√£o algumas dicas de como voc√™ ajudar o nosso planeta o deixando sustent√°vel:

  1. Trocar combustíveis fósseis por renováveis.
  2. Reciclagem de lixo.
  3. Tratamento adequado ao lixo org√Ęnico.
  4. Diminuição das queimas.
  5. Economia na utilização de produtos não renováveis.
  6. Uma boa ideia que também é saudável para pessoas sem problemas cardiovasculares é a substituição como meio de transporte os carros, motos por uma bicicleta.

A água (H²O) é um dos recursos naturais mais valiosos do nosso planeta e provavelmente sem ela, nos não estaríamos aqui. A água faz parte do nosso dia-a-dia, para a ingerirmos, para tomar banho, para preparar alimentos e outras infinitas tarefas. Apenas 1% de toda a água da Terra é consumível, isso mesmo, apenas 1% e ela só não esgotou ainda, pois a água tem um ciclo, ou seja, ela é renovável. Mas nós interrompemos esse ciclo, intoxicando essa água e mesmo com tratamentos não são suficientes para deixa-la consumível novamente. Aqui vão outras dicas para você economizar a água:

  1. Utilizar somente o tempo necess√°rio no banho.
  2. Quando escovar os dentes fechar a torneira.
  3. N√£o jogar lixo nas ruas, pois acaba indo para os esgotos que s√£o jogados nos rios.
  4. Reutilizar quando possível a água da chuva.
  5. Arrumar encanamentos com defeitos ou goteiras

A polui√ß√£o √© a introdu√ß√£o direta ou indireta pelo homem de subst√Ęncias ou energia no ambiente que tr√°s consequ√™ncias negativas no seu equil√≠brio, alterando a vida dos seres vivos de um ecossistema. Uma das polui√ß√Ķes √© a do Mon√≥xido de Carbono que √© emitido pelos ve√≠culos a motor e a inala√ß√£o desse g√°s poluente pode provocar problemas de vis√£o, e dificuldade para resolu√ß√£o de problemas e podendo tamb√©m levar a morte por asfixia. A √°gua polu√≠da pode transmitir doen√ßas¬†como a febre tifoide, c√≥lera, disenteria, meningite, hepatites A e B e tamb√©m por contamina√ß√Ķes transportadas por mosquitos como o da Dengue (Aedes Aegypti). A polui√ß√£o do solo, como a Bioacumula√ß√£o do pesticida DDT que foi usado na Segunda Guerra Mundial para proteger soldados de insetos da mal√°ria e do tifo, e ent√£o se tornou popular para combater insetos. Fazendeiros come√ßaram a utiliza-lo contra pestes agr√≠colas, mas ele √© t√≥xico e se degrada lentamente na natureza, fixando-se nos tecidos dos organismos, ou seja, o pesticida jogado na lavoura corre junto com a chuva para o rio, que entra em contato com as plantas aqu√°ticas que peixes se alimentam e que depois os humanos comem e a cada n√≠vel tr√≥fico que passa a acumula√ß√£o dessa toxina aumenta no tecido podendo levar a morte. Mas podemos ficar sossegados, pois j√° foi proibida a utiliza√ß√£o deste pesticida chamado DDT.

Uma das formas para se prevenir da poluição e das doenças são:

  1. Como já dissemos trocar combustíveis fósseis por renováveis.
  2. Não ficar exposto a doses elevadas de monóxido de carbono, como lugares urbanos com intensa movimentação de veículos.
  3. N√£o jogar lixo nas ruas e dar tratamento adequado ao lixo.
  4. Não deixar água acumulada parada e fechar recipientes que contém água.
  5. Sempre se informar sobre subst√Ęncias contidas nos alimentos.

 

¬†E agora que voc√™ j√° sabe tudo sobre consumo consciente e que atitudes prejudicam nosso planeta e a import√Ęncia que tem mobilizarmos as pessoas, s√≥ falta voc√™ colocar em pratica tudo o que aprendeu e dar exemplos a outras pessoas para que possamos ter um planeta melhor!

¬†Ah… E aproveitando, saia desse COMPUTADOR!!! Ajude o nosso planeta tamb√©m economizando energia.

 Assista os vídeos e saiba mais sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?feature=iv&annotation_id=annotation_40590&v=lGlScy8L4hM&src_vid=ZocGUFfbrYM

e

http://www.youtube.com/watch?v=LIc3C-tjAcM

Fontes: http://br.yahoo.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Caderno do Aluno 2012 ‚Äď Volume 2.

Produzido por: Danka, J√ļlia, Kamilla e Larissa Rocatti, alunas do primeiro ano D, da escola E.E. Culto a Ci√™ncia.

ScienceBlogs na Rio+20

O ScienceBlogs como um todo est√° ajudando a divulgar uma pesquisa que foi lan√ßada pelo governo brasileiro, com o suporte do Programa de Desenvolvimento das Na√ß√Ķes Unidas chamada Di√°logos da Rio+20.

Para a confer√™ncia que ocorrer√° logo mais no Brasil, as Na√ß√Ķes Unidas e o governo brasileiro buscaram indica√ß√Ķes de pol√≠ticas p√ļblicas junto √† 10000 atores, especialistas, cientistas de v√°rias √°reas e com v√°rias experi√™ncias de vida e profissionais e chegaram a uma lista com 100 recomenda√ß√Ķes relevantes que poderiam ser discutidas na confer√™ncia. Essa lista de 100 recomenda√ß√Ķes pode ser votada por todas as pessoas com acesso √† internet, atrav√©s de um site, lan√ßado pelo secret√°rio geral das na√ß√Ķes unidas, Ban Ki-moon.

O site vote.riodialogues.org √© uma plataforma onde podemos votar sobre quais dessas 100 indica√ß√Ķes consideramos mais relevantes. Os votos ser√£o recolhidos at√© o dia 14 de junho, ou seja, at√© amanh√£. A promessa √© de que a opini√£o das pessoas poder√£o ajudar na sele√ß√£o de 10 temas ou pilares que nortear√£o as discuss√Ķes que ocorrer√£o entre 130 chefes de estado que estar√£o presentes na Rio+20.

Entre os temas podemos encontrar Cidades Sustent√°veis, Inova√ß√Ķes para o desenvolvimento da sustentabilidade,¬† Luta contra a pobreza, Alimenta√ß√£o e nutri√ß√£o, entre outras. D√™ a sua opini√£o e participe!

 

Lixo Espacial – Por 1¬ļ ano D

No espaço existem milhares de estrelas, planetas,  galáxias, asteroides entre outros. Todos esses conduzidos e movidos sem a necessidade ou interferência da mão do homem. E mesmo sem a interferência do homem, na maioria do tempo esses astros não prejudicam a Terra e nem a nós.

Mas com a Ciência e a tecnologia de hoje, o homem quer chegar ao máximo, com isso temos em nossos dias cientistas criando e lançando naves e satélites para o espaço, ficam lá por muito tempo até não servirem ou não ter mais função.

A partir da√≠ entra a parte do lixo espacial, que pode ser composto de detritos de naves, combust√≠veis, lasca de naves e de tinta, sat√©lites desativados, partes de foguetes, objetos met√°licos e at√© mesmo alguma ferramenta perdida pelos astronautas no espa√ßo durante explora√ß√Ķes espaciais. Isso faz n√≥s pensarmos que seja uma pequena quantidade de objetos n√£o utiliz√°veis no espa√ßo, o que √© totalmente o ao contr√°rio, h√° de mais variados tamanhos e quantidade de peso, gramas e toneladas. De acordo com os dados divulgados em 2008 pela NASA, a ag√™ncia espacial americana, foram contabilizados aproximadamente 17.000 destro√ßos acima de 10 cent√≠metros, 200.000 objetos com tamanho entre 1 e 10 cent√≠metros e dezena de milh√Ķes de part√≠culas menores que 1 cm. Essa quantidade tem um efeito, os acidentes que podem ser provocados, de vez em quando aparecem not√≠cias dizendo sobre algum objeto que caiu em algum lugar e veio do espa√ßo, a m√©dia de lixos que reentram na atmosfera terrestre √© 35 por m√™s. Esse √© um n√ļmero e perigo que nem todos entre a sociedade conhecem.

Já foram propostas várias formas para tentar tirar o lixo do espaço e entre elas redes, lasers e fios, mas ainda são simplesmente propostas entre as agências espaciais e seus grupos. Temos que saber que todos os objetos colocados em órbita algum dia voltarão á Terra, assim por enquanto o jeito é tomar cuidado e sempre olhando para cima.

Referencias:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/lixo-espacial/satelite-colisao-poluicao-orbita.shtml

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lixo-espacial-que-ameacou-estacao-espacial-internacional-era-de-satelite-gps&id=010130090313

Grupo:

Mateus Hikari Tanaka

Ricardo Asabino Gallichio Junior

Murilo Massami Takagi

Gabriel Bable Franco    

Trabalho de produ√ß√£o de conte√ļdo para web com alunos do Ensino M√©dio

Durante meu curso de gradu√ß√£o na Unicamp somos “convidados” a fazer est√°gios em escolas da rede p√ļblica de Campinas, onde podemos ter contato e interagir com alunos que possivelmente far√£o parte da nossa realidade profissional.

Este semestre, meu grupo de trabalho está estagiando na Escola Estadual Culto à Ciência, participando das aulas de Biologia com os alunos do Ensino Médio.

Esta escola, apesar de ser refer√™ncia no ensino p√ļblico, apresenta os mesmos desafios de qualquer escola p√ļblica brasileira e muitas vezes os professores se queixam de desinteresse e falta de participa√ß√£o dos alunos nas atividades escolares.

Como parte do nosso trabalho na escola, desenvolvemos uma atividade de produ√ß√£o de conte√ļdo para a blogosfera com os alunos do 1¬ļ ano do Ensino M√©dio D. E vejam s√≥, descobrimos que o Rastro de Carbono est√° presente nas refer√™ncias bibliogr√°ficas utilizadas pelos alunos nas aulas de Biologia!

N√≥s instru√≠mos os alunos em como produzir conte√ļdos para a internet e distribu√≠mos v√°rios temas relacionados ao meio ambiente para que eles pudessem criar √† vontade! Al√©m do texto valer aquele pontinho feliz na nota de Biologia, propusemos publicar o texto do grupo aqui no Rastro de Carbono, para que eles pudessem viver esta experi√™ncia e para que servisse como est√≠mulo para a realiza√ß√£o do trabalho.

Todos os grupos formados na classe entregaram os textos e durante os pr√≥ximos dias apresentarei a voc√™s nossos queridos alunos, que nos deram tanta alegria aceitando participar deste projeto e que com muito carinho produziram novos conte√ļdos para comp√īr essa infinidade de op√ß√Ķes que a interntet proporciona.

O primeiro trabalho que recebemos foi das alunas:

Emily Santos De Faria

Janiscleidy Dos Santos Silva

Nat√°lia Leite Lemes

Rafaela Silva Dias

O tema sorteado por ela foi: Enchentes

Enchentes!

As enchentes são catástrofes ambientais causadas geralmente por chuvas intensas e continuas. São causadas por alto índice pluviométrico, desmatamento, assoreamento do leito dos rios, falta de saneamento básico, falta de consciência da população.

As dificuldades enfrentadas em uma enchente são enormes, casas são alagadas, crianças morrem ou perdem familiares, se não morrem afogadas morrem por doenças que são transmitidas através da agua, animais morrem, as doenças transmitidas são: Amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelas, teníase, leptospirose, entre outras, contaminação de alimentos.

Como minimizar os problemas das enchentes: Manutenção e prevenção das áreas verdes, criação de novas áreas verdes, evitar jogar lixos nas ruas para não entupir os esgotos das cidades, estimular a educação ambiental desde crianças, evitar a circulação de carros em lugares com alto índice pluviométrico, programar programas de limpeza em bueiros. São pequenas coisas que podem evitar muitas tragédias!

 

Referências:

Fake shower app. Mais uma do Akatu

Vejam s√≥ que novidade interessante o Instituto Akatu trouxe para o Dia Mundial da √Āgua: A app Fake Shower.

O Fake Shower é um aplicativo para iPhone que informa a quantidade de água que desperdiçamos quando abrimos o chuveiro ou a torneira sem necessidade.

Utilizando a intimidade de um casal como exemplo, o software mostra de forma bem humorada como o uso indevido do chuveiro pode levar para o ralo dezenas de litros de √°gua tratada.

Em breve o aplicativo estará disponível na App Store. Enquanto isso, assista ao vídeo de divulgação:

N√£o conhece o trabalho do Akatu? Saiba mais aqui.

Dia da água: O óleo de cozinha

Passei todo o dia da água pensando em algo interessante para postar como resolver meus problemas com a química.

E falando na química e no día mundial da água, você tem ideia do por quê não se deve descartar óleos vegetais na rede de esgoto?

“Rede p√ļblica de √≥leo”

Os √≥leos vegetais que comumente utilizamos em casa s√£o extra√≠dos principalmente de sementes: soja, colza, semente de girassol e etc. Estes √≥leos, por serem menos densos que a √°gua flutuam na sua superf√≠cie formando uma camada transl√ļcida de gordura.

Quando na tubula√ß√£o da rede p√ļblica de esgoto, agrega-se a outros res√≠duos que se encontram no local e pode provocar desde o refluxo de esgoto para dentro das resid√™ncias at√© o entupimento da rede. Sem contar o encarecimento do tratamento de √°gua para que ela possa chegar limpa novamente nas resid√™ncias.

Peixes n√£o fritam coxinhas

Nos rios, o óleo impede que a luz chegue em quantidade satisfatória aos organismos fototróficos (que dependem da luz para obter alimento), impede a troca de gases entre a atmosfera e a água, além de aumentar a quantidade de fósforo e nitrogênio dos rios causando a eutrofização das águas.

Da soja virás, à soja não retornarás

Já no solo, os óleos vegetais podem causar a impermeabilização das raízes e das folhas dificultando as trocas gasosas e a absorção de nutrientes das plantas.

Para onde, manolo?

Para a nossa alegria (hehe), existem milhares de Postos de Entrega Volunt√°ria de √ďleos de Cozinha espalhados pelo pa√≠s, basta se informar na sua cidade. Al√©m disso, condom√≠nios residenciais e grandes empresas tem seus pr√≥prios postos de recolhimento. Normalmente, este √≥leo coletado ser√° utilizado na fabrica√ß√£o de sab√£o caseiro e depois vendido. Conhe√ßo at√© empresas que destinam a renda dos sab√Ķes √† institui√ß√Ķes de caridade locais.

Acomode seu óleo de cozinha usado em garrafas pet 2L e leve até um posto mais próximo!

Aproveitando o assunto, gostaria de compartilhar com vocês este vídeo rápido, muito rápido mesmo do Ideia Sustentável, que mostra uma reação em cadeia provocada pelo descarte incorreto do óleo de cozinha usado.

Solo Amaz√īnico. Uma riqueza por si s√≥ mantida

O Monitoramento feito pelo Boletim do Desmatamento, do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaz√īnia) detectou, durante o m√™s de Dezembro de 2011, 40 quiloŐāmetros quadrados de √°rea desmatada na AmazoŐānia Legal. A maior parte do desmatamento est√° em √°reas privadas ou outros tipos de posse, seguidas de assentamentos de reforma agr√°ria, unidades de conserva√ß√£o e terras ind√≠genas.
O solo amaz√īnico √© composto em sua maior parte por minerais argilosos ou mesmo arenosos, caracterizando um solo pobre em mat√©ria org√Ęnica. Toda sua diversidade e beleza √© mantida em virtude de uma fina camada de nutrientes proporcionada pela biomassa da floresta (folhas, galhos e frutos senescentes), aliada a um regime pluviom√©trico favor√°vel e aos microrganismos que habitam o solo.
Os solos desmatados, como os detectados pelo Imazon, perdem rapidamente a mat√©ria org√Ęnica original e seus microrganismos, tornando-se inf√©rtil e deixando produtores locais sem meios para recuperar a fertilidade observada no in√≠cio do cultivo.
H√° importantes estudos brasileiros sobre os impactos ambientais do desmatamento na Amaz√īnia, dentre eles podemos destacar o trabalho de Lira et. al., o qual avaliou os impactos ambientais do uso da terra em √°reas de assentamento. Este estudo levou em considera√ß√£o os processos migrat√≥rios para a regi√£o estudada e os impactos ambientais ocasionados por eles.
Os autores destacam em seu trabalho sistemas de produ√ß√£o inadequados para as condi√ß√Ķes agroecol√≥gicas locais, como o corte e queima (da vegeta√ß√£o prim√°ria e secund√°ria) e a ado√ß√£o da pecu√°ria extensiva em larga escala.
A superexploração dos recursos extrativistas, a ausência de critérios ecológicos e o curto ciclo de utilização da terra, são outras práticas que produzem impactos ambientais negativos, citados por Oliveira (1998) em seu trabalho com os seringueiros do estado do Acre, trabalho também citado por Lira et. al.
Por este motivo, e por tantos outros, ¬†√© importante a produ√ß√£o associada a planejamentos que considerem a manuten√ß√£o dos ecossistemas naturais e tamb√©m a recupera√ß√£o de √°reas degradadas. Estes planejamentos comp√Ķem os Sistemas de Uso da Terra, tamb√©m chamados de SUT.

Os microrganismos, principalmente a ¬†mesofauna, atuam indiretamente na decomposi√ß√£o da mat√©ria org√Ęnica. Jos√© W. de Moraes et. al., em Diferentes Sistemas de Uso da Terra no Alto do Rio Solim√Ķes, ¬†registrou os primeiros dados sobre a riqueza da mesofauna do solo em SUTs de comunidades ribeirinhas da Amaz√īnia Ocidental. Este estudo mostrou que SUTs do tipo ro√ßa parecem manter uma gama de organismos do solo semelhantes ao da floresta prim√°ria, ao passo que o sistema agroflorestal apresenta composi√ß√£o semelhante ao das pastagens.

Outros organismos importantes na manuten√ß√£o da sa√ļde do solo que s√£o perdidos com o desmatamento s√£o os fungos micorr√≠zicos arbusculares (FMAs), os quais garantem uma absor√ß√£o r√°pida dos nutrientes do solo pelas ra√≠zes antes que estes sejam levados pela lixivia√ß√£o. A efici√™ncia destes fungos em sistemas de uso na Amaz√īnia foram analisados por pesquisadores brasileiros, trabalho de Silva, G. A et. al., publicado na Revista Acta Amazonica, no ano de 2009.

Portanto, estudos sobre as melhores formas de utiliza√ß√£o do solo e a√ß√Ķes que valorizam os produtos amaz√īnicos, √© de suma import√Ęncia para manuten√ß√£o dessas √°reas. Auxiliar os produtores locais na escolha do uso da terra e reconhecer os limites da explora√ß√£o dos recursos da regi√£o, permite que o manejo preserve condi√ß√Ķes cruciais encontradas em sistemas naturais e que mant√©m sua diversidade, quando utilizadas corretamente.

Referências bibliográficas e leituras sugeridas:

  1. SILVA, Gl√°ucia Alves e; SIQUEIRA, Jos√© Oswaldo; ST√úRMER, Sidney Luiz. Efici√™ncia de Fungos Micorr√≠zicos Arbusculares Isolados de Solos Sob Diferentes Sistemas de Uso na Regi√£o do Alto Solim√Ķes na Amaz√īnia. Acta Amazonica, v. 39, n. 3, p.477-488, 2009.

  2. MORAES, Jos√© W de et al. Mesofauna do Solo em Diferentes Sistemas de Uso da Terra no Alto Solim√Ķes, AM. Ecology, Behavior And Bionomics: Neotropical Entomology, v. 39, n. 2, p.145-152, abr. 2009.

  3. OLIVEIRA, R. L. Extrativismo e Meio Ambiente: conclus√Ķes de um estudo sobre a rela√ß√£o do seringueiro com o meio ambiente. In: HOMMA, A. K. O. Amaz√īnia: meio ambiente e desenvolvimento agr√≠cola. Bras√≠lia, 1998.

  4. de LIRA, E. M.; Wadt, P. G. S.; GALV√ÉO, A. de S.; RODRIGUES, G. S. Avalia√ß√£o da capacidade de uso da terra e dos impactos ambientais em √°reas de assentamento da Amaz√īnia ocidental. Revista de Biologia e Ci√™ncias da Terra, v. 6, n. 2, 2006.

Danoninho para plantar vers√£o 2011

Esta semana, mais uma vez acompanhei o plantio das mudas obtidas pela campanha Danoninho Para Plantar, realizada pela Danone.

Assim como no ano de 2010-2011, as mudas estão sendo plantadas pelo competente Instituto Ipê, que há 20 anos atua no ramo de pesquisas ecológicas.

O reflorestamento está ocorrendo às margens da represa Atibainha, a qual faz parte do complexo de abastecimento Cantareira, responsável por disponibilizar água para aproximadamente metade da cidade de São Paulo. A área, de propriedade da SABESP, estava tomada pelas gramíneas e por outras espécies exóticas. Aos poucos a área está sendo recuperada e deixando de ser pastagens para cavalos e gados.

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Atualmente, j√° foram plantadas 89.092m¬≤ de esp√©cies da mata atl√Ęntica, as quais est√£o recebendo as devidas manuten√ß√Ķes at√© que atinjam um est√°gio independente de maturidade. Para o ano de 2012, est√° previsto atingir 220.000m¬≤ de reflorestamento.

A campanha Danoninho Para Plantar também conta com projetos de educação ambiental nas escolas de Nazaré Paulista. No ano passado, as escolhas que utilizaram a Cartilha do Dino e enviaram seus relatórios de atividades, foram premiadas com cursos de formação em educacão ambiental ministrados também pelo Instituto Ipê, que apresenta esta linha de pesquisa.

Este ano, a novidade do projeto √© o √Ālbum do Dino, um √°lbum de figurinhas virtual com animais em extin√ß√£o, informa√ß√Ķes sobre os biomas brasileiros em que vivem e curiosidades sobre estes animais.

Me deixa muito contente saber que a Danone firmou esta pareceria tão sólida com os pesquisadores do Ipê, o qual tem realizado trabalhos belíssimos durante esses 20 anos.

Abaixo, fotos do plantio feito pelas crianças da região.

Created with Admarket’s flickrSLiDR.

Acabou a sacolinha gr√°tis. E agora?

Lixo na Julio Mesquita - Blog do Mílton Jung - Creative Commons

Entra em vigor hoje, 25 de Janeiro de 2012, o acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que interrompe a distribuição gratuita de sacolas plásticas descartáveis (biodegradáveis ou não) aos consumidores. Isso significa que além de chover releases de supermercados eco-friendly na minha caixa de entrada, a partir de hoje, se você quiser acomodar suas compras em sacolas plásticas descartáveis você terá que pagar por elas. Os valores giram em torno de R$0,19 por unidade.

Todos os supermercados aderiram? N√£o. Mas 1,2 mil aceitaram o acordo, o que representa aproximadamente 95% dos associados da APAS.

E n√£o adianta arrancar os cabelos e vir com aquela desculpa de que voc√™ n√£o ter√° onde p√īr seu lixo. Voc√™ ter√°, mas dessa vez, aposto que voc√™ vai levar s√≥ as sacolas necess√°rias para casa. Al√©m disso, separando o lixo corretamente e destinando-o para a coleta seletiva, haver√° espa√ßo de sobra para aquilo que realmente interessa ser descartado.

Sei que muitos consumidores estão sofrendo antecipadamente com esta medida, mas a dica da vez é se informar. Sabemos que estas medidas podem ser eficazes se a população foi instruída a lidar com o lixo doméstico, a dá-lo o destino correto. Ou seremos apenas uma população com lixo solto, ao invés de lixo ensacado.

Alguns supermercados j√° come√ßaram a veicular folhetos informativos e a preparar seus funcion√°rios para informar a popula√ß√£o sobre o acordo. E apenas a exemplo, este n√£o √© um post pago, o Carrefour S√£o Paulo promoveu um programa de informa√ß√£o e conscientiza√ß√£o para 32 mil colaboradores que visa ajudar seus clientes nesse processo de mudan√ßa. O programa consiste em informar sobre os danos causados pelas sacolas, solu√ß√Ķes alternativas de transporte de compras e como manejar corretamente o lixo dom√©stico.

Sinceramente acho que o acordo tem seu valor, apesar das lacunas que sempre ficam para trás. Portanto, o questionamento remanescente é o seguinte: e o resto do lixo?

Gostaria que os consumidores aprendessem a destinar corretamente o lixo antes de uma medida que retira do seu cotidiano algo que eles ainda nem aprenderam a abrir mão. Nem mesmo sabem que a vida doméstica pode ser a mesma em tempos de sacolas racionadas.