Extra Extra! Nossos Genes Estão na Música!

criança ao piano.png

É de longa data a discussão de se a variação individual na nossa habilidade musical tem maiores componentes herdados geneticamente ou do ambiente. Muitos, caindo no erro do determinismo genético de que gene é destino, temem que se descobrirem que alguns genes relacionados a uma facilidade de aprendizado musical isso irá acabar de vez com o ensino de música nas escolas.
Pois é que os dotados de tais genes deveriam fazer aulas especializadas fora da escola. Ótimo, sendo assim, como devem existir genes facilitando o aprendizado de línguas e de matemática o currículo logo estará livre também dessas disciplinas. Nada mais justo! Vejam como não faz sentido algum temer que se busque fatores genéticos ligados a habilidade musical para proteger que o ensino musical no currículo.

limelight-twin-cellists-front.jpg

Estudos em gêmeos apontam que alguns aspectos da musicalidade apresentam um grande componente hereditário influenciando a variação individual. Um estudo (Coon & Carey, 1989) encontrou que de 44% a 90% da variação individual na capacidade musical se deve pelo compartilhamento genômico. Outro (Drayna et al., 2001) encontrou que de 71% a 80% da variação individual na discriminação de tons se deve à herança genética.

musica dna.gif

Estudos genéticos já haviam mostrado que há uma associação entre a memória musical e polimorfismos em genes relacionados à vasopressina (Granot et al., 2007). Então o pesquisador Ian Craig do King’s College London coletou amostras de DNA dos 40 cantores profissionais do New London Chamber Choir e de pessoas que se diziam completamente incapazes de cantar ou tocar instrumentos. Ele está analisando se as variações individuais no tamanho e conteúdo das cópias do gene que codifica o receptor 1A para a vasopressina no cérebro e em mais 16 outros marcadores genéticos co-variam com as habilidades musicais individuais. Por enquanto ele só encontrou algumas poucas diferenças, mas a análise ainda não está concluída.

dna-music.gif

Então, para atrair a atenção da mídia e do público em geral eles contactaram o compositor Michel Zev Gordon que compôs a música Allele, a primeira música criada a partir das ‘letras’ ou bases nitrogenadas do DNA. (Iniciativas anteriores semelhantes fizeram música a partir da freqüêcia da molécula de DNA). Pois é o DNA tem só 4 letras AGCT, e pra queles que gostam de pop song já sabem que 4 acordes são mais do que suficientes. Então como A= lá, G=sol, C= dó T=ti, ou si em inglês, dá pra criar uma música tranquilamente. Cada músico estava cantando sua voz contendo as notas da própria variante do gene relacionado à habilidade musical. Fenomenal. Veja mais detalhes abaixo no vídeo da NewScientist dessa semana.
Coon, H., & Carey, G. (1989). Genetic and environmental determinants of musical ability in twins. Behavior Genetics, 19(2), 183-193.
Drayna, D., Manichaikul, A., Lange, M., Snieder, H., & Spector, T. (2001). Genetic Correlates of Musical Pitch Recognition in Humans. Science, 291 (5510), 1969 – 1972.
Granot, R., Frankel, Y, Gritsenko, V., Lerer, E., Gritsenko, I., Bachner-Melman, R., Israel, S., & Ebstein, R. (2007). Provisional evidence that the arginine vasopressin 1a receptor gene is associated with musical memory. Evolution and Human Behavior, 28(5), 313-318.

1. Rachel Ripardo disse:

Muito legal...
    Ultimamente me perguntando se começo ou não a aprender a tocar algo.
    O que acontece com quem nunca tentou tocar e não sabe se tem jeito? hehe É tentar e ver...
    bjs

2. Marco Varella disse:

Valeu Rachel. Pois é nossa musicalidade é bem perecida com aspectos da linguagem. Assim como é mais fácil aprender um segunda lingua quando jovem, é mais fácil aprender a tocar algo quando jovem, mas isso não significa que é impossível aprender tocar nem depois dos 50 anos, por exemplo. Tendo empenho e dedicação por um tempo você vai acabar conseguinto tocar as músicas que gosta sim. Abraços

3. Lucas Peternelli disse:

Ae Marco, muito legal mesmo

4. Rita disse:

Oi! Esqueci de falar que eu conheci o autor desse trabalho em Maio no nosso centro de investigação! Achei o trabalho dele um máximo e como não fui a nenhum dos concertos andava já há um tempo à procura! Obrigada por colocar aqui!

5. Marco Varella disse:

Que legal que você conheceu esse pesquisador Rita! Eu que agradeço por você ter visitado o MARCO EVOLUTIVO e deixado um comentário. Valeu!

6. zymed disse:

Esse blog traz muita informação interessante, parabéns pelo excelente treabalho!

7. Adrio disse:

Quem disse os 40 principais cantores são bons? Quem disse que as pessoas que se dizem "não saber cantar/tocar" não podem tocar/cantar realmente? Espero que as variáveis estejam aparecendo na pesquisa. Se não, é muito simples/simplista.