Exposições, Simpósio e Entrevista sobre Darwin

Dando continuidade às comemorações do bicentenário de Darwin e 150 do “Origem das Espécies” aqui no MARCO EVOLUTIVO, apresento duas opções de programa darwinista para esse final de semana dias 16-17 na cidade de São Paulo e uma série de vídeos de Maria Isabel Landim explicando Darwin.

A primeira opção é para não perder os últimos dias da exposição DARWIN NOW apresentada na capital paulista pelo British Council e pela Estação Ciência. A exposição temporária DARWIN NOW explora a vida e obra de Darwin e o impacto que suas idéias sobre a evolução das espécies ainda provocam. Ela ficou na Estação Ciência desde 16 de abril e domingo, dia 17 de maio, é o último dia. A DARWIN NOW tem 8 painéis duplos, ilustrados, com textos em português e inglês, além de elementos interativos para o público mais jovem.

Os temas abordados são 14: Quem foi Darwin; Redes Globais; Teoria de Darwin: hereditariedade, variação, seleção; Reações; Evidência para a Evolução – Naquela Época; Evidência para a Evolução – Hoje em Dia; A Evolução desafia a Religião?; Como surgem as novas espécies?; Humanos em Evolução; Como a Música evolui?; Como evoluem os Genomas?; Evolução Íntima ?; Uma Síntese Maior?; Por que tantos?; além do mapa da viagem de Darwin no H.M.S. Beagle, com as regiões costeiras de todo o Hemisfério Sul visitadas. Achei muito legal que finalmente alguma exposição sobre Darwin falou de suas contribuições para a evolução da musicalidade, tema que estudo. Os painéis completos em inglês e fotos da exposição estão disponíveis on line.

São Paulo foi a primeira cidade brasileira a receber esta exposição, que circulará pelo país neste ano percorrendo algumas capitais tais como: Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília e Cuiabá. Os ingressos saem por R$ 2,00 (grátis para menores de 6 anos, maiores de 60 e para todos no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês). E no dia 17 de maio, último dia da exposição também é o terceiro domingo do mês, por tanto a entrada será grátis.

A segunda opção darwinista para esse final de semana é o I Simpósio Acadêmico do Curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi que tem como tema central o paradigma evolucionista: A PSICOLOGIA 150 ANOS APÓS “A ORIGEM DAS ESPÉCIES” DE DARWIN. O Simpósio tem como objetivo favorecer uma reflexão acerca das contribuições da teoria da evolução para a psicologia contemporânea. Serão palestras e mesas redondas ao longo do sábado dia 16 de maio.

As mesas redondas serão sobre os seguintes assuntos: Charles Darwin na Psicologia Contemporânea, A Psicologia Evolucionista e Evolução: psicobiologia e cultura. Eu serei um dos palestrantes da mesa-redonda sobre Psicologia Evolucionista junto com José Henrique Benedetti e Altay de Souza, ambos da pós em Psicologia Experimental da USP também.
O simpósio será no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, rua Casa do Ator 275, primeiro andar da unidade 6 na sala 611. Começa às 9h e vai até às 17h. A inscrição, que devem ser feita pelo e-mail bpteixeira@anhembi.br, é apenas 1Kg de alimento não perecível entregue na data do evento. Vagas são limitadas aproveitem.

Abaixo vocês encontram uma entrevista em 5 vídeos com a Dra. Maria Isabel Landim do Museu de Zoologia da USP explicando Darwin, comentando sobre a exposição de Darwin nas diferentes cidades em que foi, falando do ciclo de palestras paralelo à exposição, do livro que se originou de uma desses ciclos e da importância do evolucionismo para acabar com nosso antropocentrismo arrogante. Ela além de ter sido co-curadora da Exposição sobre Darwin, também está envolvida na organização da comemoração anual do Dia de Darwin em 12 de fevereiro. Espero que ela inspire muitas outras pessoas em divulgar e estudar Darwin e a Teoria da Evolução.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.