Darwin no 3º Colegial

Hoje estamos exatamente a 2 dias do tão esperado 12 de fevereiro duzentas vezes mais evolutivo do que nunca e dessa vez o presente para os 200 anos de Darwin vem em forma de vídeo. Não vídeos de celebridades discorrendo em inglês sobre as vicissitudes do darwinismo na atualidade. Dessa vez veremos a visão de brasileiros. Não de eminentes pesquisadores catedráticos como veremos no final de semana no Museu de Zoologia da Usp, mas, e não menos importantes, os autores são alunos do 3º Colegial da Escola Estadual Oswaldo Aranha. E os vídeos são recentes, datam de novembro de 2008 no youtube.

Pelo que eu pude perceber pelo youtube foi uma iniciativa conjunta da disciplina de Português e de Biologia para que os alunos fizessem um trabalho em forma de apresentação de slides musicada sobre as aplicações práticas cotidianas de Darwin, “o rebelde” com mais causa do que muito adolocente. Os vídeos abordam a teoria do ancestral comum, seleção natural e artificial, além de evolução cultural e tecnológica.

Achei muito interessante o conteúdo dos vídeos, fora alguns poucos deslizes conceituais, eles estão bem encadeados e produzidos. As músicas ficaram muito boas! Foi uma proposta didática muito legal e um exemplo a ser seguido por outras escolas. Tão interessante quanto o trabalho em si foi o fato dos alunos terem colocado o vídeo final no youtube para quem quiser acessar. Esse simples ato aumentou dramaticamente o alcance dos trabalhos e, por conseguinte, sua importância na educação não-formal.

Osvaldo Aranha, eminente diplomata brasileiro, ficaria orgulhoso desse aspecto internacional dado a um trabalho escolar.

Um dos motivos que me motivaram a fazer um blog foi que percebi que ao longo de todo nosso ensino formal nos matamos pra fazer vários trabalhos, que depois de corrigidos ficam ainda melhores, simplesmente para acabarem engavetados no esquecimento. Se fizéssemos trabalhos para serem publicados na net, as motivações do fazer seriam melhores. Poderíamos sentir que estamos fazendo a diferença pra alguém em todo momento no mundo todo.

Parabenizo a Escola Estadual Oswaldo Aranha, os professores, bem como os alunos: Beatriz Duarte Ressurreição, Fernando Leonel, Michel Lopes e Rayane Costa, autores do vídeo “Charles Darwin e a teoria do Ancestral Comum”; Aline Targino, Jessíca Cristine, Phillipe David e Rodrigo Nicolau autores do vídeo Aplicações empíricas de Darwin na prática_3°A”; e Aline Santos, Danielle Voss Rolando, Leon Souza de Oliveira e Lorean Ribeiro de Oliveira aoutores do vídeo “APLICAÇÕES EMPÍRICAS – DARWIN NA PRÁTICA”; e Ellen, Francine, Maysa e Tamara autoras do vídeo “Aplicações empiricas de darwin na prática”.

Comforme eu for achando assistindo mais vídeos dessa turminha nota 10 eu vou postando aqui no MARCO EVOLUTIVO. Os vídeos abaixo são respectivamente os supracitados. E que todos tenham uma ótima semana de Darwin.

Discussão - 1 comentário

1. Nátalie disse:

Está passando um especial de Darwin no NatGeo e assisti ao último, que falava a respeito da evolução de mamíferos.
    Acho bem válido deixar o link com as informações aqui caso alguém esteja buscando, estudando, ou por curiosidade, pois vale a pena: http://natgeo.uol.com.br/br/fotos/1/sobreviv-ncia