Os “Ricardões” da Evolução e da Seleção Sexual

Em muitos circulos, tanto leigos quanto científicos, a Evolução e principalmente a Seleção Sexual são precariamente entendidos e grandemente negados. E o biólogo Dr. Ricardo Waizbort tem se empenhado para que essa situação mude. Ele é especialista em genética, mestre e doutor em Letras, pela UFRJ. Desde 1998 trabalha na Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, com projetos que investigam a recepção do darwinismo no Brasil e o significado filosófico do darwinismo para o conhecimento científico e para a vida humana. Também estão no seu foco de interesse as discussões sobre o conceito de gene e as implicações do darwinismo para a compreensão e interpretação de obras literárias.
Nessa quinta, dia 05/06 (Dia Mundial do Meio Ambiente), às 14:30 ele fará uma palestra gratuita sobre Darwin, a Seleção Sexual e a Espécie Humana no Fórum de Sistemática e Evolução do Museu de Zoologia da USP. Ele já falou sobre esse assunto para os cariocas no ciclo de palestras da Exposição Darwin no Rio. O Fórum de Sistemática e Evolução visa estimular discussões de tópicos amplos relacionados à sistemática e evolução biológica, promovendo o desenvolvimento do pensamento teórico e da interação entre estas áreas e outras subdisciplinas das ciências da vida. No site do Fórum, entre em programação e no mês de junho lá estão disponibilidados as referências bibliográficas, textos muito interessantes do próprio Dr. Ricardo Waizbort .
E nada como uma boa discussão sobre Evolução, Seleção Sexual e Comportamento Humano. Em uma entrevista que o Dr. Ricardo Waizbort concedeu ao Ciência Hoje on line sobre o porquê de o brasileiro não acreditar em Darwin, ele abordou temas interessantes como aceitação da evolução, seu ensido e o problema com os religiosos. Segundo ele “Vivemos uma batalha muito mais retórica, de convencimento e persuasão, do que uma batalha racional, em que são expostos argumentos e evidências para debate. No Brasil, vemos uma situação de analfabetismo científico muito preocupante, porque existem problemas na formação e atualização dos professores.” E ele acredita que “enquanto tivermos essa fragmentação do conhecimento, será complicado fazer os alunos entenderem a biologia de forma completa.” Leia a entrevista na íntegra aqui.
Um outro autor eminente que adora divulgar a evolução, resolver os mal-entendidos e separar religião de ciência é o Dr. Richard Dawkins. Além de seus livros provocativos e brilhantes, em seu site oficial apresenta muito material interessante, assim como no youtube. Ficamos aqui com uma palestra de Dawkins sobre a Teoria da Razão Sexual e a Seleção Sexual.

Discussão - 3 comentários

  1. Luísa disse:

    Olá Marco, aqui é a Luísa Spinelli, de Natal, tou passando pra dizer que o blog está uma delícia, pirei nos textos e que certamente entrarei mais vezes!!!!

  2. Marco Antônio Corrêa Varella disse:

    Que isso Luísa!! Valeu mesmo pelo apoio e incentivo! Fico muito feliz com um retorno assim! E continue ligada!Abraços

  3. Isis disse:

    Gostei das dicas... Já cliquei nos links para descobrir mais coisas. Poste mais sobre o tema.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.