PressPac Semanal da American Chemical Society

[Semelhante ao Physics News Update, descobri este boletim da Sociedade Americana de Química. Mais um para traduzir periodicamente…]

American Chemical Society

American Chemical Society’s Weekly PressPac — 27 de agosto de 2008

Os cientistas podem melhorar o índice de sucessos na fertilização “in vitro”, usando um “laboratório em um chip ” para estudar os embriôes. A figura  acima é um embrião de rato no 5º dia de desenvolvimento.

UM “LABORATÓRIO EM UM CHIP” PARA AUMENTAR AS OPORTUNIDADES DE SUCESSO NA FERTILIZAÇÃO “IN VITRO”
Analytical Chemistry

Em uma descoberta que pode aumentar grandemente o índice de sucesso na fertilização “in vitro” (FIV), pesquisardores relatam o desenvolvimento de um pequeno “laboratório em um chip” para avaliar a adequabilidade dos embriões preparados para implante.  Um relatório sobre a nova abordagem — que os pesquisadores desrevem como mais rápida, mais fácil e mais confiável do que os processos convencionais de seleção de embriões — será publicado na edição de 1 de setembro da publicação quinzenal da ACS, Analytical Chemistry.

No novo estudo, Todd Thorsen e seus colegas observam que o corrente processo para avaliar a adequabilidade de um embrião para FIV envolve o exame por microscopia das características físicas do embrião, tais como o formato das células, que é demorado e pouco confiável. Quase 130.000 mulheres se submetem ao procedimento da FIV a cada ano, somente nos EUA, porém com um índice de sucesso de apenas 30%. Para aumentar o índice de sucesso da FIV, os médicos freqüentemente implantam mais de um embrião no útero, o que pode levar a gravidezes múltiplas e aumentar os riscos de gestação para a mãe e os filhos. É necessário um processo de seleção de embriões mais focalizado, dizem os pesquisadores.

Os cientistas descrevem o desenvolvimento de um, assim chamdo, chip microfuídico, do tamanho de uma moeda de 25 cents (com cerca de 25 mm de diâmetro). Ele é projetado para analisar automaticamente a saúde dos embriões considerados para implante, medindo como os embriões alteram os nutrientes chave no meio de cultura de tecidos usado para alimentar os embriões. Nos estudos em laboratório, os pesquisadores coletaram os fluidos que envolviam 10 embriões de ratos e colocaram os fluidos no chip controlado por computador para análise. Eles demonstraram que o dispositivo podia medir rapida (em minutos, em lugar de horas) e precisamente o conteúdo de nutrientes das amostras de fluidos. Além de aumentar a qualidade dos embriões escolhidos para FIV, o sistema pode, também, baratear os procedimentos, dizem os cientistas.

Artigo original: “Noninvasive Metabolic Profiling Using Microfluidics for Analysis of Single Preimplantation Embryos”

DOWNLOAD DO TEXTO INTEGRAL DO ARTIGO: http://dx.doi.org/10.1021/ac8010473

Todd Thorsen, Ph.D.
Massachusetts Institute of Technology
Cambridge, Massachusetts 02139
Phone: 617-253-9379
Fax: 617-258-8559
Email: thorsen@mit.edu

Alimentos que contém altos níveis de ácido fólico, tais como frutas e legumes, são uma importante parte de uma dieta saudável. A pesquisa relata novos detalhes entre baixos níveis de ácido fólico e câncer no cólon.

Novos indícios relacionam o ácido fólico na dieta e o câncer no cólon
Journal of Proteome Research

Pesquisadores no Reino Unido e no Texas relatam uma nova e detalhada explicação da ligação existente entre a baixa ingestão de ácido fólico e um risco aumentado para câncer do cólon, a segunda principal causa de mortes por câncer nos Estados Unidos. Seu estudo que reforça a importância do ácido fólico em uma dieta saudável, será publicado na edição de agosto de Journal of Proteome Research da ACS.

Susan Duthie e seus colegas observam que os pesquisadores já sabiam há anos que uma deficiência de ácido fólico, pertencente ao grupo das vitaminas B (também chamada de vitamina M), aumenta os riscos de doenças congênitas. Por causa disso, alguns fabricantes enriquecem alguns alimentos com ácido fólico. Os cientistas também descobriram que uma baixa ingestão de ácido fólico na dieta aumenta os riscos de desenvolver câncer de cólon em adultos. No entanto, os cientistas não têm uma explicação adequada para como a falta de ácido fólico afeta os genes, proteinas e células envolvidos no câncer.

Nesta nova pesquisa, os cientistas cultivaram células de cólon humano em culturas pobres em ácido fólico e ricas em ácido fólico. Eles descobriram que a carência de ácido fólico causa um aumento de DNA danificado e um efeito cascata de outras mutações biológicas ligadas ao aumento dos riscos de câncer.

Artigo original: “The Response of Human Colonocytes to Folate Deficiency in Vitro: Functional and Proteomic Analyses”

DOWNLOAD DO TEXTO INTEGRAL DO ARTIGO: http://dx.doi.org/10.1021/pr700751y

Susan J. Duthie, Ph.D.
Rowett Research Institute
Aberdeen, United Kingdom
Phone: 44-1224-712751, ext. 2324
Fax: 44-1224-716629
Email: sd@rri.sari.ac.uk

Químicos criaram um novo tipo de papel de embalagem à base de canela que pode preservar produtos assados por uns 10 dias a mais.

Embalagens à base de Canela para prevenção de bolor em pães e outros produtos assados
Journal of Agricultural and Food Chemistry

Pães embolorados são um pesadelo, tanto para os consumidores, quanto para os padeiros, arruinando apetites e desperdiçando comida e dinheiro. Agora, pesquisadores na Espanha relatam o desenvolvimento de um novo tipo de papel de embalagem feito com óleo de canela que parece prolongar a vida útil dos pães e outros produtos assados em até 10 dias. A embalagem, que parece ser segura e não-agresora do meio ambiente, é descrita na edição de 13 de agosto do  Journal of Agricultural and Food Chemistry da ACS.

Neste novo estudo, Cristina Nerín, A. Rodriguez e D. Ramón Battle ressaltam que muitos cientistas tentaram muitos enfoques diferentes no combate ao bolor nos pães, inclusive luz ultravioleta, embalagens esterilizadas e o uso de preservantes químicos. A assim chamada “embalagem ativa” que ataca o bolor nos pães com antimicrobianos, podem ser uma alternativa melhor, dizem os pesquisadores.

Os cientistas prepararam embalagens ativas compostas de papel parafinado com diferentes concentrações de óleo essencial de canela, que tem uma alta atividade antimicrobiana. Eles, então. incoluaram uma amostra de pão branco fresco com uma espécie comum de fungo e armazenaram o pão, tanto em papel parafinado, como em papel parafinado com base de canela, por vários dias. Depois de apenas três dias, a embalagem que continha somente 6% de óleo de canela conseguiu inibir 96% do cresciemento dos fungos, enquanto que o papel parafinado não conseguiu impedir o mofo de crescer, relatam os pesquisadores.  O papel banha do em canela continuou a inibir o mofo por mais 10 dias.

Artigo original: “New Cinnamon-Based Active Paper Packaging against Rhizopusstolonifer Food Spoilage”

DOWNLOAD DO TEXTO INTEGRAL: http://dx.doi.org/10.1021/jf800699q

C. Nerín, Ph.D.
University of Zaragoza
Zaragoza, Spain
Phone: 34-976761873
Fax: 34-976762388
Email: cnerin@unizar.es

Proteínas vaginais em prostitutas com resistência a HIV sugerem novas medidas de prevenção
Journal of Proteome Research

Pesquisadores do Canadá relatam a descoberta de proteínas incomuns, em um pequeno grupo de prostitutas quenianas, que parecem estar associadas com a resistência à infecção com HIV, o vírus que causa a AIDS. A descoberta pode levar à melhoria dos projetos de vacinas e medicamentos para combater o virus mortal que infecta estimados 40 milhões de pessoas em todo o mundo, dizem os cientistas em um relatório a ser publicado na edição de 3 de setembro da publicação mensal da ACS: Journal of Proteome Research.

No novo estudo, Adam Burgener e seus colegas observam que 140 dentre mais de 2000 prostitutas, estudadas em Nairobi, Kenya, parecem imunes à infecção por HIV. Embora os indícios sugiram que certos fatores biológicos em seus fluidos vaginais podem ter um papel nessa resistência, a identidade exata dessas substâncias não estava claro.

Os cientistas usaram um processo de análise high-tech para comparar as diferenças entre as proteínas nos fluidos vaginais nas mulheres resistentes ao HIV e o das infectadas ou suscetíveis a ele. As mulheres resistentes ao HIV tinham proteínas significativamente diferentes das outras mulheres. Os fluidos vaginais dessas mulheres resistentes ao HIV tinham maiores níveis de proteínas com ação antiviral e antiinflamatória. Essas proteinas podem ser usadas como base para novos medicamentos para prevenir infecção, sugerem os cientistas.

Artigo original: “Identification of Differentially Expressed Proteins in the Cervical Mucosa of HIV-1-Resistant Sex Workers”

DOWNLOAD DO TEXTO INTEGRAL: http://dx.doi.org/10.1021/pr800406r

CONTACT:
Adam Burgener, Ph.D.
University of Manitoba
Winnipeg, Manitoba
Canada
Phone: 204-789-5001
Fax: 204-789-2018
Email: burgener@cc.umanitoba.ca

Auxiliando pacientes com fibrose cística a respirar com mais facilidade
Chemical & Engineering News

Pesquisadores relatam progressos no desenvolvimento de uma série de novas drogas que podem melhorar dramaticamente a saúde de pacientes com fibrose cística,  que ainda é difícil de tratar com as drogas atuais, de acordo com um artigo publicado na edição de 1 de setembro de Chemical & Engineering News, a publicação semanal da ACS.

Na matéria de capa da C&EN‘s, a Editora Senior Lisa Jarvis explica que a fibrose cística, que afeta 30.000 americanos, é uma doença genética cujos sintomas incluem um excessivo acúmulo de muco nos pulmões. Esta condição torna a respiração difícil e presipõe os pacientes a infecções crônicas. Os tratamentos convencionais incluem versões em aerossol de antiinflamatórios e antibióticos, que são de administração demorada e têm eficácia limitada. No entanto, essas drogas são direcionadas ao tratamento dos sintomas, não da própria doença, observa o artigo.

O artigo descreve como as companhias farmacêuticas estão, agora, desenvolvendo novas drogas que são direcionadas para a própria doença. Algumas ajudam a manter os pulmões saudáveis, mediante a restauração do gene CF defeituosos, de acordo com o artigo. E, em alguns casos, a droga pode ser administrada como uma pílula, em lugar de inalada, tornando sua administração mais fácil para os pacientes, observa o artigo.

Artigo original: “Breathing Easier”

Disponível a partir de 1 de setembro em http://pubs.acs.org/cen/coverstory/86/8635cover.html

Michael Bernstein
ACS News Service
Phone: 202-872-6042
Fax: 202-872-4370
Email: m_bernstein@acs.org

As informações contidas no PressPac são para uso em coleta e divulgação de informações científicas. Qualquer um que utilizar informações do PressPac para fins de especulação financeira pode ser acusado de “informação privilegiada”, conforme a legislação em vigor.

A American Chemical Society — a maior sociedade cinetífica do mundo — é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Congresso dos EUA e uma líder global em fornecer acesso à pesquisa relacionada com química, através de suas bases de dados, publicações revistas por pares e conferências científicas. Suas sedes ficam em Washington, D.C. e Columbus, Ohio.