Esse filme eu já vi…

Notícia publicada no Le Monde:

Instalado o Governo de Coalizão Esquerda–Extrema Direita
O governo eslovaco de coalizão “vermelho-pardo” do Primeiro Ministro Robert Fico obteve, nesta sexta-feira 4 de agosto, um “voto de confiança” dos deputados, após uma maratona de debates de dois dias. Mesmo com a maioria já garantida, por causa da confortável maioria com um gabinete que reúne social-democratas, populistas e nacionalistas (85 assentos em 150), cerca de cinqüenta deputados eleitos pela oposição criticaram com virulência o programa de governo. [… a notícia prossegue com detalhes que não vêm ao caso… Se alguém se interessar, é só clicar no link do título]

Em um certo país lusófono da América do Sul, há quatro anos que uma “coalizão” desse tipo vem produzindo um governo pífio, com discurso esquerdista, política econômica de direita e um sem-número de escândalos de corrupção e “arreglos” para garantir uma suposta “governabilidade”. Será que vai funcionar na Eslováquia?
E algo pior acaba de me ocorrer: a última tentativa de unir populismo—direita–nacionalista em um país próximo da Eslováquia foi feita por um tal Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (mais conhecido pelo diminutivo “nazi”)… E a “República de Weimar” também era parlamentarista…
«Aqueles que não se lembram do passado, estão condenados a repetí-lo.» – Santayana
«O aforismo de Santayana deveria ser invertido: freqüentemente são aqueles que podem lembrar do passado que estão condenados a repetí-lo.» – Arthur M. Schlesinger, Jr.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM