Sobre

Por que tenho um blog de ciência?

Porque gosto de falar sobre o que gosto de estudar, porque acho mais responsável socialmente devolver para sociedade o produto da instrução por mim adquirida sem nenhum custo pela net, o que ela me ofereceu sem nenhum custo nas universidades públicas. Porque sempre achei um desperdício egoísta fazermos resumos de tópicos só pra estudar pra prova e fazer trabalhos só pro professor arquivar sendo que o tema pode interessar e despertar interesse em várias pessoas no mundo. Porque existem no Brasil poucas, mas boas oportunidades em termos de eventos científicos, livros, palestras, exposições e vídeos que merecem ser reunidos, esclarecidos e divulgados. Porque acho que o pesquisador, o cientista deve ter também alguma via de contato direto com o público para diminuir as possibilidades de deturpação de sua mensagem. Porque acredito na capacidade da Ciência de fornecer ferramentas críticas para o pensamento do cotidiano de modo a não sermos facilmente enganados por charlatões. Porque acho que a humildade que a evolução nos apresenta, o fim do antropocentrismo, pode nos abrir novas portas para soluções de problemas atuais tais como os ambientais, os sociais, educacionais e religiosos.

Do que se trata e qual a história do MARCO EVOLUTIVO?

O MARCO EVOLUTIVO começou no blogspot em novembro de 2007. A idéia era aprender a lidar com um blog e oferecer material relevante para os interessados em Biologia Evolutiva e sua aplicação no estudo do comportamento humano. Em minha opinião o blog é um espaço muito rico não só para a divulgação científica, mas para a educação-não formal em ciências, tendo uma utilidade pública ainda subestimada pelos brasileiros e principalmente pelos cientistas e professores. Por isso que a educação não-formal e a divulgação científica brasileira e internacional sobre Ciência, Evolução, sua História e Filosofia e Comportamento Animal, principalmente o Comportamento Humano sempre foram centrais. E Biologia Evolutiva, Etologia e Psicologia Evolucionista são as disciplinas mais abordadas.

Dentre os materiais oferecidos, os textos sempre se mostram com uma linguagem acessível, indicando links, referências e bem ilustrados com figuras. Ultimamente ainda apresentam vídeos relacionados reunindo os diferentes aspectos da internet em prol da ciência. Os outros materiais ofereceidos sempre foram feeds apresentando atualidades em Ciências, Biologia, Ambiente, Neurociências, Psicologia Cognitiva e Blogs de Ciência nacionais e internacionais. Além dos feeds, a apresentação de links interessantes sobre Psicologia Evolucionista; Neurociências, Cognição, Mente e Filosofia; Sociedades, Associações e Institutos Científicos; Evolução Biológica e Darwin; Divulgação Científica; Museus Científicos; e Sites de Personalidades Científicas são característicos do MARCO EVOLUTIVO.

Lá no Lablogatórios o MARCO EVOLUTIVO teve seu primeiro ugrade e estava de cara nova e com suas boas características cada vez melhores: textos acessíveis e ilustrados, inéditos e interessantes, vídeos ilustrativos, feeds pertinentes e links relevantes. Lá no Lablogatórios tínhamos duas colunas laterais: uma contendo o próprio blog, arquivos, feed de comentários recentes e links interessantes e a outra com feeds relevantes. Tínhamos também uma ferramenta de tradução online para diferentes línguas de modo que.

Fazer parte dessa empreitada pioneira do Lablogatórios de reunir blogs de Ciência de qualidade do Brasil foi muito bom pra mim, aprendi muito e fiz muitos contatos interessantes. E graças a essa iniciativa e contatos que os blogs do Lablogatórios chamaram a atenção da mais importante e influente união de blogs de Ciência: o ScienceBlogs. É isso mesmo, o ScienceBlogs está se expandindo pelo mundo e depois do ScienceBlogs Alemão somos o ScienceBlogs Brasil.

Fiquei muito animado e orgulhoso com a mudança. No ScienceBlogs Brasil teremos o mesmo conteúdo de sempre, mas com uma escrita e elaboração cada vez melhores. Aqui, relembrando os tempos do blogger, temos apenas uma coluna lateral que conta com links e feeds relacionados. Essa mudança depois do Lablogatórios foi um passo importante no sentido da profissionalização e valorização da escrita científica eletrônica. Além da ampliação dos contatos com blogueiros de ciência de todo mundo!

Nos veremos muito aqui no ScienceBlogs Brasil!!! Bem-vindos ao novo MARCO EVOLUTIVO!! Para aqueles que acompanham o feed do MARCO EVOLUTIVO mudem o endereço para estehttp://scienceblogs.com.br/marcoevolutivo/index.xml

Espero que vocês aprovem as mudanças, visitem e divulguem para os amigos o novíssimo endereço no ScienceBlogs Brasil do MARCO EVOLUTIVO Evolução e Comportamento Humano.

Por Marco Antônio Corrêa Varella

 

Discussão - 0 comentários

Comentários fechados.