Psicologia Evolucionista na Fronteira da Psicologia com a Profa. Eulina Lordelo UFBA

Nas vésperas do Simpósio Internacional Psicologia Evolucionista no Milênio: Plasticidade de Adaptação, o primeiro evento acadêmico de porte internacional inteiramente dedicado à Psicologia Evolucionista, onde as pesquisas e tendências internacionais estarão presentes, novo blog Cultura Ciência inaugurou um ciclo de entrevistar para divulgar conhecimentos na área psicológica, chamado Fronteiras da Psicologia produzido por Ian Vinhas e Sidara Rodrigues.

O primeiro programa da série contou com a Professora Dra. Eulina da Rocha Lordelo da Universidade Federal da Bahia que desenvolve trabalhos no Núcleo de Pesquisa sobre Infância, Desenvolvimento e Contextos Culturais. Ela falou um pouco sobre sua área de pesquisa, a Psicologia do Desenvolvimento orientada pela Psicologia Evolucionista, sobre os problemas clássicos da psicologia e sobre os desafios e destaques da Psicologia Evolucionista no Brasil e no mundo.

Ela destaca a contribuição importante que a Psicologia Evolucionista tem na resolução de dois problemas clássicos da Psicologia: a relação entre mente e corpo e a relação entre inato e adquirido. E para a professora Eulina os desafios da Psicologia Evolucionista ocorrem em duas formas: externa e interna. O externos a ela são críticas que provêem de preconceitos e reações negativas pautadas no mal-entendimento e na incompreensão, algo que promove o afastamento de pessoas. E os desafios internos consistem no lidar com várias teorias diferentes em ação, abordagens alternativas e metodologias algo que requer uma capacidade de integração conceitual.

E para finalizar a Professora Eulina falou dos destaques do campo. Ela citou os elegantes e decisivos estudos da Leda Cosmides sobre os mecanismos mentais voltados para a detecção de trapaceiros sociais. Citou também Jay Belsky e sua Teoria Evolucionista da Socialização, em que a experiência na infância influencia as estratégias reprodutivas adultas. E citou também os estudos em seleção de parceiros que desvendaram as especificidades sexuais nos critérios e preferências da escolha de parceiros.

Tudo isso numa entrevista de quase 15 minutos disponível em vídeo que reúne e facilita e acesso às diferentes considerações feita por uma pesquisadora brasileira no campo da Psicologia Evolucionista. Trata-se de um vídeo importante, pois segundo ela, Psicologia Evolucionista terá uma contribuição decisiva na transformação da Psicologia em uma Ciência. Veja mais detalhes sobre essa entrevista nas notícias do Instituto do Milênio em Psicologia Evolucionista.

Discussão - 2 comentários

1. sidarta disse:

Marco, em primeiro lugar parabens pelo site! ja tinha tido a oportunidade de conhece-lo atraves do Divulgar Ciencia, acompanho-o sempre e fiquei feliz em ver a chamada para nosso site, o Cultcien!grande abraço

2. Isabella disse:

A professora Eulina tem toda a razão quando fala da solução interacionista para o problema da natureza versus criação, que tem sido uma solução vazia. É muito fácil falar que somos uma interação entre biologia e cultura, mas isso não diz muito sobre como o processo ocorre. Precisamos de mais pessoas engajadas em detectar saídas fáceis e vazias, para que possamos trabalhar em respostas melhres.