Violência gera mais violência

Artigo extraído do EurekAlert:
Tulane University
Exposição a crimes de guerra pode prejudicar os esforços para obter a paz
Pessoas que foram traumatizadas pela exposição a crimes de guerra, têm uma tendência a escolher medidas violentas e rejeitar medidas não-violentas para obter a paz, diz um estudo conjunto da Univesidade Tulane e Universidade da Califórnia em Berkeley, na edição de 1 de agosto do Journal of the American Medical Association.
Desde a década de 1980s, o Exército de Resistência Divino, um grupo rebelde, tem realizado atos de guerra no Norte de Uganda, matando e mutilando um número incontável de civis e seqüestrando dezenas de milhares de adultos e crianças. Mais de um milhão e meio de pessoas foram parar em campos de refugiados.
A equipe Tulane/Berkeley de pesquisadores pesquisou 2.585 adultos com 18 anos ou mais, em vilas e campos no Norte de Uganda, no período de abril e maio de 2005. Apesquisa, conduzida com questionários, foi projetada para determinar o nível de exposição à violência relacionada com a guerra e a prevalência de sintomas da Disfunção de Stress Pós-trumático (posttraumatic stress disorder = PTSD) e de depressão, e estabelecer como essas variáveis são relacionadas com as visões dos questionados acerca da paz.
A violência relacionada com a guerra teve um notável impacto no bem estar psicológico do povo na região, descobriram os pesquisadores. Cerca de três quartos dos questionados relataram sintomas de PTSD e cerca de metade obteve diagnóstico de depressão. Os pesquisadores descobriram, ainda, que os entrevistados com sintomas de PTSD e/ou depressão estavam mais inclinados a identificar menos meios não-violentos do que meios violentos para a obtenção da paz.
Os autores sugerem que esses resultados devem ser considerados, junto a outros fatores, quando da implementação de mecanismos dirigidos à promoção da justiça e reconciliação, tais como anistias, julgamentos de crimes e comissões de investigação.

###

Quem quiser aplicar os dados às periferias das conurbações brasileiras, estará com toda a razão. Quem pode tirar a razão do que é dito nesta reportagem da BBC?

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM