Novembro dos 150 anos do “Origem das Espécies”

Sem dúvida nenhuma esse novembro é o mês mais importante do ano para a ciência. No dia 24 de novembro o livro “Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida”, a primeira edição de 1859 faz 150 anos. Depois do Dia de Darwin, 12 de janeiro, data em que Charles Robert Darwin fez 200 anos, o dia 24/11/2009 é a segunda data mais importante desse Ano de Darwin.

Por isso muitos eventos já estão marcados para as celebrações sesquicentenárias do livro que mudou nossa maneira de entender a vida e o lugar o ser humano na natureza. Apresento aqui quatro eventos, em São Paulo, São José do Rio Preto, Rio Claro e Porto Alegre, que se somam aos muitos eventos divulgados na página do Ano de Darwin.

Em São Paulo, o VII Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia da USP, que vai até dia 5 de dezembro, continua com palestras quinzenais gratuitas e com atestado de participação, sempre ministradas por pesquisadores dirigidas a todos os interessados. Nesse sábado dia 07/11, o Dr. Sergio Antonio Vanin falará sobre “As adaptações nos insetos e a seleção natural”. O ciclo o corre junto à exposição “Darwin: Evolução para todos,” que vale muito ser visitada.

Em São José do Rio Preto ocorre de 9 a 12/11 a “I Semana da Evolução: de Darwin aos dias atuais” organizada numa parceria entre o PET – Biologia e o Centro Acadêmico “3 de Setembro” do IBILCE – UNESP campus de Rio Preto. A semana conta com 5 palestras sobre diferentes aspectos do pensamento evolucionista, uma exibição de documentário, uma apresentação de painéis e uma visita ao observatório astronômico. Trata-se de uma excelente oportunidade para integrar alunos de graduação e docentes das faculdades de Rio Preto e região, bem como o público externo à Universidade em torno das celebrações Darwinistas de 2009 e das implicações atuais do pensamento evolucionista.

Em Porto Alegre ocorre de 16 a 18/11 o II Porto Alegre Biologial Evolution Workshop” “Celebrating Darwin’s Year”, um evento de peso com pesquisadores internacionais e nacionais organizado pelo Departamento de Genética da UFRGS. Serão uma palestra e 10 conferências cada uma contando com professores extras na função de debatedores promovendo a discussão. Dentre os muitos convidados ilustres estão o Dr. Michael Ruse e o Dr. Francisco Salzano. O evento busca caracterizar o estado da arte na Biologia Evolutiva, enfocando a evolução humana, animal e de plantas, integrar conhecimentos dessas distintas áreas, avaliar a Teoria Sintética segundo os conhecimentos atuais dos processos e padrões evolutivos e promover a discussão.

Em Rio Claro ocorre nos dias 24 e 25/11 o evento “150 anos: A Evolução da Teoria” organizado em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, em Zoologia, pelo Dep. de Biologia, de Educação da UNESP campus de Rio Claro e a Sociedade Brasileira de Geologia. Serão 2 minicursos, 3 palestras e uma mesa redonda, abordando temas como Darwinismo e ética animal, paleobioestratigrafia, ensino de evolução, paleobiologia, história do Origem das Espécies e Evo-Devo. Além disso, haverá o lançamento da Edição Especial do Jornal Bios feras “Darwin e a Teoria da Evolução: ontem e hoje”. Esse é um jornal muito interessante, pois tem a proposta de divulgar material científico de modo que possa ser acessado também por público leigo e alunos de ensino médio, além de graduandos. Vale a pena acompanhar a Bios feras e todos esses eventos sesquisensacionais.

Discussão - 1 comentário

  1. "Except for the creationist fringe – regrettably more than a fringe in certain parts of the world – that gives more credence to words written some three thousand years ago than to fossilized vestiges of ancient life, isotopedecay measurements, or molecular sequences, the fact of biological evolution is accepted by all those acquainted with the evidence and by the many educated people who, without being specialists themselves, value the scientific approach and are ready to trust its conclusions, especially when these are unanimously endorsed by those who are competent to appreciate the underlying evidence."
    Christian De Duve, Prêmio Nobel de Medicina (ou Fisiologia) em 1974

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.