MARCO EVOLUTIVO na Europa

É com grande felicidade que comunico que durante o mês de Julho estarei participando de dois congressos internacionais sobre comportamento humano na Europa.

Apresentarei trabalhos em colaboração com José Henrique Ferreira e nossa orientadora Dra. Vera Bussab (1;2;3;4) tanto no XIX Bienal International Conference of the International Society for Human Ethology, que acontecerá na Bolonha, Itália, entre os dias 13 e 17 de julho, quanto no XXIX International Congress of Psychology, em Berlim, Alemanha, entre os dias 20 e 25 de julho.
Muitos outros pesquisadores brasileiros de diferentes estados, entre professores e alunos de pós-graduação, membros do Instituto do Milênio de Psicologia Evolucionista (CNPq) farão parte da participação brasileira apresentando pesquisas em Psicologia Experimental, Etologia Humana e Psicologia Evolucionista.
A International Conference of the International Society for Human Ethology acontece de dois em dois anos e abrange trabalhos de Etologia Humana e de Psicologia Evolucionista.

Especialmente nesse encontro será a ocasião da comemoração do 80º aniversário de Irenaeus Eibl-Eibesfeldt, simplesmente o fundador da Etologia Humana no mundo. Famoso por suas fotos e filmagens de expressões faciais e posturas por meio de sua engenhosa câmera que, por meio de um jogo de espelhos, captava pessoas agindo naturalmente ao lado e não à frente das lentes. Além disso, a conferencia da ISHE será na Universidade de Bolonha considerada por alguns historiadores como a mais antiga universidade ocidental datando do ano de 1088. O programa completo, bem como a participação específica de cada brasileiro pode ser acessado aqui.
O International Congress of Psychology, que ocorrerá pela terceira vez em Berlin, é promovido pela International Union of Psychological Science (IUPsyS). Ele é simplesmente o maior e mais diverso congresso de Psicologia do mundo atingindo mais de 8.000 participantes de mais de 100 países diferentes e representa uma oportunidade especial para trocas pessoais de informação sobre estado atual da Psicologia, inclusive sobre Psicologia Evolucionista, que no congresso está situada na área de comportamento animal. O programa completo do XXIX ICP pode ser acessado aqui.

Agradeço apoio do CNPq, do IP-USP e do Instituto do Milênio de Psicologia Evolucionista.

Discussão - 1 comentário

1. Rafael disse:

Que massa cara, arpoveita e depois divulgue teus trabalhos.Boa sorte!Um grande abraço!