Lamarck e a Evolução da Sociedade
Lamarck – A Verdadeira Idéia Errada






Somos dominados por genes ou por mal-entendidos?


Teste seus conhecimentos sobre a Psicologia Evolucionista descobrindo o que ela não é.
- … não diz que comportamentos adaptativos estão presentes no nascimento.

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… não diz que nosso comportamento é geneticamente determinado.
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… não diz que não temos flexibilidade comportamental.

- … não diz que comportamentos são adaptações.
- … não diz que não precisamos aprender nada.
Pensar que instinto e aprendizagem são coisas opostas, excludentes ou inversamente proporcionais é um erro muito comum. Trata-se do velho debate inato x aprendido. Justamente porque temos instintos é que somos capazes de aprender. Não somos umas espécie que aprende muito por que temos menos instintos, mas sim por que temos muitos. Os módulos mentais são abertos e ávidos por informações ambientais. Portanto, é pela via do aprendizado que manifestamos nossa natureza, e pela via da natureza que temos as propensões
para aprender conteúdos culturais e assim participar do mundo social. No paralelo do computador é fácil perceber que até o programa de edição de texto está preparado para aprender, pois inserimos novos tipos de fontes, novas figuras. O programa aprende até palavras novas, se as adicionamos ao dicionário. E isso possibilita inclusive a impressão de mais textos diferentes, a partir de um único programa;
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… não diz que a cultura não é importante.
Como a Psicologia Evolucionista reconhece que temos muitos módulos mentais, que são abertos e calibráveis, ou seja, plásticos e maleáveis pelo ambiente, e ainda, especializados em gerar e processar conteúdos culturais, segundo sua perspectiva, o ser humano é biologicamente cultural. A cultura não é algo antinatural alheio à biologia humana. A cultura é parte essencial da natureza humana, influencia e é influenciada por nossas adaptações mentais. Portanto, a diversidade cultural não é a prova de que o comportamento humano independe de adaptações mentais, mas sim de que nossas adaptações mentais são ricamente voltadas para os contextos culturais em que crescemos;
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… não diz que as pessoas são idênticas nos comportamentos.
Assim como todas as pessoas têm um coração, dois pulmões, dois olhos e um estômago, todas as pessoas têm as mesmas adaptações cognitivas. A história de vida e o contexto ecológico-cultural de cada pessoa influencia seus órgãos, o que faz com que esportistas tenham coração e pulmões diferentes de fumantes. Assim como as adaptações mentais de cada pessoa também são fruto de uma interação única com seu ambiente, o que torna cada pessoa única. Mesmo que duas pessoas brasileiras tenham as mesmas adaptações mentais voltadas ao aprendizado da linguagem, e tenham o mesmo contexto cultural da língua portuguesa, elas podem ter sotaques e gírias diferentes segundo as regiões específicas em que cresceram. E isso não é a prova de que elas não têm adaptações mentais igualmente, mas sim de que suas adaptações mentais são abertas à informação ambiental que varia de região pra região;
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… não diz que comportamentos adaptativos estão fora de nosso controle.
A Seleção Natural moldou filogeneticamente adaptações mentais que geram tanto comportamentos adaptativos mais controláveis – como a detecção de trapaceiros e a escolha de parceiros –, quanto os mais incontroláveis – como os medos. Decisões rápidas frente a riscos reais de morte, assim como medo de cobra ou de altura, são em geral mais incontroláveis, já que uma informação ambiental e
specífica potencialmente letal dispara a reação adaptativa. Mas o fato de serem adaptativos e pouco controláveis não implica a impossibilidade de agirmos de modo a minimizar seus efeitos negativos. Saber qual informação ambiental influencia o aparecimento de tal comportamento – como ver uma cobra ou olhar para baixo na roda gigante – aumenta nossas chances de controlar por antecipação nossas tendências incontroláveis;
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… não diz que todo comportamento atual é adaptativo.
Nossos módulos mentais foram selecionados no ambiente ancestral, ou seja, no ambiente de nossa adaptabilidade evolutiva e não no ambiente moderno e tecnológico atual. Então, pelo viés da Psicologia Evolucionista muitos de nossos comportamentos atuais são compreendidos como não adaptados, por estarmos deslocados de nosso ambiente natural. Alguns comportamentos que eram adaptativos no ambiente ancestral atualmente podem não ser, a exemplo de comer doces e gordura em excesso. No ambiente ancestral era adaptativo acumularmos o máximo possível de calorias em uma única refeição, pois não havia abundância de alimentos tal como ocorre hoje. Outros exemplos vão no sentido oposto. É o caso da prática de atividades físicas. Fomos selecionados em um momento em que fazíamos grande quantidade de exercícios físicos, pois o modo de locomoção era andar. Contudo, hoje, no ambiente urbano, sobretudo, há disponíveis facilidades como os vários tipos de veículos e até mesmo dispositivos como as escadas rolantes que auxiliam a locomoção humana. Isso implica em pouca mobilidade física e acaba gerando riscos para a saúde;
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… não diz que as adaptações são perfeitas.
Mesmo se estivéssemos em nosso ambiente ancestral vivendo como caçadores-coletores nossas adaptações mentais seriam falíveis e imperfeitas. Se a seleção natural mantivesse um perfeito medo de cobras de modo a que as pessoas jamais saíssem de suas casas, seriam drasticamente reduzidos os casos de mortes por picada de cobra. No entanto, haveria um custo alto a pagar: a capacidade exploratória humana seria inexistente, o que resultari
a em falta de alimento, e conseqüentemente nos levaria à morte. As adaptações não são perfeitas porque se fossem muito eficazes seus custos ultrapassariam seus benefícios à sobrevivência e à reprodução. Além disso, as pressões seletivas são cegas quanto a um objetivo final a ser atingido futuramente pela adaptação. Sendo assim, o modo como um problema adaptativo foi solucionado pela seleção natural, ou seja pelo relojoeiro cego, quase nunca equivale àquele pelo qual um engenheiro o solucionaria, partindo do zero e pensando em simplicidade, eficiência e economia. Somado a este fato, não se pode esquecer que as adaptações nunca são exatamente iguais dentro da população, ou seja, mesmo se ela tiver atingido um nível ótimo, este nível será melhor para alguns do que para outros, pois sempre existe uma variação individual, que é a matéria-prima da evolução;
- … não diz que há genes para o egoísmo.
A abordagem do gene egoísta não é uma abordagem molecular para o egoísmo. O gene egoísta não é “aquilo” que pessoas egoístas têm. Muito menos a teoria diz que todos os genes têm desejos conscientes egoístas, como se eles só “pensassem” em si próprios. Os genes não possuem desejos conscientes. Eles simplesmente se auto-replicam. Aqueles que não se auto-replicaram não sobreviveram e não estão representados hoje. O padrão de auto-replicação cega produz resultados que por vezes são interpretados como se determinados genes tivessem interesse em ser mais representados nas próximas gerações. Tais genes não “têm” realmente esse interesse, mas agem cegamente como se tivessem. Trata-se de uma analogia com os interesses humanos. Usa-se a voz ativa e coloca-se intenção pessoal onde não há;
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… não diz que as pessoas inconscientemente visam aumentar a replicação de seus genes nas gerações seguintes.
Confundir os interesses dos genes com os das pessoas é uma das principais confusões feitas com a Psicologia Evolucionista. Exemplo: “O adultério não pode ser uma estratégia para propagar os genes egoístas, pois os adúlteros tomam providências contraceptivas”. O desejo sexual e o desejo de ter filhos não são uma estratégia das pessoas para propagarem seus genes. São uma estratégia das pessoas para obter os prazeres do sexo e os prazeres de
serem pais, e esses prazeres são a estratégia dos genes para propagarem-se nos filhos. Gene egoísta não implica em uma pessoa que faz tudo pensando em seus genes. As pessoas não pensam no que seria melhor pra seus genes, elas simplesmente comem pelo prazer de comer, pra matar a fome e por qualquer outra crença e desejo. Já os genes modelaram o desejo de comer quando se replicaram em pessoas que se alimentavam bem e conseqüentemente sobreviviam e reproduziam. O interesse dos genes e o interesse das pessoas estão separados por diferenças gigantescas em unidades de tempo. O interesse pessoal é pautado pelo hoje, ontem, amanhã, mês que vem, vida toda, enquanto o interesse do gene é pautado pela persistência de pressões adaptativas em sucessivas gerações no ambiente ancestral ao longo de milhões de anos;
Como você pôde perceber, nós vivemos em uma unidade de tempo mais rápida que a de nossos genes. Isso implica em não sermos dominados e controlados por eles. Somos livres para escolher não comer doces, se assim quisermos, e livres para seguir o propósito de não ter filhos, se assim o desejamos, livres para abdicar do sexo e até da própria sobrevivência. Temos esses pequenos viéses herdados em comer doce, ter filhos, praticar sexo e sobreviver, o que torna mais provável realizarmos tudo isso e mais difícil resistir a esses comportamentos, por sermos herdeiros de ancestrais que sobreviveram a ponto de deixar descendentes. Tais propensões foram moldadas no ambiente ancestral e não no atual. Então somos livres para fazermos o que bem entendermos agora com nosso corpo e com nossa mente.
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… não é sexista ou machista.
A Psicologia Evolucionista vem descobrindo muitas diferenças psicológicas inéditas entre homens e mulheres. Essas descobertas têm gerado confusão e muitos apregoam ser esta uma teoria baseada em machismo ou sexismo. Essa confusão vem de três problemas: Primeiro, a generalização ingênua. Assim, dizer que os homens são, em média, maiores que as mulheres não significa que todos os homens sejam mais altos do que todas as mulheres. Dizer que as mulheres têm mais fluência verbal que os homens não quer dizer que todos os homens sejam praticamente mudos. Depois vem
o preconceito. O preconceito ocorre quando ingenuamente julgamos a priori uma pessoa pela média dos atributos de seu grupo. Dizer que homens têm mais facilidade para a localização espacial não habilita ninguém a destratar, desmerecer ou desqualificar uma mulher por seu modo de dirigir. Finalmente vem a confusão entre diferença e desigualdade. Nenhuma diferença anatômica ou mental entre homens e mulheres implica qualquer julgamento de valor. Todos os seres humanos devem, por princípio, ter iguais direitos e oportunidades. Não há incompatibilidade entre sermos diferentes e termos garantias de igualdade de direitos;
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… não embasa julgamentos morais, nem justifica nossas ações.
Confundir explicações científicas com recomendações ou justificativas morais é o erro mais perigoso, por seu forte conteúdo emocional. É conhecido como falácia naturalista e implica numa nivelação equivocada entre o “é” das explicações descritivas e o “deve ser” das recomendações morais. Enquanto cientistas – cientes de que todo conhecimento tem um grau de incerteza – usam o verbo “dever” no sentido de “haver uma probabilidade de” para explicar a previsão de uma possibilidade, como na frase “Se existirem componentes herdáveis na propensão ao estupro e se alguns estupros tiverem gerado filhos, então deve ter havido uma pressão seletiva favorecendo as propensões envolvidas no estupro”; Outras pessoas ouvem o verbo “deve” no sentido de “ser moralmente preferível” e acusam esses pesquisadores de estar justificando, ou naturalizando um ato brutal e criminoso, o que não é verdade. Não somos escravos das adaptações mentais, uma vez que a própria seleção por flexibilidade de repertório conforme o contexto favorece um controle consciente dos nossos comportamentos, como a infidelidade. E, sendo um ato consciente, ele não isenta a culpabilidade daqueles que, ao satisfazerem seus desejos irresponsavelmente, expõem parceiros a danos à saúde pelo sexo desprotegido e à confiança pela traição. Nossas propensões mentais não são desculpa para nenhum ato danoso;
Causas apontadas
Por que esses mal-entendidos acontecem com tanta freqüência? Provavelmente não existe uma resposta única. Diferentes explicações foram dadas, não necessariamente excludentes.

A primeira fonte de explicação foca a causa dos mal-entendidos em nossos próprios padrões cognitivos de processamento de informações. Temos a tendência a simplificar qualquer informação para reduzir a demanda por recursos cognitivos e um forte desejo de gerar previsões a partir de casos específicos, o que nos faz incorrer na generalização. Quando esses padrões cognitivos são usados na tentativa de entender a relação entre gene, ambiente e comportamento, facilmente caímos nas supersimplificações como “gene gay” ou “gene da felicidade”, na tentativa de se aplicar o modelo mendeliano, que é simples, ao comportamento, que não o é. O desenvolvimento ontogenético é uma complexa interação singular entre genes, seqüência temporal dos ambientes externos e eventos aleatórios. Por isso, ainda não foi desenvolvido um modelo didático para descrever a influência genética no comportamento de forma lógica, como no modelo mendeliano, em que um gene é igual a uma característica.

Outra fonte de mal-entendidos envolve a aparente simplicidade da teoria da evolução. A facilidade de apreender o conceito de seleção natural leva as pessoas a pensar que entenderam completamente a evolução depois de um rápido contato com a teoria. Saber o modo darwinista de explicar o tamanho do pescoço da girafa não garante pleno entendimento do evolucionismo, principalmente quando aplicado ao comportamento humano.

Valores morais e condição animal


Agora que sabemos algumas causas dos preconceitos e mal-entendidos e sabemos como resolvê-los, faça um teste: busque notícias sobre ciência que envolvam genes, comportamento e psicologia evolucionista e veja se consegue identificar algum mal-entendido. Será mesmo que depois de ler esse texto você já está “vacinado” contra os mal-entendidos? Você agora sabe dizer o que está errado quando se fala em linguagem e infidelidade inatas? Você ainda acha que estudar diferenças entre homens e mulheres na perspectiva evolucionista é dar base moral para a dominação masculina? Considera mesmo que o fato de sermos animais nos torna escravos dos nossos genes?
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…Psicologia Evolucionária, pois esta é uma tradução errônea do inglês Evolutionary Psychology.
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…Psicologia Evolutiva, pois essa terminologia designa a Psicologia do Desenvolvimento. A teoria em que a Psicologia Evolucionista se embasa é evolutiva, logo a disciplina é evolucionista. Segundo um artigo que padroniza as traduções dos termos em inglês da área de Etologia publicado em 2002 por Yamamoto e Ades, Evolutionary Psychology no Brasil é Psicologia Evolucionista.
Referências
BUSSAB, V. S. H.; RIBEIRO, F. J. L. Biologicamente cultural. In M. M. P. RODRIGUES; L. SOUZA; M. F. Q. FREITAS (Orgs.). Psicologia: Reflexões (in)pertinentes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
LEWONTIN, R. A Tripla Hélice– Gene, Organismo e Ambiente. Companhia das Letras, 2002.
MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: UNESP, 2005.
OTTA, E.; RIBEIRO, F. J. L.; BUSSAB, V. S. R. (2003). Inato versus adquirido: Persistência de uma dicotomia. Revista de Ciências Humanas. Florianópolis, 2003. 34, 283-311.
PINKER, S. Tábula rasa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
RIDLEY, M. O que nos faz humanos. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Descobrindo a Árvore da Vida – Palestras no Rio

O que nem muitos sabem é que o Brasil é o único país em que, paralelamente às Exposições DARWIN, ocorrem dois ciclos de palestras: o Infinitas Formas, que trata da temática da biodiversidade, e o Descobrindo a Árvore da Vida, que trata


Revolução Genômica e Lei de Biossegurança





As narrativas modernas da história da eugenia apresentam-na como um exemplo dos perigos de se deixar a ciência, especialmente a genética sem controle. Mas trata-se na realidade muito mais de um exemplo do perigo de se deixar o governo sem controle. Pois, apesar de todo cientista moderno reconhecer a eugenia como uma pseudociência, muito do que está errado com a eugenia não é ciência, mas coerção do Estado.
Quanto olhamos para essa votação da Lei de Biossegurança vemos novamente o catolicismo via CNBB (Congregação Nacional dos Bispos do Brasil) tentando impedir que os cientistas desalmados cometam atrocidades. Entretanto, agora a história é bem diferente, serão feitas pesquisas em culturas de células embrionárias para entendermos quais os processos ocorrem na diferenciação dessas células em todas as células especializadas do nosso corpo.
2009 – Sua cabeça estará em Darwin ou nas estrelas?
Apesar do recente eclípce total da lua ter deixado muitos com a cabeça nas estrelas (inclusive eu), o MARCO EVOLUTIVO está engajado a fazer com que as pessoas fiquem com a cabeça em Darwin. Fico feliz que um texto deste site intitulado 2009 o “ANO DA BIOLOGIA” atraiu a atenção do Administrador da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia. Ele veio nos dar uma informação e trouxe duas boas notícias e outra desanimadora.





Dica de Livro – A Tripla Hélice
No primeiro capítulo, Gene e Organismo, Lewontin faz uma profunda análise das inter-relações entre gene e organismo na formação do fenótipo durante o desenvolvimento e condena a separação entre ambos. Ele ressalta os perigos das metáforas na ciência, esclarece mal-entendidos mais comuns sobre DNA, gene e genoma e relativiza a importância do seqüenciamento do genoma humano dizendo que os genes são apenas uma parte, não isolada do ambiente, do desenvolvimento do organismo.










1,99 centenas para Darwin no Dia de Darwin
Darwin nasceu no dia 12 de Fevereiro de 1809 e este ano ele faz 199 anos. Não é uma data para se passar em branco. No mundo todo o dia 12/02 é celebrado como o DARWIN DAY a Global Celebration of Science and Humanity.
A Darwin Day Celebration se embasa na premissa de que a ciência, assim como a música, é uma linguagem internacional que fala a todas as pessoas de um modo similar. E que Charles Darwin é um símbolo tão importante do pensamento moderno a ponto de merecer nosso foco na elaboração de uma Celebração Global da Ciência e da Humanidade que promova uma ligação comum entre todas as pessoas da Terra.
Desde 1995, quando foi realizado o primeiro evento “oficial” na Stanford University (EUA)por iniciativa de Robert Stephens, instituições ou grupos de cientistas espalhados pelo mundo celebram o Dia de Darwin, um tributo à obra científica do naturalista inglês e, mais amplamente, uma forma de promoção da educação em ciência. Antes disso outros eventos já celebravam a data, como o “Darwin Festival”,da Salem State College, de Massachusetts, que acontece desde os anos 80. E em 2008 também ocorrerá outro Darwin Festival em Shrewsbury.
Hoje a organização Darwin Day Celebration, conta com milhares de associados e incentiva, organiza e auxilia eventos públicos de divulgação da ciência em cerca de 13 países. As comemorações são realizadas sempre por volta do dia 12 de fevereiro. Os vários eventos programados para 2008 no mundo já estão disponíveis no DarwinDay.org.
No Brasil a primeira celebração do Dia de Darwin foi realizada em 2005 no Rio de Janeiro. Uma das cidades visitadas por Charles Darwin em vida durante a viagem do HMS Beagle e agora em morte com a Exposição DARWIN: Descubra o Homem e a Teoria que Revolucionou o Mundo, de 23 de janeiro a 13 de abril no Museu Histórico Nacional.
A escolha do Rio para a primeira celebração nacional do Dia de Darwin foi bastante apropriada, por conta da polêmica gerada pela adoção, nas escolas estaduais, do ensino do criacionismo. Aliás, a celebração do Dia de Darwin não é só uma afirmação da educação de ciência e da teoria evolutiva, mas também uma manifestação contra o movimento criacionista.

As palestras deste ciclo pretendem situar a vida e a obra de Charles Darwin e a sua influência não só sobre a biologia como também em outras áreas do conhecimento e na visão de mundo contemporânea. O Dr. Nelio Marco Vicenzo Bizzo, professor titular da USP, apresentará sua visão original sobre a importância da viagem do Beagle para Charles Darwin onde os Andes aparecem como protagonistas dessa história no local comumente atribuído às ilhas Galápagos.
Em São Paulo, o Dia de Darwin é celebrado desde 2006 no Museu de Zoologia da USP. Os eventos contaram sempre com várias palestras
Essa iniciativa das gravações on line é simplesmente incrível. Aliás, toda a iniciativa brasileira envolvendo o Dia de Darwin desde a pioneira do Rio tem como principais idealizadores e organizadores os pós-graduados pelo Museu de Zoo: Maria Isabel Landim e Cristiano Moreira. Os mesmos que participaram como coordenadores científicos da Exposição Darwin no MASP. Eles estão de parabéns por todas as iniciativas e espero que a dedicação e empolgação deles inspire muitos outros profissionais a realizar muitos eventos, principalmente no ano que vem – 2009 – o ANO DA BIOLOGIA.
Neste ano, o Dia de Darwin em São Paulo será celebrado no dia 16 de fevereiro sábado. Ingresso do Museu de Zoologia da USP é de R$ 2,00 (meia entrada para estudantes e idosos). Será o dia todo com palestra, mesa redonda e filme.
Pela manhã: 11h – palestra com Nelio Bizzo (FEUSP) – “A teoria hereditária de Darwin”.
Pela tarde: 14h – mesa-redonda
Mário de Pinna – “Padrões na natureza e a teoria evolutiva.”
Mário de Vivo – “Biogeografia e a teoria evolutiva.”
Hussam Zaher – “Tempo geológico e a teoria evolutiva.”
A palestra e a mesa-redonda serão transmitidas pela internet, através do serviço de IPTV da USP. Perguntas aos palestrantes podem ser encaminhadas para o email: darwin.mzusp@gmail.com (colocar “pergunta” no assunto do e-mail).
Paulistanos esse evento é imperdível! Afinal o que são 1,99 Reais por 1,99 centenas para Darwin.Aproveitem o Dia de Darwin no Rio de Janeiro e em São Paulo pessoal!! E os outros Estados vamos animar para as festividades biológicas desse ano e do ANO DA BIOLOGIA no Brasil.
2009 o “ANO DA BIOLOGIA”

Será que a Biologia tem alguma data assim tão cientificamente importante? Mas é claro que sim!


Em “A Origem das Espécies de Darwin – Uma Biografia” a autora Janet Browne mostra como A Origem das Espécies pode reivindicar para si o papel de maior livro científico já escrito no mundo.
A revolução darwinista é ao mesmo tempo científica e filosófica, e uma não poderia ter ocorrido sem a outra. Foram os preconceitos filosóficos dos cientistas, mais do que a falta de evidências científicas, que impediu de ver como a teoria poderia realmente funcionar. Mas esses preconceitos com relação à filosofia que tinham de ser eliminados possuíam raízes profundas demais para ser deslocados pelo simples brilhantismo filosófico. Foi preciso um irresistível
Quase todo componente do sistema de crenças do ser humano moderno é afetado, de alguma maneira, por uma ou outra das inovações conceituais de Darwin. Sua obra como um todo é o fundamento de uma nova filosofia da biologia, que se desenvolve rapidamente. Não pode haver dúvida de que a maneira de pensar de toda pessoa ocidental moderna foi profundamente afetada pelo pensamento filosófico de Darwin. Então, não existe forma melhor de reconhecer a extraordinária contribuição de Charles Robert Darwin para a ciência moderna do que fazermos do ano de 2009 o “ANO DA BIOLOGIA”.
Além disso, algo que poucos lembram, mas 1809, o ano em que Darwin nasceu, é a data da publicação do “Filosofia Zoológica”, o livro em que Jean-Baptiste Lamarck apresentou sua teoria da evolução. Lamarck é muito injustiçado atualmente, pois ficou conhecido como o homem que errou a teoria da evolução. Mas foi Lamarck quem começou a usar o termo “Biologia” para designar a ciência que estuda os seres vivos e foi ele também que
fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados. Ele foi uma dos principais transformistas que defendiam que os seres vivos mudam ao longo do tempo, evoluem. E assim como Darwin ele também tem uma data de vida relacionada à data de publicação de seu livro, pois Lamarck morreu em 1829.
Então em 2009, Darwin fará 200 anos, o “Origem das Espécies” fará 150 anos, o “Filosofia Zoológica” fará 200 anos e Lamarck fará 180 de falecimento. Simplesmente é motivo de sobra para fazermos de 2009 um excelente oportunidade para promover exposições, cursos, congressos,
A Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia está convidando todos seus associados, historiadores, educadores e demais organizações para somar esforços para fazer do ano de 2009 o “ANO DA BIOLOGIA”. E ela se empenhará, colaborando com outras entidades, para desenvolver um grande número de atividades comemorativas ao longo de 2009 de maneira que biologia evolutiva possa ser entendida de forma adequada como parte do conhecimento científico da atualidade.
Peço para que todos aqueles seres vivos, cientistas, filósofos, historiadores, professores, alunos, principalmente aqueles dos centros acadêmicos somem esforços para divulgar e biologizar o ano de 2009. Que já é no ano que vem!!! E que não existem mobilizações nem manisfestações nesse sentido, além da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia.
E para aqueles que acham que temos muito tempo é bom lembrarmos que nesse 2008 que acabamos de começar vamos comemorar 150 ano que Charles Lyell e Joseph Dalton Hooker fizeram com que o artigo de Darwin e Wallace fosse apresentado no encontro da Sociedade Linnaeana em 1858. Justamente o artigo que apresentou ao mundo a Teoria da Seleção Natural. É bom já irmos esquentando as velinhas de comemorações.
Dicas de Livros em Psicologia Evolucionista
Em inglês:
Esse livro é o Handbook mais atual e mais completo sobre a Psicologia Evolucionista. É fruto de uma contribuição única de 66 autores escrevendo capítulos distribuídos em partes sobre as fundações da Psicologia Evolucionista, sobrevivência, acasalamento, parental e parentesco, vivência em grupo, aplicação evolutiva a disciplinas tradicionais da Psicologia e a outras disciplinas como a Literatura e o Direito.
- The Evolution of Mind: Fundamental Questions and Controversies Gangestad, S. W. & Simpson, J. A. (Eds.), New York,
Guilford, 2007, 448 p.
Esse livro é o livro mais atual sobre Psicologia Evolucionista, aborda temas fundamentais e controvertidos. É produto de um empenho colaborativo de 47 autores escrevendo capítulos curtos distribuídos nas temáticas: reconstrução da evolução da mente humana, rastreando a evolução atual, nossos ancestrais mais próximos, explicando os custos e benefícios de comportamentos, modularidade da mente, o desenvolvimento como um alvo evolutivo, seleção de grupo, mudanças chaves na evolução da psicologia humana, evolução do cérebro, habilidade intelectual geral, cultura e evolução, evolução do acasalamento.
Esse é o livro mais didático sobre Psicologia Evolucionista, pois é ricamente ilustrado e assim os conceitos são passados de forma descontraída e eficiente. Apresenta caricatura de todos os autores e estudos clássicos da Psicologia Evolucionista. No final esclarece os mal-entendidos mais freqüentemente cometidos sobre esse tema e ainda oferece dicas de leituras. Aborda os temas centrais da teoria evolucionista, como as diferenças entre a mente humana e de nossos parentes mais próximos, os primatas e as diferenças na psicologia de homens e mulheres.
Traduzidos: 1. Pesquisadores
Como a mente funciona. Pinker, S. Tradução L. T. Motta. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, 66 6 p.
É a mais completa explicação sobre Psicologia Evolucionista traduzida. Apresenta detalhadamente a revolução da Psicologia Cognitiva e por fim sua fusão com a Biologia Evolucionista. O autor aborda questões como o modo pelo qual as crianças aprendem, como tomamos decisões ou enfrentamos riscos e os mecanismos por trás de fenômenos como criatividade, sensibilidade, amor, confiança. Pinker lança mão de pelo menos duas bases teóricas, o evolucionismo de Darwin e a ciência cognitiva.
É a mais profunda análise dos aspectos envolvidos na não aceitação de idéias evolucionistas pelas ciências Sociais e Humanas. Depois de resolver detalhadamente os medos por traz da resistência à aplicação das idéias Darwinistas ao ser humano ele aborda a Psicologia Evolucionista relacionada com a política, violência, gênero, crianças e artes. É o mais recomendado para as pessoas das áreas de Humanas e Sociais conhecerem, sem preconceitos, a Psicologia Evolucionista.
É o melhor livro sobre a importância da “outra” teoria de Darwin, a seleção sexual, para a Psicologia Evolucionista. Miller explica o grande esquecimento da teoria da seleção sexual durante todo o século XX e aplica os conceitos modernos de seleção sexual aos estudos atuais das adaptações mentais humanas. Ele faz um contraponto e complementa a visão de Pinker e aborda assuntos como a arte, a linguagem, a moralidade e a criatividade.
A Paixão Perigosa: Por que o ciúme é tão necessário quanto o amor e o sexo. Buss, D. M. Tradução M. Campello. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, 277p.
Buss, um dos pioneiros no mundo em Psicologia Evolucionista, oferece uma instigante e bem humorada perspectiva evolutiva sobre o ciúme, infidelidade, crimes passionais e desejo sexual, emoções humanas poderosas e universais.
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Anatomia do Amor: A história natural da monogamia, do adultério e do divórcio. Fisher, H. E. Tradução M. Lopes e M. Carbajal. Rio de Janeiro: Eureka, 1995, 430 p.
Esse livro aborda brilhantemente e interdisciplinarmente a origem, a evolução ancestral pré-histórica e o futuro da sexualidade humana, incluindo a paquera na seleção de parceiros, a paixão, o amor romântico, o adultério, o divórcio e o re-casamento.
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Mãe Natureza: Uma visão feminina da evolução . Hrdy, S. B. Tradução Rio de Janeiro: Campus, 2001, 704 p.
Esse livro aborda a maternidade sob as perspectivas evolutivas e comparativas, e mostra que muitas das emoções que informam as decisões reprodutivas das mulheres nos dias de hoje foram moldadas em um passado distante. Ela discute as complexidades e as diferentes atitudes comumente simplificadas como instinto materno.
- Guerra de Esperma. Baker, R. Tradução G. Z. Neto. Rio de Janeiro: Record, 1997, 402 p.
Esse livro aborda amplamente a sexualidade humana relacionada com a competição espermática. Ele brilhantemente usa um conto erótico sobre cada aspecto da sexualidade para situar, ilustrar e instigar o leitor. Depois aborda cientificamente assuntos como infidelidade, conflito sexual, masturbação, polução noturna, escolha de parceiros, aprendizagem sexual, prostituição e homossexualidade.
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Não Há Dois Iguais: Natureza humana e individualidade. Harris, J. R. Tradução R. Gouveia. São Paulo: Globo, 2007, 471 p.
Nesse livro comenta e às vezes desconstrói as teses mais aceitas pela ciência moderna. Idéias antigas, como o determinismo genético e a preponderância ambiental, caem por terra, enquanto o evolucionismo é tomado como objeto de estudo primordial no estudo da individualidade humana. Nesse caminho, a autora envereda por algumas áreas fascinantes do conhecimento, abordando tanto os experimentos clássicos da psicologia social quanto às últimas contribuições das pesquisas em neurociências. Praticamente nada escapa a seu olhar abrangente: gêmeos, autismo, o comportamento dos chimpanzés e a organização social das formigas.
- A Perigosa idéia de Darwin: a evolução e os significados da vida. Dennett, D. C. Tradução T. M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco,
1995, 612 p.
É o melhor livro sobre a dimensão filosófica da evolução biológica e suas implicações em todas as ciências, bem como para o entendimento da mente humana. O livro expõe as controvérsias atuais: sobre a origem da vida, a sociobiologia, a evolução da linguagem e da cultura e a ética evolutiva. Ele revela os anseios filosóficos, até religiosos, que têm distorcido as disputas entre cientistas e leigos. E, de forma polêmica, mostra que alguns dos mais importantes pensadores contemporâneos são simplesmente incapazes de esconder o mal-estar diante da grande idéia de Darwin. Este livro explica por que é uma idéia tão convincente, e por que promete oferecer – e não ameaçar – novos fundamentos para as nossas mais caras maneiras de conceber a vida.
- A Verdade sobre Cinderela: Uma visão Darwiniana do Cuidado Parental. Daly, M. & Wilson, M. Coimbra: Quarteto, 2001, 345 p.
É cem vezes mais provável um padrasto abusar de uma criança, ou mesmo matá-la, do que um pai genético. Esta descoberta assustadora foi trazida à luz do dia por dois cientistas canadianos que profetizaram, baseados em teorias darwinianas, que a ortodoxia official, que ignora os laços familiars, obscurece os perigos cada vez maiores em que incorrem as crianças que vivem em famílias adoptivas. Esta ameaça, embora seja um tema recorrente de lendas populares por todo o mundo, tem sido escandalosamente negligenciada pelos politicos e pela mídia. Mas por que terá o parentesco um efeito assim tão profundo? Numa aplicação clássica da teoria evolucionista, Martin Daly e Margo Wilson apresentam-nos evidências de sociedades de todo o mundo para nos contarem, pelo menos, a verdade darwiniana sobre Cinderela.
2. Divulgadores
O Animal Moral: porque somos como somos: a nova ciência da psicologia evolucionista. Wright, R., Tradução L. Wyler. Rio de Janeiro: Campus, 1996, 4
16 p.
Apresenta a Psicologia Evolucionista traçando um paralelo interessante com a biografia de Charles Darwin. Aborda temas como sexo, romance e amor, cimento social como família e amigos, conflitos sociais e morais da história como ética e religião.
- As origens da virtude: um estudo biológico da solidariedade. Ridley, M. Tradução B. Vargas. Rio de Janeiro: Record, 1996, 332 p.
Esse livro é muito bem escrito e aborda os aspectos evolucionistas da solidariedade humana. Engloba temas como a preservação ambiental em bens públicos e presentes privados, sentimentos morais, tribalismo, guerra, comércio, religião e propriedade.
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O que nos faz humanos: genes, natureza e experiência. Ridley, M. Tradução R. Vinagre. Rio de Janeiro: Record, 2004, 399 p.
Esse livro é o melhor livro sobre a superação da dicotomia inato X aprendido. Ele mostra como processos genéticos estão entrelaçados nos processos aprendidos. Brilhantemente ele mostra como a natureza ocorre via a criação abordando a biografia de doze barbudos Charles Darwin, Francis Galton, Willian James, Hugo De Vries, Ivan Pavlov, John Watson, Emil Kraepelin, Sigmund Freud, Emile Durkheim, Frans Boas, Jean Piaget, Konrad Loranz. Veja maiores detalhes: O que nos faz humanos no Científica Mente
- Instinto Humano: como nossos impulsos primitivos moldaram o que somos hoje. Winston, R., Tradução M. M. Ribeiro e S. Mazzolenis. São
Paulo: Globo, 2006, 431 p.
Esse é o livro escrito pelo autor da série da BBC Instinto Humano e divulgado pelo Fantástico por Lazaro Ramos na série com o mesmo nome. Ele faz um apanhado geral sobre os temas estudados pela Psicologia Evolucionista como: sobrevivência, desenvolvimento, sexo, família, seleção sexual e risco, violência, moralidade e espiritualidade. Winston oferece explicações científicas de modo claro a partir da elucidação de questões prosaicas como porque um bebê recém-nascido sabe mamar ou porque salivamos diante de um belo prato de comida.
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A Culpa é da Genética. Burnham, T. & Phelan, J., Tradução C. I. Costa. Rio de Janeiro: Sextante, 2002, 240 p.
Esse livro mostra de forma acessível e bem humorada a influência dos genes, via instintos, em nosso comportamento e inclui dicas para lidar melhor com eles em nosso ambiente atual. Aborda temas cotidianos como dívidas, gordura, drogas, risco, ganância, gênero, beleza, infidelidade, família, amigos e inimigos.
Nacional:
O Pensamento de Animais e Intelectuais: Evolução e Epistemologia. Werner, D. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 1997, 195.
Esse é o único livro nacional relacionado à Psicologia Evolucionista. Nele é abordada a evolução de diferentes formas de pensar e suas implicações epistemológicas, bem como o papel de nossos vieses cognitivos em elaborar e avaliar idéias. São discutidos temas como formas de encarar a realidade, formas elementares de pensar, senso comum, formas intelectuais de pensar e formas antropológicas de pensar. Werner, que é antropólogo, aborda a evolução da cognição sob o ponto de vista darwinista.