Cantando Darwin

Às vezes uma cantada pode evoluir para algo mais sério, não é? Pois então é nesse clima que diferentes pessoas no mundo estão compondo músicas para celebrar, homenagear e divulgar Darwin nesse 2009 do bi e sesquicentenário. Darwin que adorava música e tocava fagote iria pirar com essa explosão musical evolutiva.

Nosso primeiro compositor é David Haines, um inglês louco por música e ciência que há 25 encontra inspiração para suas canções em seu amor pela ciência. Ele criou um site chamado singtastic para divulgar suas canções pelo mundo e contagiar a muitos com seu entusiasmo. Veremos um vídeo com a letra da sua música chamada “Mr. Darwin, Mr. Wallace, Mr Matthew”. Essa música além de levar um pouco da história da seleção natural para as crianças ainda faz justiça com os esquecidos co-descobridores da seleção natural. E lembrar daqueles autores injustiçados e esquecidos é algo que falei no Dia de Darwin e venho falando desde o começo do ano, como mostrado na revista SEED.

Na canção do vídeo abaixo David Haines conta a história da seleção natural do ponto de vista de Darwin. Fala da viagem de 5 anos ao redor do mundo a bordo do HMS Beagle, dos países visitados e coletas feitas. Até cita o Brasil! Fala do tempo em que Darwin não divulgou nada sobre a idéia e de quando ele recebeu a carta de Wallace contando que teve a mesma idéia. Fala do lançamento do Origem da Espécies e como foi recebido. E de quando Darwin fica sabendo que um naturalista escocês Patrick Matthew que em 1831 publicou em a idéia da seleção natural em uma passagem curta em seu livro Naval Timber e Arboriculture. Depois de trocas de cartas Darwin reconheceu a precedência de Matthew e este atribuiu mais mérito a Darwin pela a descoberta.

Nosso segundo compositor é Richard Milner, um cientista busca inspiração para suas músicas na história da Biologia. Depois da ótima recepção de uma música que cantou ao final de uma palestra passou a estrelar shows só de canções com temas científicos, principalmente sobre evolução. No vídeo abaixo Richard Milner conta como virou um pop star e canta traços de suas canções darwinistas.

Nossa terceira compositora é Suzi Quatro. Em 1991 ela lançou um álbum produzido pelos irmãos Bolland chamado “Darwin the Evolution”. Nele ela apresenta várias músicas sobre evolução, seleção natural e sobre o próprio Darwin. No vídeo abaixo veremos a canção “Hey Charlie”. Nesse vídeo um fã propõe o relançamento desse album em 2009 para celebrar o bi e o sesquicentenário Darwinista. Espero inspirar os brasileiros evolucionistas a espantar seus males cantando Darwin.

Bem lembrado pelo comentário do Jeferson do ótimo blog Coletivo Ácido Cético, existe um grupo alemão que também está usando a música não só para celebrar o Darwinismo, mas também para mudar os feriados do calendário. A idéia é aproveitar o Ano de Darwin para criar o Dia da Evolução, o “Evolutionstag” no lugar do obsoleto feriado nacional secular da Ascensão de Cristo.
Segundo o post do Pharyngula no ScienceBlogs, mais de 66% dos que deram sua opinião são a favor da mudança, algo muito animador. Mais animador ainda é ver que esse vídeo também foi divulgado no Blog Coletivo Ácido Cético e no Blog Cultura Científica. Ambos ressaltando também as referências à Bob Dylan e à banda T-Rex e, claro, divulgando o pensamento evolucionista. O vídeo mostra a Banda Darwin & The Naked Apes cantando “We are Children of Evolution”.

Discussão - 6 comentários

  1. Tatiana disse:

    Bem bacanas essas composições! Legal vc ter juntado aqui, um jeito diferente de celebrar no Ano de Darwin!

  2. Gregory disse:

    As músicas sobre Darwin não precisam ser ruins...
    Aqui um contra exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=HUZimSEpZ0U

  3. Estou pensando em patrocinar (via Laboratorio de Divulgação Cientifica do DFM-FFCLRP-USP) o I Festival de MPC (música popular científica).
    As pessoas podem mandar por Youtube ou apenas arquivo de som.
    Categorias:
    Melhor Letra
    Melhor Melodia
    Melhor Clipe no Youtube
    O que acham? Idéias para outras categorias?

  4. Rachel disse:

    Olá, Marcos
    seria interessante você colocar algo seu aí também!
    E vai acontecer o "Encontro Darwin na Bahia", do dia 6 a 8 de outubro, com convidados brasileiros e internacionais discutindo o pensamento evolutivo, aqui em Salvador. O evento é gratuito, mas necessita de inscrição.
    Legal divulgar!

  5. Adriano Manuel gomes disse:

    gostei muito destas composições de musicas sobre o pensamento evolucionista e outros temas, mas principalmente o que toca a Darwin. Felicito os conpositores dessas lindas canções, creio que estão me insporando tambem...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.