Mais más notícias vindas dos mares

Através do EurekAlert, uma notícia da Instituição Oceanográfica Woods Hole alerta sobre os efeitos da chuva ácida sobre o ambiente dos mares. (Não vou transcrever na íntegra, apenas destacar alguns parágrafos importantes).

Chuva ácida tem um impacto desproporcional nas águas costeiras
A liberação de Enxofre e Nitrogênio na atmosfera por usinas de energia e atividades agrícolas desempenham um papel menor em tornar os oceanos mais ácidos em escala global, mas o impacto é grandemente ampliado nas águas mais rasas das costas dos oceanos, de acordo com nova pesquisa realizada por químicos atmosféricos e marinhos.
A “acidificação” dos oceanos ocorre quando compostos químicos, tais como Dióxido de Carbono, Enxofre ou Nitrogênio se misturam às águas do mar, um processo que diminui o pH e reduz a armazenagem da Carbono.
A acidificação dos oceanos prejudica a capacidade de organismos marinhos, tais como ouriços do mar, corais e certos tipos de plancton, de reclher Carbonato de Cálcio para produzir suas cascas exteriores duras ou “exoesqueletos”. Esses organismos fornecem alimento e habitat essencial para outras espécies, de forma que sua destruição pode afetar ecossistemas oceânicos inteiros.
(para ler a íntegra da notícia em inglês e ver os gráficos, use o link do título do artigo)

************************
Por enquanto, as conseqüências mais notáveis estão restritas ao Hemisfério Norte, onde o carvão ainda é o principal combustível para termoelétricas. Pelo jeito, as queimadas no Hemisfério Sul, ainda não conseguiram atingir a grau de poluição atmosférica do Norte Industrializado. Até quando?… Ninguém sabe.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM