Evolucionismo de Grande Alcance

Darwin anteviu que num futuro distante sua teoria iria transbordar do círculo da biologia e atingir outras esferas como a área de Humanidades. A cada dia estamos mais perto de concretizar essa revolução Darwinista e perceber que o evolucionismo, por ser um tema transversal integrador, permeia todos os assuntos. Um bom exemplo disso é o surgimento de uma revista online evolutivamente relevante chamada “Evolution:This View of Life Magazine”. Com o nome inspirado nas palavras de Darwin em que ao comentar sobre evolucionismo disse que há uma grandeza nessa visão da vida.

Criada em outubro de 2011, a revista online gera e agrega conteúdo evolucionista relacionado às seguintes áreas: Biologia, Palentologia, Cultura, Saúde, Artes, Tecnologia, Religião, Política, Mente, Economia e Educação. Mesmo com menos de um ano de existência essa revista já é um marco evolutivo na divulgação do evolucionismo em todo seu alcance interdisciplinar. Várias entrevistas foram filmadas via internet com pesquisadores de cada uma dessas área acima. A revista é fruto de uma parceria do The Evolution Institute com o Consórcio EvoS, com financiamento da National Scince Fundation.

Por trás da “Evolution:This View of Life Magazine” está David Sloan Wilson, professor de Biologia e Antropologia na Universidade de Binghamton no EUA. Ele tem se esforçado para expandir a influência da evolução em diversas áreas, como no ensino superior com o EvoS, nas políticas públicas com The Evolution Institute, nas cidades com o The Binghamton Neighborhood Project e na religião com o Evolutionary Religious Institute. É claro que como ele é fiel ao grupo dos selecionistas de grupo acaba usando a revista para se promover e promover sua área. Atualmente ela é o palco para discussões acadêmicas sobre o novo livro do Edward Wilson e a relevância da seleção de grupo. Felizmente cada uma das 11 áreas acima tem seu editor próprio o que garante uma certa pluralidade para a revista.

O surgimento da revista é mais inspirador. Um aluno da pós-graduação o EvoS na Universidade de Binghamton, chamado Robert Kadar, inspirado e motivado pelas leituras do Conciliência do Edward O. Wilson e do Evolution for Everyone do David S. Wilson vislumbrou a idéia dessa revista para catalizar a conciliência entre todas as áreas do conhecimento por meio do evolucionismo para todos.

Assim como a Evolution:This View of Life Magazine surgiu, uma nova geração de estudantes, vários biólogos, psicólogos e outros estão começando blogs de ciência engrossando o caldo da divulgação científica e evolucionista brasileira. Temos muito o que fazer num país com maioria religiosa e de pouca instrução. Ajude você também a promover a conciliação das áreas do saber.

Discussão - 4 comentários

1. Arnaldo Lopes disse:

Olá Marco,

meu comentário tem mais a ver com o recente livro do E.O. Wilson (ainda não traduzido pro português), em que ele defende a seleção de grupo.

Eu sou apenas um leigo que se interessa por questões ligadas à biologia evolutiva, mas acredito que o livro não irá levantar tanta poeira como a Folha de S. Paulo colocou domingo retrasado.

O Robert Trivers, na própria reportagem, mencionou que não houve mudança alguma, nada foi descoberto, nenhuma pesquisa recente foi publicada, que mostrasse que a seleção opera em nível de grupo, e não, como a pesquisa evolutiva indica, a nível do individuo - ou melhor, do gene. Qual sua opnião a respeito do debate?

Arnaldo.

• Marco Evolutivo disse:

Oi Arnaldo,
      Valeu por acompanhar o meu blog. Minha posição é que matematicamente seleção multinível e de parentesco são a mesma coisa mostrada de formas diferentes. O que precisa é aprender a usar ambos os óculos para ter idéias de pesquisas um pouco diferentes, e não ficar jogando no lixo a nova formulação e nem forçando a barra pra jogar no lixo a seleção de parentesco. Agora parece moda, o povo faz uma caricatura tão simplista de conceitos classicos só pra dar um outro nome e continuar explicando as mesmas coisas que seriam explicadas com uma visão mais sóbria da coisa sem mudança de nomes. É o mesmo pro novo conceito de seleção social. Querem forçar a barra restringindo a seleção sexual pra casos tão específicos a ponto de poderem deixar 'sua marca na história' criando um novo conceito dito 'mais abrangente'.
      Abraços
      Marco

2. Geraldo Loureiro disse:

Hay! MArco!

Gostaria de integrar essa jornada evolucionista.
    Sou psicologo e ao longo da carreira clinica organizacional e docente convergendo para a psicologia evolucionista como base de trabalho.

Sinto a psicologia evolucionista como a ciencia de vanguarda para a compreensao da vida e quero participar ativamente !
    FIco no aguardo de suas consideracoes !
    E parabens pela jornada!