Entre o dia do Psicólogo e do Biólogo, a Psicobiologia

A Psicobiologia consiste no estudo sobre as bases biológicas do comportamento e é, em grande parte, contribuição multidisciplinar de pesquisas em numerosas disciplinas, como a etologia, psicologia, neurologia, neurofisiologia, bioquímica, endocrinologia, farmacologia, psiquiatria e antropologia. Tais disciplinas vieram auxiliar significativamente o ser humano em seu esforço para compreender biologicamente os mecanismos psicológicos responsáveis pelo comportamento, como atenção, cognição, aprendizagem, memória, emoção, sensação e percepção.

É uma disciplina relativamente recente tendo aproximadamente 40 anos. Trata basicamente das causas proximais, visando uma integração da pesquisa voltada a todos os níveis de organização biológica dirigida ao avanço de nossa compreensão do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso durante a aquisição de informações do meio e expressão do comportamento. Porém, enquanto as causas distais do comportamento, ou seja, seu valor adaptativo e sua história filogenética, focos de disciplinas como a etologia, ecologia comportamental e psicologia evolucionista forem menos abordados, a psicobiologia vai carecer do sentido que abordagem evolucionista traz para a biologia.

Theodosius Dobzhansky (1900 -1975) afirmou em 1973 que “nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução”. E eu digo que nada na psicobiologia fará sentido, ou seja, terá seus porquês distais respondidos, a não ser à luz da evolução. Tarefa que a etologia se propôs englobando tanto o estudo das causa proximais quanto das distais, para ter uma integração explicativa mais ampla e completa para o comportamento. Tudo isso buscando o melhor estilo interdisciplinar na aproximação entre a Psicologia e a Biologia.
Empreitada que faz mais sentido ainda quanto estamos na semana entre o Dia do Psicólogo dia 27 de agosto e do Dia do Biólogo, hoje dia 3 de setembro. Feliz dia do Psicólogo e do Biólogo e Feliz aproximação entre ambos.

1. Caio Maximino disse:

Na última década, a preocupação com as explicações distais acerca do cérebro e do comportamento aumentou exponencialmente, tanto por conta do aparecimento de novas técnicas quanto por uma consciência maior da necessidade de explicações evolutivas. A neurociência evolutiva data do nascimento da neuroanatomia comparada, mas só recentemente - com as contribuições da psicobiologia, da neuroetologia, da biologia do desenvolvimento, e de outras áreas - houve um real crescimento do campo. Tem um artigo legal do Glenn Northcutt que retraça esse caminho histórico da neurociência evolutiva: