Poluição do ar e morte de bebês
Muitas pessoas não acreditam na ação humana sobre o clima. Não acreditam que as emissões de gases do efeito estufa, como gás carbônico, metano, óxidos de nitrogênio, etc. podem causar mudanças climáticas globais. E, não acreditando nisso, não promovem ações simples, como deixar o carro em casa uma vez por semana.
Tudo bem. Não vou discutir isso hoje. Se você não quer deixar seu carro na garagem porque não acredita em mudanças climáticas, talvez você o deixe por isso:
Além das consequências imeditas como irritação nos olhos e vias aéreas, mal-estar e crises de asma, aumento da pressão arterial que a poluição do ar pode ocasionar, o cientista e médico Nelson Gouveia, da Universidade de São Paulo (USP) e a cientista e médica Andréa Peneluppi de Medeiros, da Universidade de Taubaté concluiram que a exposição de gestantes à poluição, principalmente durante os três primeiros meses de gravidez, pode estar associada ao baixo peso dos bebês ao nascer e aumento até 50% do risco de morte nos primeiros dias de vida da criança.
Outros estudos, liderados pelo cientista e médico Paulo Hilário Saldiva, da USP, demonstraram que nos dias mais poluídos morrem mais bebês ainda em gestação na capital paulista. Junto com médico Luiz Amador Pereira identificaram o monóxido de carbono (CO), gás não relacionado ao efeito estufa, como o poluente associado à maior probabilidade de morte dos fetos.
Se isso não for suficiente pra fazer você usar menos o seu carro, acho que nada fará!
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Fonte: Agência FAPESP
Ecobags, um review
Este post é review de um produto.
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Reduzir o consumo de plásticos e embalagens é uma ação sustentável que fazemos em casa desde que moramos aqui. Plástico, só para consumos mínimos e nunca se acumulam. Quando se acumulam (quase nunca) levo para a feira onde a senhora que vende ovos as reaproveita (assim como reaproveita as embalagens de ovos que eu também devolvo).
Há um tempo atrás, recebi da Novel uma ecobag para avaliar. A ecobag da Novel é um produto muito interessante. OK, é uma sacola reutilizável, como tantas outras por aí. Uma das diferença desta é que ela já é produzida pensando em seu reaproveitamento futuro. As ecobags são produzidas 100% em nylon reciclável (infelizmente importado) e a própria empresa produtora se compromete publicamente em reciclar o produto. Basta o consumidor enviar a sacola (pelo correio) para a Novel, onde ela é reaproveitada para fazer outras ecobags, e o consumidor ainda ganha um desconto de 10% na compra de outra ecobag na loja virtual.
A ecobag da Novel tem outras facilidades. Mas vou explicando junto aos testes…
1) O encaixe
As ecobags tem um encaixe e um tamanho pensados no carrinho do supermercado. O encaixe fica melhor quanto mais produtos se coloca nela, mas o primeiro encaixe é bem fácil. Em um mesmo carrinho de supermercado cabem até 3 ecobags, que pode ser usadas para diferentes classes de produtos, por exemplo, ninguém deve querer misturar produtos de limpeza com alimentos. Isso leva a outra questão: as ecobags podem ser vendidas nos supermercados separadamente.
2) Melhor é ter uma ecobag para cada classe de produtos
Se você optar por ter uma única ecobag, pode correr o risco de terminar seu carrinho como eu acabei o meu. A ecobag cheia de alimentos e uns gatos pingados de produtos de limpeza, carnes e leite pra fora, sem ter onde ficar… Outra coisa importante é ressaltar que a ecobag suporta até 15 quilos, em um volume de 60 litros.
Fico imaginando como seriam ecobags para aqueles carrinhos de supermercado de dois andares. Seria perfeito para compras de pouco peso e pouco volume, em uma casa onde vivem apenas duas pessoas e as idas aos supermercados são recorrentes (como é o meu caso).
3) Um, dois, três, testando!
Claro que eu quis colocar mais de 15 Kg na sacola, pra ver se ela aguentava. Aguenta. Quem não aguenta é a pessoa que vai carregá-la depois. Obviamente, 15 Kg é demais para qualquer um (isso considerando uma única ecobag, imagine uma para cada classe de produtos!)
Tentamos carregar a ecobag com as compras na mão. O pegador na alça é extremamente confortável. O desconfortável mesmo é tamanho da ecobag, que tem 50 cm de profundidade x 50 x 25 (ainda mais com sobrepeso). Tentamos carregar de um só, e depois optamos por carregar em dois, o que foi muito bom e muito mais fácil.
Isso leva a uma consideração. A ecobag é um excelente produto para o encaixe no carrinho do supermercado mas tem um problema de transporte. Se você tem um carro e vai logo colocá-la no porta malas, certamente não terá problemas. Mas, se você tem que sair do supermercado a pé ou vai depender de um transporte público, vai ter alguns problemas se ela estiver muito pesada. Não por causa do pegador na alça, que é realmente excelente, mas por conta do tamanho da ecobag.
4) O preço
A ecobag pode ser encontrada separadamente em supermercados por um preço estimado de R$ 17,00 ou pode ser adquirido no site do produto, por R$ 49,90 o kit com três sacolas. Vale lembrar que as ecobags são laváveis e tem uma vida útil prevista de 3 anos, podendo, dependendo do uso, durar mais.
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Gostou? Quer experimentar? Deixe um comentário neste post sobre dúvida sobre o produto, experiências pessoais com sacolas reutilizáveis ou ações pessoais para reduzir plástico até o dia 21 de dezembro. Dia 22 de dezembro, segunda-feira próxima, sortearei um kit com 3 ecobags e um kit com 2 ecobags pelo site Random.org. Mas lembre-se. Só valem os comentários sobre o produto, sobre ações pessoais para reduzir plástico e sobre experiências com o uso de sacolas reutilizáveis.
Natal consciente, Natal sustentável
Este post participa da Blogagem Coletiva sobre consumo consciente promovida pelo blog A vida como a vida quer e do Natal do Faça!
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Pegada 15 – Um prêmio inesperado
Corrijam-me se eu estiver errada: nunca tinha visto na blogosfera um blog de educação ambiental e Ciências escrito por uma mulher ser indicado para algum prêmio.
Pois é: o Rastro de Carbono acaba de ser indicado para um prêmio chamado Miss Blog Brasil 2008.
O objetivo do Miss Blog Brasil 2008, apesar do nome, não é premiar a beleza de nossas blogueiras, mas o contéudo, visual, atualização e navegabilidade de seus blogs.
Portanto, uma excelente oportunidade para divulgar educação ambiental e ciências em forma de blog! Vai lá e vota!
Visita Real e Consumo Consciente
Vou fazer um jabá grátis. Achei, juro, que passaria ilesa dessa, que me convenceria de que não é nada disso, de que fui enganada por propagandas. Mas… não foi nada disso. Então, me rendi, e descreverei o que vi.
Hoje pela manhã, fui visitar a Agência Modelo do Banco Real. Quem me convidou foi a Samantha Shiraishi. Cheguei lá e fiquei conversando com o arquiteto da obra, Roberto Oranje, que iria nos acompanhar pelo prédio, contando das dificuldades e dos acertos da construção, dos aprendizados com a agência modelo, e do uso do prédio como um “laboratório” para os demais prédios do banco.
Entre tantas coisas, madeira certificada para construção e móveis, luzes apagadas graças às janelas bem projetadas para iluminar com o mínimo de aquecimento do prédio, tinta mineral de silicato de potássio, carpete de fibras PET, coletores de água de chuva, tratamento de esgoto, ventilação do tipo “evaporativa”, onde o ar do exterior passa por uma placa de papelão molhado que filtra e resfria o ar, etc, etc, etc.
Entre erros e acertos, entre tentativas menos econômicas e mais econômicas, a agência do Banco Real foi a primeira a construção brasileira a ser certificada pelo selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®) Prata e sem dúvida nenhuma constitui-se um dos melhores modelos empresariais de arquitetura sustentável que eu conheço. Não sei sobre o banco per se, do atendimento, das taxas, se os clientes estão felizes… Mas eu ficaria feliz se meu banco fosse assim.
OK. Chega.
Mas no período da tarde, no site do Real Sustentabilidade, Hélio Mattar, presidente diretor do Instituto Akatu, deu uma entrevista. Já tinha comentado antes sobre um videochat deste tipo. O mais sensacional é que o banco consegue trazer convidados espetaculares para o evento. Claro, na minha opinião só consegue isso pois tem credibilidade quanto suas ações sustentáveis (desde a construção e reforma de agências mais “verdes” até a campanha de micro-crédito – com direto a palestra do Dr. Yunus e tudo).
Consumo consciente, Selo Procel, Selo de Produtos Orgânicos, Selo de Transgênicos, Selo ISO, Escala Akatu, tudo conversado. As tentativas de mostrar para o consumidor que mais vale um bom atendimento do que iluminações exageradas de Natal e excesso de presentes. O trabalho do Instituto em fazer o consumidor se fortalecer e entender que, no mercado, é ele quem escolhe, quem manda. Tudo discutido em alto e bom som, e um dia desses, espero, disponibilizado.
Enfim. Espero que a incorporação do Banco Real pelo Grupo Santander não acabe com essas iniciativas. Só assim minha próxima conta de banco vai ser no Real…
UPDATE
Saiba mais em: Educar Já!
Brontossauros em meu jardim
Flickr
/UPDATE
Final de semana e agradecimentos
Esse final de semana foi cheio.
Primeiro, não consegui fazer a minha ação mais “verde” e inédita no Aldeia… Estamos planejando aqui em casa ter uma vermicomposteira… mas as caixas para a criação das minhocas não chegaram, então a ação vai ficar para a semana que vem.
Depois, final de semana correria foi ir para Curitiba (e ficar menos de 24 horas lá). Saí do trabalho na sexta-feira, fui para Curitiba na companhia de @mariacarol e @Lucianozuba. Cheguei em Curitiba, só deu tempo de conversar com os amigos, tomar banho e capotar. BlogCampPR e #fmds só no sábado, com direito a conhecer as Monalisas de Pijamas, “gravar” podcast com o Decodificando, assistir à algumas palestras e ficar de saco cheio dos egocentrismos de sempre.
Hoje, a tarefa do dia era agradecer a participação de todos na primeira ação do Aldeia Sustentável, tanto na divulgação quanto nas ações propriamente ditas. Só que “hoje” já virou “amanhã”. Não faz mal! Vou tentar colocar todo mundo aqui, se faltar alguém, grite!
em constante UPDATE
Ecodesenvolvimento AQUI e AQUI, Blog do Planeta Sustentável ,O Ciber_ativist@, Blog Vida Verde AQUI e AQUI, Nosso futuro comum, Vivo Verde, To Atoa, Ronaldo Richieri, Ciência e Psicologia AQUI e AQUI, Recicle.blog, Uma Malla pelo mundo, com cópia para o Faça a sua parte, A vida como a vida quer, Radar Verde, Diário de uma mãe mulher humana, Brontossauros em meu jardim, @diegoremus, Net Gaia, Gafanhoto, Ciclo Virtuoso, Nossa ecologia, o atrasado (hehehe) do 42 e mais as postagens direto no Aldeia Sustentável.
/UPDATE
Na Ciência – 04 dezembro 2008
Acabei de receber uma notícia do Boletim Agência FAPESP que exige leitura crítica.
