ANO DE DARWIN 2009 no Brasil

É com grande alegria que inicio essa nova fase do MARCO EVOLUTIVO aqui no Lablogatórios, sempre ensinando e dispersando ciências. E nada mais animado do que falar de comemorações. Sim as comemorações históricas na Biologia do ano 2009 serão, literalmente, um marco evolutivo não só para a Biologia, mas para a Ciência brasileira.

 

Aqueles que acompanham o blog acompanharam também os desdobramentos das movimentações para que o ano de 2009 fosse considerado o Ano da Biologia. Viram no Dia de Darwin que as comemorações estão espalhadas pelo mundo. Acompanharam quando alguns órgãos internacionais apoiaram a idéia brasileira, mas infelizmente a UNESCO já tinha planos estelares para 2009. Vimos também, no aniversário de 150 anos da Seleção Natural, o porquê grande parte das comemorações serão no ano que vem, menosprezando a importância de Wallace.


 

Agora veremos que o “Ano da Biologia” virou “Ano de Darwin” e que a movimentação brasileira está indo muito bem. A mudança começou quando houve uma reunião com representantes de diversas instituições e associações, realizada por iniciativa do professor Ildeu de Castro Moreira (UFRJ, MCT) no dia 15 de julho de 2008, durante a 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A idéia foi reunir esforços nacionais em torno das comemorações sobre as imensas contribuições de Charles Darwin. Dito e feito!

 

 

Essa reunião levou à formação de um Grupo de Trabalho, e uma das contribuições mais importantes para a organização nacional das comemorações evolutivas foi a criação do site para a divulgação de informações sobre o “Ano de Darwin” no Brasil e no mundo. Vale a pena acessar esse o site e divulga-lo não só para alunos de Biologia. Além disso no site você pode acompanhar todas as iniciativas (atualmente 11) já programadas de comemoração no Brasil.

 

 

E o Grupo de Trabalho estabelecerá contato com todas as instituições nacionais interessadas em desenvolver ações relativas ao “Ano de Darwin”, estimulando colaborações, divulgando as iniciativas planejadas, sugerindo atividades e atuando junto aos órgãos de fomento à pesquisa, à educação e à cultura, em todos os níveis, para obter o apoio necessário à concretização dessas ações.

 

 

Estão sendo programados: encontros científicos (Salvador, Manaus, Rio…); exposições sobre a evolução por seleção natural, Darwin, Wallace, Fritz Müller etc; publicação de livros de/sobre Darwin e Wallace; números especiais de revistas; reportagens em jornais e TVs; atividades nas escolas etc. Por falar nisso a exposição DARWINsaiu de Brasília e está em Goiânia de 19 de agosto até 5 de outubro. Como sempre cheia de palestras paralelas interessantes: uma das palestras no Descobrindo a Árvore da Vida será sobre “Psicologia Evolucionista: a evolução da mente humana” ministrada por Dwain Santee da UCG no dia 20 /09.


 

 

 

 

 

 

 

Será importante criar um movimento intenso para que possamos fazer com que Darwin, “o Sol do séc XIX” possa bronzear com segurança e serenidade as pessoas aqui do século XXI, e que isso possa repercutir na discussão sobre o ensino deste tema na educação básica, superior formal e não-formal.

 

Discussão - 3 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Coitado do Wallace.
    A melhor chance que ele tem de virar imortal e estão tirando isso dele.
    Talvez possamos unir as forças dos lablogueiros ano que vem para espalhar essa idéia, de que Darwin não está sozinho nessa aventura revolucionária.
    Afinal, estamos aqui para dispersar conhecimentos.

  2. Moro em Goiânia e inlusive o Dwain foi professor meu na graduação. Vou passar la para ver algumas apresentações! 😀

  3. Thomas disse:

    Putz o papo de "coitado do Wallace" cansa. Na verdade este papo vem usualmente de quem não conhece a histórias dos dois. O Wallace foi brilhante sem dúvida, não só em relação à seleção, mas a várias outras coisas, como biogeografia. Mas a contribuição dele foi descompromissada, assim como os outros que anteriormente haviam falado sobre seleção natural. Se a teoria da descendência com modificação por seleção natural teve algum impacto não foi por causa do artigo de 1858 e sim pelo livro do Darwin de 1859 (e os subsequentes). O seu "longo argumento" voltado não só para os acadêmicos serviu para dar a chacoalhada necessária. O Wallace defendeu estas idéias dando crédito ao Darwin até o final da vida, chamando inclusive de Darwinismo. Recomendo também ler a dedicatória do Wallace à Darwin no seu Arquipélago Malaio.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.