1,99 centenas para Darwin no Dia de Darwin

O valor de 1,99 está relacionado a ítens de baixa qualidade ou a propaganda que ilude o consumidor. Mas nesta terça feira dia 12 de Fevereiro o valor não estará associado nem baixa qualidade muito menos a propaganda enganosa. Muito pelo contrário, ele receberá sua atribuição mais honrosa: a de 1,99 centenas de anos para Charles Darwin.

Darwin nasceu no dia 12 de Fevereiro de 1809 e este ano ele faz 199 anos. Não é uma data para se passar em branco. No mundo todo o dia 12/02 é celebrado como o DARWIN DAY a Global Celebration of Science and Humanity.

A Darwin Day Celebration se embasa na premissa de que a ciência, assim como a música, é uma linguagem internacional que fala a todas as pessoas de um modo similar. E que Charles Darwin é um símbolo tão importante do pensamento moderno a ponto de merecer nosso foco na elaboração de uma Celebração Global da Ciência e da Humanidade que promova uma ligação comum entre todas as pessoas da Terra.

Desde 1995, quando foi realizado o primeiro evento “oficial” na Stanford University (EUA)por iniciativa de Robert Stephens, instituições ou grupos de cientistas espalhados pelo mundo celebram o Dia de Darwin, um tributo à obra científica do naturalista inglês e, mais amplamente, uma forma de promoção da educação em ciência. Antes disso outros eventos já celebravam a data, como o “Darwin Festival”,da Salem State College, de Massachusetts, que acontece desde os anos 80. E em 2008 também ocorrerá outro Darwin Festival em Shrewsbury.

Hoje a organização Darwin Day Celebration, conta com milhares de associados e incentiva, organiza e auxilia eventos públicos de divulgação da ciência em cerca de 13 países. As comemorações são realizadas sempre por volta do dia 12 de fevereiro. Os vários eventos programados para 2008 no mundo já estão disponíveis no DarwinDay.org.

Além disso, Darwin que quase foi expulso do HMS Beagle pelo comandante Fritz Roy quando criticou a escravidão no Brasil nasceu no mesmo dia e ano de Abraham Lincoln, o homem que emancipou os escravos norte-americanos. Juntos Darwin e Lincoln deixaram legados respeitáveis dignos de uma Celebração Global da Ciência e da Humanidade.

No Brasil a primeira celebração do Dia de Darwin foi realizada em 2005 no Rio de Janeiro. Uma das cidades visitadas por Charles Darwin em vida durante a viagem do HMS Beagle e agora em morte com a Exposição DARWIN: Descubra o Homem e a Teoria que Revolucionou o Mundo, de 23 de janeiro a 13 de abril no Museu Histórico Nacional.

A escolha do Rio para a primeira celebração nacional do Dia de Darwin foi bastante apropriada, por conta da polêmica gerada pela adoção, nas escolas estaduais, do ensino do criacionismo. Aliás, a celebração do Dia de Darwin não é só uma afirmação da educação de ciência e da teoria evolutiva, mas também uma manifestação contra o movimento criacionista.

Nesse 2008, no Rio de Janeiro, a Livraria da Travessa do 2º piso do shopping Leblon abrigará, pelo quarto ano consecutivo, a celebração do Dia de Darwin. No dia 14, quinta feira às 20h ocorrerá um ciclo de palestras: Darwin e a viagem do Beagle com Prof. Nelio Marco Vicenzo Bizzo.

As palestras deste ciclo pretendem situar a vida e a obra de Charles Darwin e a sua influência não só sobre a biologia como também em outras áreas do conhecimento e na visão de mundo contemporânea. O Dr. Nelio Marco Vicenzo Bizzo, professor titular da USP, apresentará sua visão original sobre a importância da viagem do Beagle para Charles Darwin onde os Andes aparecem como protagonistas dessa história no local comumente atribuído às ilhas Galápagos.
Em São Paulo, o Dia de Darwin é celebrado desde 2006 no Museu de Zoologia da USP. Os eventos contaram sempre com várias palestras

relevantes sobre diferentes aspectos do darwinismo, ministradas por ilustres professores. Os temas e palestrantes bem como as filmagens das palestras de 2007 estão disponíveis no site do MZUSP.

Essa iniciativa das gravações on line é simplesmente incrível. Aliás, toda a iniciativa brasileira envolvendo o Dia de Darwin desde a pioneira do Rio tem como principais idealizadores e organizadores os pós-graduados pelo Museu de Zoo: Maria Isabel Landim e Cristiano Moreira. Os mesmos que participaram como coordenadores científicos da Exposição Darwin no MASP. Eles estão de parabéns por todas as iniciativas e espero que a dedicação e empolgação deles inspire muitos outros profissionais a realizar muitos eventos, principalmente no ano que vem – 2009 – o ANO DA BIOLOGIA.
Neste ano, o Dia de Darwin em São Paulo será celebrado no dia 16 de fevereiro sábado. Ingresso do Museu de Zoologia da USP é de R$ 2,00 (meia entrada para estudantes e idosos). Será o dia todo com palestra, mesa redonda e filme.

Pela manhã: 11h – palestra com Nelio Bizzo (FEUSP) – “A teoria hereditária de Darwin”.
Pela tarde: 14h
– mesa-redonda
Mário de Pinna – “Padrões na natureza e a teoria evolutiva.”
Mário de Vivo – “Biogeografia e a teoria evolutiva.”
Hussam Zaher – “Tempo geológico e a teoria evolutiva.”

A palestra e a mesa-redonda serão transmitidas pela internet, através do serviço de IPTV da USP. Perguntas aos palestrantes podem ser encaminhadas para o email: darwin.mzusp@gmail.com (colocar “pergunta” no assunto do e-mail).

Mais tarde: 16h – Projeção do documentário “Darwin nos Andes”.
Além disso haverá oficinas de Biodiversidade e Seleção Natural para as crianças.

Paulistanos esse evento é imperdível! Afinal o que são 1,99 Reais por 1,99 centenas para Darwin.
Aproveitem o Dia de Darwin no Rio de Janeiro e em São Paulo pessoal!! E os outros Estados vamos animar para as festividades biológicas desse ano e do ANO DA BIOLOGIA no Brasil.

Feliz DIA de DARWIN!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.