Cem anos Sem Alfred Russel Wallace

aflred wallaceEstamos de volta com o MARCO EVOLUTIVO! Agradeço aos novos seguidoes da nossa página no Facebook, já estamos com 346. Tenho estado muito ocupado com as aulas que ministro e as pesquisas que faço na UnB, por isso não tenho muito tempo para escrever. Mas hoje é diferente, pois estamos celebrando o Centenário de falecimento de Alfred Russel Wallace.

No dia 07 de novembro de 1913 perdíamos Wallace, aquele de topete inconfundível que é sempre lembrado como o homem do qual nos esquecemos! Ele não só cunhou o termo darwinismo, como descobriu a seleção natural independentemente de Darwin, descobriu várias espécies e fez várias contribuições não só pra ciências naturais mas para as ciências sociais e exatas. Sua biografia é rica e fascinante, mas infelizmente a grande maioria das pessoas e até graduandos em Biologia não sabem muito sobre ele. Até os livros didáticos quando falam algo sobre o Wallace, não são lá muito precisos.viagens pelos rios amazonas e negro wallace

Por isso, é chegada a hora de repararmos essa injustiça histórica e redescobrirmos as descobertas Wallaceanas. Afinal o simples fato de ele ter sido pobre, não ter estudado em universidade alguma, ter tendências socialistas, ter se convertido ao espiritismo e ter sido contrário à vacinação, não necessariamente nos obriga a fechar os olhos para suas muitas contribuições científicas. Muito não sabem que Wallace esteve no Brasil, no Belém do Pará a caminho da Amazônia, decobriu novas espécies, contctou tribos indígenes isoladas e descobriu pinturas rupestres por lá. Poucos sabem também que infelizmente seu naviu nalfragou quando já estava retornando pra Inglaterra, e por pouco ele não faleceu bem antes de descobrir a seleção natural e entrar para história.

alfred_russel_wallace closePara o pessoal de Vitória, no Estado do Espírito Santo, HOJE haverá a realização do evento “WALLACE 100: CELEBRAÇÃO DA VIDA DO NATURALISTA ALFRED RUSSEL WALLACE (1823-1913)” contando com uma programação com filme, palestras e mesa redonda voltados para divulgar e discutir o legado deixado por Wallace entre os professores, pesquisadores e alunos na área de Ciências Biológicas, na UFES. Para aqueles na cidade do Rio de Janeiro, poderão assistir o filme “Wallace, Darwin e a Evolução” sobre a vida e obra de Wallace e participar da discussão na Libraria da Travessa do Shoping Leblon no domingo dia 24 de novembro, promovido pela parceria entre a livraria, o VerCiência e o Museu de Astronomia e Ciências Afins.

wallace 100 laranja

Em londres, o Museu de Historia Natural de Londres apresenta desde julho de 2013 a exposição “Wallace 100” com uma extensa programação em sua homenagem. Lá no museu de londres em 2010, iniciaram o “The Wallace Correspondence Project” disponibilizando cerca de 1400 cartas que Wallace trocou com seus correspondentes ao longo de sua vida.

A BBC Two britânica preparou um ótimo documentário em dois episódios (UM e DOIS) sobre Wallace intitulado “Bill Bailey’s Jungle Hero”, em que o ator William Bailey refaz os passos de

wallace-portra0t-bailey-490_118460_2

Wallace na polinésia contando e contextualizando seus feitos. Ao final do documentário o ator Bill Bailey e Sir David Attenborough inauguraram um grande quadro retratando o grande Wallace na escadaria do Museu de História Natural de Londres. Assim, eles repararm a enorme injustiça histórica, já que só havia a estátua de Darwin por lá e nenhuma menção a Wallace. Assista a baixo os dois episódios desse documentário da BBC e vamos redescobrir e celebrar os feitos e as descobertas de Alfred Russel Wallace.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.