Palestra Internacional sobre Ritmicidade do Comportamento

Nessa semana tive o prazer de conhecer o professor Jerry A. Hogan, ex-presidente da International Society of Comparative Psychology e professor emérito do Departamento de Psicologia da University of Toronto no Canadá.

.

Nessa segunda, dia 6 de outubro, ele dará uma palestra gratuita sobre “O Desenvolvimento do Controle Circadiano do Comportamento” às 15h no IEA da usp. Sua palestra será em inglês sem tradução, mas será transmitida ao vivo via web aqui.

.

Ele fez psicologia em Harvard e iniciou seus estudos com agressividade em peixes beta e, entre outras coisas, pesquisou motivação e aprendizagem em galináceos. Famoso pesquisador dos sistemas motivacionais, ele tem interesse particular no desenvolvimento do “relógio biológico”, o conjunto de mecanismos que regulam a ritmicidade diária e cotidiana dos comportamentos. Estudou também o como fatores do desenvolvimento influenciam no comportamento de bicar os outros, um importante componente de vida social em galinhas.

.

O professor Jerry Hogan é muito simpático, humilde e perspicaz, um figuraça. Para ele, muito na vida se dá por processos de comparação. E a Psicologia Comparativa lida justamente com a evolução filogenética e com o desenvolvimento, sempre de uma perspectiva comparada entre diferentes espécies.

 

E a Psicologia Comparativa está às vésperas de seu 14th Biennial Meeting International Society for Comparative Psychology que ocorrerá semana que vem de 9 a 11 de outubro em Buenos Aires na Argentina e contará, é claro, com a presença do Professor Jerry Hogan. Um pouco da história da Psicologia Comparativa e da Sociedade Internacional pode ser desbravada aqui. Vale muito a pena assistir a palestra dele, eu recomendo, seja no IEA ou na web.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.