Passagens como a citada abaixo me deixam perguntas
+ O Vale do Itajaí INTEIRO é irresponsavelmente ocupado?
+ Blumenau tem políticas de ocupação pública fracassadas?
+ Dá pra colocar toda a culpa da calamidade em ocupação?
+ Claro que a ocupação deve ter sua parte e significa muito, mas é só isso?
Aí vai o trecho:
A relação entre as mudanças climáticas globais e os fenômenos que deixaram mais de uma centena de mortos e cerca de 80 mil desabrigados em Santa Catarina é ainda uma incógnita. Mas a relação entre a tragédia e o fracasso das políticas de acesso à moradia e de ocupação do espaço urbano é uma certeza, de acordo com Wagner da Costa Ribeiro, professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP).
Já para o professor Luis Carlos Molion da Ufal, as enchetes de Santa Catarina não tem nada a ver com as mudanças climáticas (o professor é conhecido por discordar nos dados do prêmio Nobel da Paz, o IPCC). No entanto, o professor “acerta na lata” quando diz que para muitas cidades do Vale do Itajaí
Seria aconselhável pensar em medidas de planejamento para minimizar problemas do tipo no futuro.
E viva os programas de vulnerabilidade e adaptação! Se faz cada vez mais necessário que nossos governantes atuem significativamente no estudo das áreas de maiores riscos de desastres ambientais como este que assolou Santa Catarina e também castiga o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, e proponham políticas públicas eficientes para prevenir tais danos.
Como diria vovó, “prevenir é melhor que remediar”.
Para ler a notícia completa, clique aqui: Agência FAPESP
Ação Aldeia #3 – Alimentação vegetariana
Não, não sou vegetariana. Apenas prefiro comer vegetais à carnes. Jamais negaria uma costela na cerveja, ou um cupim na manteiga. Jamais!
Mas, então, que história é essa de vegetarianismo? Não quero entrar muito em detalhes porque não sou especialista, mas ser vegetariana “part time”, para mim, é parte da minha rotina mais “verde” e é uma ação que pode contribuir para a redução de gases do efeito estufa.
Meu prato vegetariano de hoje!
Por que?
Porque carnes consomem muita energia para serem transportados em caminhões ou aviões ou qualquer outro transporte que deva ser refrigerado. E também consomem mais energia para serem matidos nos refrigeradores dos supermercados e nos freezeres e geladeiras de nossa própria casa.
Em geral, vegetais consomem menos energia. Em geral…
Goiabas embaladas a vácuo… que vergonha!
Ação Aldeia #2 – Transporte público
Affe…
Mover-se em São Paulo não é uma tarefa fácil. Principalmente se você precisa percorrer grandes distâncias e pegar as Marginais nas horas de pico. Esta foto eu tirei enquanto saia do trem.
Não vou dizer que o trem é mega confortável porque não é. Muito embora eu consiga me locomover de casa para o trabalho e vice-versa muito mais rápido de trem do que eu demoraria de carro. Fora que os gastos são menores, considerando o valor do estacionamento que eu teria que pagar, do combustível gasto, e do tempo de vida, que para mim é o que mais conta. Na verdade tem outra coisa que conta: o gasto ambiental.
Segundo o Instituto Akatu, enquanto um carro emite 150 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado por pessoa, o trem emite 62 gramas para o mesmo trecho. O metrô é ainda mais econômico, e emite apenas 12 gramas (saiba mais aqui). É muita diferença, não é? O pior mesmo é saber que, em São Paulo, estima-se que a média de passageiros por carro é menor do que 1,5 pessoas e que existe um carro para cada 0,52 pessoas. Em Curitiba essa média é ainda maior e esta cidade configura atualmente como a capital do Brasil com mais carros por pessoa.
Como ação desta semana para o Aldeia Sustentável, vou de trem!
Ói! Ói o trem!
E hoje tava tão vazio…