Feliz Década Darwin Day Brasil 2008-2018

Darwin-Day_ss_515355631-790x400Foi com muita emoção e descontração que comemorei o nosso 12 de fevereiro com minha esposa Jarka e meus dois filhos Alice (1 ano e 6 meses) e Bernardo (3 semanas). Entre a visita ao Butantã e a ida à piscina muitas alegrias e choros, claro. Que dia especial é sempre nosso Darwin Day. Ele que faria 209 anos, teve 10 filhos, então devia ter vários motivos para comemorar o 12 de fevereiro. Que dia esse… Do nascimento de Martinho da Vila em 1938 ao falecimento de Tomie Ohtake em 2015, no Darwin Day tudo pode acontecer. Assim como que em qualquer outro dia… É quando menos se nota a importância histórica daquele momento que notadamente se faz e vive a história.

Comemoramos o Dia de Darwin no MARCO EVOLUTIVO há uma década. Temos, então dez visões sobre a importância desse dia e do quanto ele ainda precisa crescer. Desde 2008,  passando por 2009 (Bicentenário – Ano de Darwin), 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017. Nessa década, vivenciamos um pleno crescimento do interesse e de celebrações promovendo a vida e a obra desse naturalista que com muita dedicação reuniu as evidências e foi às últimas consequências em suas conclusões evolutivas.

Nosso pensamento darwinista do ano vem de Ron Amundson que em um capítulo de 2001 fez uma observação em um parágrafo bem intrigante. Para ele o Origem das Espécies foi a “primeira reconciliação científica genuína entre forma e função”. Antes de Darwin a escola estruturalista focada na embriologia e na anatomia comparativa explicava os padrões das formas corporais segundo tipos gerais, bem diferentemente do que a escola da teologia natural que focava na perfeição de funções específicas. Pois bem, Darwin conectou as duas peças do quebra-cabeça: usou a escola estruturalista para embasar a descendência comum marcando o trajeto evolutivo, e a seleção natural como motor da mudança evolutiva, o que explicava tanto as perfeições quanto as imperfeições funcionais das adaptações e órgãos vestigiais. Desde Aristóteles forma e finalidade tinham respostas próprias e distintas, agora com a evolução por seleção natural continuam cada uma na sua, mas com alguma coisa em comum: É o sucesso funcional de cada versão de uma forma que propele sua evolução e os padrões estruturais interagindo com o ambiente que definem sua versão formal. Que legado!

Para além de simplesmente unificar escolas de pensamento e linhas de pesquisa, o Darwinismo abriu caminho para explicar a nossa origem e a de todos os outros seres vivos no planeta. Então, mesmo aqueles muitos curtiram um ótimo carnaval contestação Fora Temer & coalizão, no fundo por esbanjar presença, atitude, vivência e experiência momentânea estão celebrando a vida, sua diversidade e complexidade, em forma e função, sobrevivência e reprodução.

Fiquem de olho nos eventos comemorativos do Darwin Day Brasil 2018 em todos os locais onde já se comemoraram o dia em anos anteriores.

E fiquem bem com Sir David Attenborough sobre a importância da Darwin.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.