Promovendo Mulheres e Meninas na Ciência em 2022

Hoje, dia 11 de fevereiro, é o Dia Internacional da Mulher e Menina na Ciência. Estamos celebrando mundialmente as conquistas, descobertas e a importância feminina na Ciência, tentando corrigir a desigualdade de gênero das oportunidades na Ciência, e inspirando as meninas a virarem cientistas. Desde 2015 as Nações Unidas declararam o 11 de fevereiro para esta tão merecida e necessária celebração mundial. Os desafios são muitos, desde diminuir barreiras sociais, estereótipos e até atualizar as próprias dinâmicas institucionais da academia. O dia de hoje é um excelente lembrete da necessidade de se fortalecer e incentivar a atividade feminina na Ciência e Tecnologia.

No ano passado vimos como as mulheres cientistas estão sendo vitais para o combate à pandemia de coronavírus e para o avanço das medidas protetivas contra transmissão viral. A Science Advances publicou em 2021 um editorial falando a importância de se apoiar a presença das mulheres na academia científica durante e depois da pandemia. Eles elencaram algumas formas de se incentivar a entrada e a permanência das mulheres na Ciência: ajudar as mulheres cientistas quando eles começam família como oferecer creche a todas as mães na academia, dar salário equivalente ao masculino e o mesmo financiamento pra se começar um laboratório, repensar o período probatório para permitir e melhor acomodar a licença maternidade, oferecer mentoria de outros cientistas, manter opções de teletrabalho (aulas remotas e conferências online) mesmo depois da pandemia, e incentivar parcerias e colaborações científicas na academia.

Este ano estão saindo novas publicações promovendo e discutindo as contribuições científicas das mulheres nas mais diversas áreas como na Paleontologia e nas Neurociências. Atualmente estamos vendo uma melhora no ambiente acadêmico nacional e internacional, o qual está cada vez mais sensível às demandas e especificidades femininas. Porém, há muito ainda no que se avançar, principalmente na abertura de novas vagas, aumento do financiamento e disponibilidade de mais vagas em creches. E, por isso, temos que juntar forças para ajudar a promover as mudanças sociais necessárias para oferecer as plenas condições par atrair e manter mais mulheres na Ciência. Então, feliz Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência!

 

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.