Toddy Light

Hoje eu acordei com vontade de roubar re-publicar algo dos outros (novamente).
Visitando o blogue “nutricional” da Francine Lima, achei uma entrada ótima!
Light uma ova?
Começa com uma carta de uma consumidora esperta sobre a diferença calórica entre achocolatados, um tradicional e outro light.

Toda tabela nutricional traz o teor de nutrientes e calorias em uma determinada porção. Numa bebida, pode ser de 200 ml. No caso do achololatado versão Original, a porção de referência é de 20 gramas, ou duas colheres de sopa. Para uma comparação honesta, dois produtos semelhantes devem usar tabelas nutricionais que se baseiem numa mesma porção. Mas a Pepsico, grupo multinacional ao qual pertence a marca Toddy, preferiu fazer diferente. Colocou no rótulo do Toddy Light uma tabela baseada na porção de 10 gramas, a metade da usada na versão original. O consumidor desavisado (não é o caso da leitora em questão) vê lá: 37 calorias no Light contra 80 calorias no Original. E pensa: ‘nossa, o Light é muuuuito menos calórico!’ Mas pense assim: se o cidadão colocar uma só colher de Toddy Original no seu leite, em vez de duas, terá 10 gramas de achocolatado e 40 calorias adicionadas ao do leite. Se colocar a mesmíssima quantidade de Toddy Light no mesmíssimo leite, terá 37 calorias. Só três calorias a menos. Três! Ou seja, os dois produtos são praticamente iguais em termos de teor calórico!

Depois a empresa tenta se justificar usando matemágica:

De acordo com a Portaria 27/ 1998, para considerar um produto como “com reduzido valor energético”, 100ml do produto pronto para o consumo deve apresentar diferença maior que 20 kcal/100ml e redução mínima de 25% do valor energético total. Se o valor energético de 200ml de Toddy Tradicional preparado com leite desnatado é 148 kcal, em 100ml temos 74 kcal. No Toddy Light, o valor energético de um copo de 200ml de leite com o achocolatado é de 106 kcal, então em 100ml é 53kcal. Assim, temos:
Redução calórica em valor: 21 kcal/100ml (74kcal – 53kcal)
Redução calórica em porcentagem: 28 % [100 – (53*100 ÷ 74)]

Visitem o blogue da menina, não só por recomendação minha (muito bom, eu recomendo! =¦¤þ), mas também porque é realmente interessante o ponto de vista dela (e a pontuação e a gramática e a concordância).

Discussão - 8 comentários

  1. Mei disse:

    Isso aconteceu com o antigo Nescau light também *nossa como eu adorava aquilo, haha*. Ele vinha indicando uma colher ao invés do normal de duas, mas ele tinha um motivo… É que ele era muito mais “concentrado”, uma colher dava pra fazer um copo tranquilamente. Eu adoro toddy/nescau/etc bem forte, aí eu usava 1,5 do light. Só que eu vi no mercado que eles mudaram a fórmula, provavelmente tá mais próximo do gosto do Nescau normal como fizeram com a Coca light antiga *que eu tbm adorava :(*. BTW, eu não olhei na embalagem nova para ver se eles ainda continuam mandando fazer com 1 colher no light novo.
    Não sei se o Toddy light é assim como o Nescau, mas enfim… Não custava nada dar uma “desconcentrada” no produto [caso fosse possível mantendo as calorias no mesmo tanto de 1 colher pq se não não seria mais light, claro] e mandar o povo fazer com as habituais duas colheres ;D

    • huge disse:

      REALMENTE MEI TAMBÉM PERCEBI ISSO. QUANDO OLHEI NO RÓTULO Q A PORÇÃO ERA APENAS UMA COLHER DE SOPA AO INVÉS DAS 2 COLHERES DO TODDY TRADICIONAL JÁ ESTAVA DEIXANDO-O DE VOLTA NA PRATELEIRA QUADO VI NO RÓTULO : PREPARE COM UMA COLHER.

      ENTÃO RESOLVI DAR UMA CHANCE E QUANDO PREPAREI EM CASA VI Q COM UMA COLHER O TODDY LIGHT FICA MAIS FORTE DO QUE COM 2 DE TODDY TRADICIONAL.

      INFELIZMENTE AINDA HÁ AÇUCAR NA FÓRMULA POR ISSO SEMPRE Q POSSO FAÇO ACHOCOLATADO COM CACAU EM PÓ É MUITO FORTE E RENDE MAIS. 50 G DE CACAU PARA 200G DE LEITE EM PÓ SE QUISER ADOÇAR USO DOCE MENOR;

  2. VP disse:

    Obrigada, Igor…valeu mesmo.

  3. Rafael [RNAm] disse:

    Adoro essa matemágica em prol do capitalismo selvagem.
    Posso recomendar um post meu sobre gordura trans?
    http://scienceblogs.com.br/rnam/2008/05/este-blog-contem-0-de-gordura-trans.php
    Valeu

  4. Danielle disse:

    Eu reparei nisso tb…sou especialista em tabelas nutricionais…rsrs…e fiquei revoltada…mas reparei em uma coisa….a quantidade indicada de Toddy light para se misturar ao leite é menor e por um simples motivo…ele é realmente mais forte!
    Eu encho meu leite com o Toddy normal…em torno de 3 colheres por copo..mas do light eu coloco bem menos…
    Talvez seja por isso…
    Abraços!

  5. Luiza disse:

    Não entendi essa revolta, me parece fruto de burrice. A “matemágica” aqui está na verdade beneficiando o consumidor, oras, pois se prepara O DOBRO de achocolatado com a mesma quantidade de produto.

    • Igor Santos disse:

      Então você foi enganada pela matemágica. Ninguém está fazendo o dobro de bebida com a mesma quantidade de produto, eles estão fazendo uma bebida diferente, mais aguada.

  6. Luiza disse:

    Amigo, faça os cálculos: um pote de Toddy light rende 40 copos, já o Toddy normal rende 20 copos. A bebida não possui sabor necessariamente mais aguado, ela apenas contém menos açúcar, que foi substituído por adoçantes que têm menor massa (peso) pelo mesmo poder adoçante do açúcar. Por isso é necessário utilizar somente uma colher para preparar a bebida com a versão light – se usar duas fica muito forte. Eu até preparo aqui em casa com menos que 10g, pois considero o sabor bastante forte. Até mais.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM