Já começou o bate-boca

Notícia extraída do “The Guardian:
<

Chefe do Exército Britânico ataca os EUA como “em bancarrota intelectual” sobre o Iraque

Peter Richards
Saturday September 1, 2007
The Guardian
O antigo chefe do Exército Britânico criticou a política pós-guerra dos EUA, chamando-a de “bancarrota intelectual”.
O General Sir Mike Jackson, que comandou o exército durante a guerra no Iraque, descreveu como “disparatada” (“nonsensical”) a alegação do antigo Secretário da Defesa dos EUA, Donnald Rumsfeld, de que as forças dos EUA “não realizam construção de nações”. Ele també contra-atacou as insinuações de que as forças britânicas tenham falhado em Basra.
Mr Rumsfeld foi “um dos maiores responsáveis pela corrente situação no Iraque”, diz o General Jackson says em sua autobiografia, “Soldado”. Ele descreve a abordagem de Washington para o combate ao terrorismo global como “inadequada” por depender de poder militar. sobrepujando a diplomacia e a construção de nações.
Na última semana, o General Jack Keane, um comandante americano recentemente de volta do Iraque, declarou que a situação no Sul do Iraque estava “se deteriorando” e que havia um “desengajamento geral” dos militares bitânicos em Basra. Mas o General Jackson disse ao Daily Telegraph, que está publicando em capítulos seu livro: “Eu nã acho essa afirmativa justa”.
“O que aconteceu no Sul, como no resto do Iraque, foi que a responsabilidade primária pela segurança deveria ser transferida para os iraquianos, uma vez que as autoridades iraquianas e a coalizão estivessem satisfeitos com seu treinamento e seu desenvolvimento fosse apropriado”.
“No Sul, nós tínhamos responsabilidade por quatro províncias. Três delas foram entregues, de acordo com essa estratégia”.
Ele também criticou a decisão de entregar o controle do planejamento da administração do Iraque ao Pentágono e declarou que a dissolução do exército e das forças de segurança iraquianos foi “muita miopia”.
O Pentágono declarou que pontos de vista diferentes são uma “característica das sociedades abertas e democráticas”.
***********************

Nem os ingleses estão mais aguentando o Bush e seus trapalhões… Por isso e outras, Blair foi para o vinagre…

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM