Ajuda com fóssil

Décadas atrás, no Sertão do Seridó norte-riograndense, local de feudos e disputas, casas caiadas, água de cacimba, posto telefônico, energias elétrica em poucas residências, mais carros de boi que automóveis, um ancião passa à frente seu mais valioso objeto, aquele que o une ao passado mais que qualquer outra coisa, que contém suas memórias dos tempos idos de outrora, um presente do Pai-Mar, repassado pela Mãe-Terra que o acolheu tantos e tantos anos atrás.
O garoto que o recebeu, ainda muito novo, não poderia ainda discernir que o que tinha em mãos era algo grandioso, único e potencialmente revolucionário, muito mais importante do que os seus trinta centímetros de comprimento davam crédito, que havia sido achado pelo velho enquanto arrancava tocos de jurema do chão que só não havia ainda rachado sob o impiedoso sol por ser basicamente poeira seca e esvoaçante.
Um fóssil de um dente de baleia!
(continue lendo clicando no link abaixo)


Um amigo meu, enquanto se debruçava sobre caixas de reminiscências, mergulhado em nostalgia, achou um “dente de baleia” que lhe foi dado quando era ainda criança (a estorinha em cima eu inventei, porque como vou pedir um favor, não queria deixar o texto muito chato) e me mostrou dia desses.
Não acho que seja um dente, mas meia mandíbula de réptil ou algo semelhante por causa de umas marcas que julgo terem sido causadas por tendões ou músculos e por simplesmente não parecer com um dente.
Tem aspecto, textura e cor de dente/osso.
Agora vem a parte onde eu peço o favor.
Se alguém conseguir identificar o que diabo é isso pelas fotos eu acharia ótimo.
Posso até tirar mais de outros ângulos se necessário.
Não é questão de vida ou morte, apenas fiquei muito curioso para saber o que é aquilo (e para ver se consigo identificar um objeto estranho via blogue).
Ei-las:
dum lado
doutro
de frente
pra baixo
pra cima
pra esquerda
pra direita

Discussão - 5 comentários

  1. Fernando disse:

    Muito interessante esse fóssil. Também fiquei na curiosidade.

  2. Carlos disse:

    Vc pdoeria fazer um teste com HCl 10%, pingar sobre o fóssil para ver se reage?

  3. Climber disse:

    Manda pro Atila (rainhavermelha) colocar nos “enigmas de 2a-feira”. Por minha parte, compartilho da sua opinião “Meia mandibula de um réptil”, mas se formos ver, pela filogenia, somos todos répteis!
    p.s.-Gostei do nome do blog.

  4. Claudia Chow disse:

    Aaaahhh! Acabei de falar com meu amigo paleontologo q me lembrou do mail q eu mandei pra ele com esse post. ele disse q isso é uma concha!

    • Igor Santos disse:

      Acho que Bessa tinha dito isso. Eu repassei para o dono da peça que ficou desapontado. Mas continua dizendo que é osso de baleia.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM