Eventos Darwin: São Caetano do Sul, Salvador e São Paulo

As celebrações em nosso 2009, Ano de Darwin no Brasil, continuam muito boas e não param. Recomendo fortemente esses eventos passados, presentes e futuros para todos aqueles dispostos a expandir seu entendimento sobre a vida e sobre si mesmo.

Aconteceu durante a semana passada inteira o evento “Leituras de Darwin” que, através de palestra oficinas e mini-cursos, promoveu o conhecimento darwinista em São Caetano do Sul. Para aqueles que perderam fica a dica de seguir o “Leituras de Darwin” pelo Twitter.

Acontece no Museu de Zoologia da USP desde 11de setembro até 28 de fevereiro de 2010 a Exposição temporária “Darwin: Evolução para Todos”. Nela a curadora Maria Isabel Landim apresenta a história da Teoria da Evolução e como ela permeia a pesquisa realizada no museu. A proposta é suscitar a curiosidade para que todos saiam dela com desejo de saber mais sobre Darwin, evolução e sobre si próprio.

Acontecerá no Museu de Ciência e Tecnologia/UNEB em Salvador na Bahia o evento “Darwin na Bahia” -Um Encontro Celebrando o Ano Darwin 2009 durante os dias 6, 7 e 8 de outubro. O público alvo é desde professores e estudantes de universidades e também de escolas da educação básica, até pessoas interessadas da população em geral. Serão 29 palestras imperdíveis distribuídas em conferências e mesas redondas, dentre elas duas serão internacionais.

Evelyn Fox Keller (MIT, Estados Unidos) falará sobre Darwinism, Neo-Darwinism, and Post-Darwinism.
E famoso biógrafo de Darwin, James Moore (The Open University, Inglaterra) falará sobre Darwin’s Sacred Cause, título de seu último livro junto com Adrian Desmond.

Os temas das mesas serão: Integrando conhecimentos na biologia evolutiva, O pensamento evolutivo hoje, História do pensamento evolutivo, Integrando o conhecimento sobre evolução com outras áreas do conhecimento, Aplicações tecnológicas do pensamento evolutivo: computação bio-inspirada, Ensino de Biologia e Popularização da Ciência, A chegada do Darwinismo ao Brasil e Evolução e desenvolvimento. Hilton Japyassú (UFBA) falará sobre A psicologia evolutiva e a evolução da cognição. Charbel El-Hani (UFBA) dará uma conferência sobre O que sabemos e o que precisamos saber sobre evolução. Ricardo Waizbort (FIOCRUZ) falará sobre Miranda de Azevedo e a chegada do Darwinismo ao Brasil. Entre muito outros, é imperdível!

Fique ligado também no Programa de Ações Educativas Darwin na Bahia e a Origem das Espécies e no blog sobre eventos de Darwin na Bahia. Realmente o pessoal da UFBA em Salvador está fazendo a diferença na quantidade e qualidade dos eventos sobre Darwin no Brasil!! Continuem assim!! O MARCO EVOLUTIVO admira e divulga essas iniciativas!

Veja um vídeo de recomendação do livro Darwin’s Sacred Cause- Race, Slavery and the Quest of Human Origins para todos interessados em história da Ciência e biografia. Nele os autores detalham como a visão de Darwin contra a escravidão informou seus raciocínios sobre a origem comum dos seres vivos e a seleção natural.

Discussão - 1 comentário

1. Andrea Pio disse:

Pois te digo que também prestei uma (singela) homenagem ao genial Darwin, em seu bicentenário, em meu blog. O que fiz? Escreví uma carta a ele: Carta Póstuma a Darwin. Uma carta para contar sobre o que está acontecendo atualmente em nossa evolução.
    Abraço,
    Andrea Pio