Certo, mas pelos motivos errados…

Eu não aprendo nunca!… Eu insisto em denunciar as segundas intenções escondidas em diversas medidas governamentais “para a defesa do cidadão”, mas ninguém me leva a sério.  E, como sempre, me vem com estatísticas… Esquecem que “existem mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas”.

A troco de que eu estou resmungando?… Pelos seguinte: a Ana Cláudia Bessa postou uma excelente matéria no Futuro do Presente, incentivando as pessoas a usarem mesmo o cinto de segurança dos carros. É claro que ela está certa! As benditas estatísticas – realizadas pelas maiores interessadas: as Seguradoras – comprovam que a maioria dos acidentes com vítimas ocorre próximo da residência, do local de trabalho, do mercado, enfim: de um local que o  motorista conhece “como a palma da mão” e por isso relaxa na atenção. Esses acidentes, normalmente ocorrem a baixas velocidades, inferiores a 60 km/h. Nessas velocidades, o cinto de segurança é eficaz. Acima disso, já é recomendável um air-bag

Pois é… Eu caí na asneira de comentar que a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é uma legislação (nem isso é: o CONTRAN não é “Poder Legislativo”…) hipócrita, safada e beneficia, principalmente, as Seguradoras e a “indústria de multas”. Choveu pedra!… 🙁

Caso seguinte: existem diversos casos de transeuntes inocentes que são atingidos por “balas perdidas”. Vamos tornar obrigatório o uso de coletes a prova de balas?… Todos os dias, pessoas são feridas por objetos que caem de prédios: vamos tornar obrigatório o uso de capacetes de proteção?…

Recentemente, realizaram um plebiscito para decidir se proibiam ou não a comercialização de armas de fogo. Muita gente lamentou o resultado negativo, atribuindo a “culpa” à ausência do poder público na proteção do cidadão. É mesmo?… Então, se mirem no exemplo de um país onde nem a polícia anda armada.

Esse negócio de “eu não gosto, portanto você não pode”, está começando a virar desculpa para falta de educação e grosseria, disfarçada de “política-ou-ecológicamente correto”. Eu que sou gordo e tabagista, tenho ouvido as maiores grosserias de gente “bem-intencionada, que está falando para seu bem”… Não adianta eu só fumar em ambiente aberto e longe das pessoas: sempre aparece alguém, de passagem, e reclama… Alguns vão mais longe e começam a me avisar: “olha o enfarte!…” (e eu abro a camisa e mostro a cicatriz da operação das 4 pontes…) Cara!… Cigarro mata! Eu sei! Mas aporrinhação mata também!… (Antes que alguém lembre: eu controlo meus pulmões e eles vão muito bem, obrigado!… podiam estar melhores, mas eu sou tabagista há 44 anos).

Mas, voltando à vaca fria, o bendito cinto de segurança… Eu me pergunto: se há toda essa preocupação com a segurança das pessoas em geral, por que se permite que passageiros andem em pé nos transportes coletivos?… Ônibus, trem, metrô, bate e freia bruscamente, também… Só que o Zé Mané que anda neles não tem seguro! Então, pode… Mas, se o passageiro de um carro soltar o cinto para apanhar alguma coisa perigosa que caiu no assoalho do carro e “seu guardinha” notar, tome uma multa! (Até me interpelaram: “você solta o cinto com o carro em movimento?”… Solto, sim!… e também ando em pé em ônibus… o perigo é o mesmo, se não for menor). Pombas!… Também é proibido andar com o carro sem pneu sobressalente… Aí, seu pneu fura; você troca. Até você chegar a uma borracharia e consertar o pneu furado, está “fora da lei”! Legal, né?… Se “seu guardinha” te pegar na “blitz”, não é obrigado a acreditar que você está mesmo indo a uma borracharia (e dou minha cara a tapa se todo o mundo vai direto para uma, assim que troca um pneu…) E vai ser mais “engraçado”, ainda, se o pneu tiver furado por causa de um buraco na rua…

Usar o cinto de segurança é correto?… Depende… Você tem air-bags no seu carro?… Se tem, explica isso para “seu guardinha”… Não vai adiantar nada: o uso do cinto é obrigatório. Você está no meio de um enorme engarrafamento, parado como uma lesma reumática, mas devidamente atrelado pelos arreios obrigatórios. (não atenda o celular!… Se “seu guardinha” vir você com o celular na mão – mesmo que seja para andar aqueles 15 cm a cada 15 min – tome uma multa!… Se você tem um bluetooth, tudo bem… celular com bluetooth não “distrai” o motorista…)

E, para por a cereja em cima do “sundae”, ainda me aparecem com a bendita “Lei Seca”!… “O número de acidentes diminuiu sensivelmente!…” Claro! Por causa da cervejinha que você não tomou?… Ou foi porque tiraram os bafômetros do armário e passaram a fiscalizar?… Não é estranho como brotou bafômetro do nada, quando apareceu a oportunidade de arrecadar mais umas multinhas?…

Se você ainda não se convenceu, me resta pedir para ler esta minha tradução: “Por que pessoas espertas defendem más idéias“… e, já que foi até lá, aproveite e leia também “Pitbulls e outras generalizações erradas“.

Recapitulando: eu sou a favor do uso de cintos de segurança (sempre usei, antes mesmo de ser equipamento obrigatório no carro), mas sou contra a obrigatoriedade. Se as Seguradoras quiserem, ponham uma cláusula no contrato que torne o seguro nulo se as pessoas não estiverem usando o cinto, na hora do “sinistro”. Elas têm dinheiro de sobra (te vendem teu carro de novo, a cada três anos…) e advogados, peritos e, se bobear, até “testemunhas” para isso… E sou totalmente contra a “Lei Seca”: fiscalizar o excesso de álcool já era obrigação das “otoridades” de trânsito. Mas chamar um choppinho de “excesso” é que é excesso.

Discussão - 2 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Manter ambas as mãos no volante a todo tempo também é obrigatório, bem como dirigir de olhos abertos.
    E AI de quem espirrar com a mão sobre a boca.

  2. Isis disse:

    Eu também sou contra a obrigatoriedade. Mas no Brasil as pessoas não tem noção do perigo ou o menosprezam. Se não fosse assim, garanto que quase ninguém usaria. E dá-lhe cofre público para cuidar dos machucados.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM