H5N1 – A ameaça continua


Um novo artigo no Blog Effect Measure sobre a Gripe Aviária.

A ameaça da Gripe Aviária continua
Karo, Indonésia, está de volta às manchetes sobre a gripe aviária. Uma outra vila no distrito de Karo foi palco do maior foco da gripe aviária até hoje (oito casos, dos quais, sete fatais). A transmissão de pessoa a pessoa foi reconhecida, de má vontade, pela Organização Munidial de Saúde, embora as autoridades da saúde da Indonèsia ainda resistam a admití-lo. Agora é o local de mais sete casos suspeitos, inclusive ao menos um foco familiar.

« Se se trata de um novo foco, isto deve ser cientificamente comprovado», disse Runizar Ruesin, chefe do Centro de Informações sobre Gripe Aviária no Ministério da Saúde da Indonésia.
Ele disse que sete pessoas foram internadas no hospital local Kaban Jahe, sendo três enviados a um hospital estatal.
Os últimos três são crianças – dois irmãos de 10 e 6 anos, e seu vizinho de 18 meses. « Eu ainda estou esperando o resultado dos exames», disse Ruesin. (Reuters via Thanhnien News)

Há relatos de galinhas mortas na área, mas nenhum outro histórico de exposição foi dado. Os ministros da Saúde, Bem-estar Social e Agricultura viajaram até a área, mas foram recebidos por uma população hostil que arrancou as máscaras dos ministros e forçou-os a remover suas roupas de proteção. O planejado abate das aves do local teve que ser cancelado e foi necessário chamar o exército para restaurar a ordem. «Esta é a primeira vez em que ocorre uma rejeição ao abate das aves» foi a declaração atribuída ao Ministro da Saúde. Isto é uma mentira deslavada, uma vez que a resistência ao abate tem sido uma marca registrada da situação na Indonésia, desde o começo. Uma questão é a grande afeição dos indonésios a suas aves e outra, certamente, é de natureza econômica. O governo está pagando uma indenização muito pequena.
As três crianças foram hospitalizadas com sintomas de gripe, em condições estáveis. Elas agora estão no hospital da capital da província, após terem sido removidas do hospital da vila. Diz-se que uma das crianças está com pneumonia. Outras quatro pessoas da mesma área estão senfo igualmente removidas para o hospital provincial, mas nenhum detalhe desses casos está disponível. (Forbes)
Ainda estamos em agosto mas a temporada de gripe parece já ter começado [nota do tradutor: hemisfério Norte; lá é pleno verão] . O que ela vai trazer, ninguém sabe. A ameaça da gripe aviária está longe de ser descartada, a despeito dos bem divulgados comunicados à imprensa em contrário.
Addendum: A TV da África do Sul diz que seis destes casos foram descartados, com base em exames feitos pelo Governo da Indonésia e pelo Laboratório da Marinha Americana, NAMR2. Não existem informações sobre o sétimo caso. Uma outra possível morte foi relatada na Tailândia, portanto a gripe aviária continua impávida, a despeito das boas notícias provisórias vindas de Karo.

Soa meio paranóico, não é?… Mas essa cepa H5N1, quando pega, mata! Então, qualquer cuidado é pouco. Se essa praga vier a sofrer a mutação que lhe permita se tornar uma pandemia, coitadinho do mundo… Só para se ter uma noção, a Gripe Espanhola também começou como uma gripe aviária, passou para os porcos e, daí, para as pessoas. E havia muito menos pessoas, em cidades bem menores e sem o tráfego aéreo atual…

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM