A Véspera do Dia de Darwin


Hoje, dia 11 de Fevereiro, é nada mais nada menos do que a véspera mais importante do século XXI até agora!! Mais importante do que a véspera de natal, mais importante do que a véspera do ano novo e se pensarmos bem mais importante até do que a véspera do milênio! (Já que contamos os anos por uma mera convenção religiosa). Isso mesmo, estamos na véspera do Bicentenário de Darwin, o homem que mudou para sempre o modo como nos vemos junto aos seres vivos.

Coincidentemente no dia 11 de fevereiro de 1650 marca o falecimento do filósofo francês René Descartes, simplesmente o homem que influenciou as bases filosóficas da Ciência com sua contribuição ao método cientifico. E no 11 de fevereiro de 1917 falecia Oswaldo Cruz o grande cientista e médico brasileiro pioneiro na medicina experimental das moléstias tropicais. Ambos contribuindo para diferentes Revoluções Científicas, assim como nosso aniversariante de amanhã.

Tanto Darwin quanto Descartes aos 22 anos tomaram decisões que mudaram suas vidas. Enquanto o primeiro embarcou a bordo do HMS Beagle e foi estudar a vida em sua fonte natural, o segundo se alistou no exército para viajar por toda a Europa e cansado das verdades dos livros e de seus professores foi ler do livro da vida. Além disso, Descartes escreveu “Penso, logo existo” e Darwin escreveu “Eu penso” e desenhou a célebre primeira árvore filogenética.
E na véspera do Darwin Day bicentenário o presente evolutivo dessa vez vem em forma de áudio. A rádio da BBC 4 está com uma página cheia de áudios e vídeos especialmente voltados para as comemorações Darwinistas Bi e Sesquicentenárias. São pelo menos 21 possibilidades de programas muito interessantes. Vale a pena gastar um tempinho ouvindo esses programas muitos deles com biógrafos e cientistas famosos bem como tátara tátara tátara netos de Darwin, como a escritora e poeta Ruth Padel.
Nessa véspera do dia 12 de Fevereiro também é tempo de relembrarmos a importância de Wallace, nos melhores momentos dos 150 da seleção natural no ano passado, teoria que esse ano faz uma centena e uma boa idéia, e que boa idéia foi essa. Wallace é co-autor e também foi um forte defensor da seleção natural, além disso, foi ele o primeiro a cunhar o termo Darwinismo para homenagear a primazia de Darwin na descoberta do mecanismo da evolução. Em homenagem a ambos abaixo estão dois vídeos comemorativos dos 150 da seleção natural. Estamos na espera dos 150 da publicação do Origem das Espécies.
Espero que a ansiedade da véspera nos deixe dormir em paz na espera pelo dia do bom velhinho, amanhã.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.