“O que há em um nome?”

Via EurekAlert:
Association for Psychological Science

As iniciais de seu nome podem influenciar onde você escolhe trabalhar?

Um teste sistêmico do “efeito da inicial”

Uma das mais importantes decisões que podemos tomar é para qual empresa vamos trabalhar. Existem vários fatores que entram em consideração quando tomamos essa decisão, que incluem salário, benefícios e localização do trabalho. Entretanto, podem existir outros fatores menos óbvios que influenciam nossas decisões, sem que sequer saibamos disso. É um fato bem conhecido de que pensamentos inconscientes podem afetar certos aspectos de nosso comportamento. Um exemplo intrigante disso é o “efeito da inicial do nome”, um fenômeno que mostra que temos preferências por coisas que comecem com a mesma letra de nosso “nome de batismo”.

Os psicólogos Frederik Anseel e Wouter Duyck da Universidade de Ghent (Bélgica) ficaram interessados em verificar a extensão do “efeito da letra inicial” e se ele é suficientemente forte a ponto de influenciar nossa escolha de onde vamos trabalhar. Os psicólogos analisaram uma base de dados contendo informações sobre empregados belgas em regime de tempo integral. Mais especificamente, os pesquisadores compararam os nomes dos empregados para ver quantas vezes a letra inicial de seus nomes batia com a inicial do nome da firma. Os pesquisadores fizeram uma estimativa do número esperado de coincidências (usando cálculo de probabilidades) e compararam com os resultados efetivamente observados.

Em um novo estudo, publicado em Psychological Science, da Association for Psychological Science, os psicólogos descobriram que, com efeito, existe um “efeito da letra inicial” entre os empregados e as firmas para as quais trabalham. Ocorreram 12% mais coincidências do que se esperava na estimativa de probabilidades. Os pesquisadores observam que “portanto, para cerca de cada uma em nove pessoas cujas iniciais coincidiam com a da firma em que trabalhavam, a escolha da firma parece ter sido influenciada pelo fato de que as iniciais coincidiam”. Além disso, quando os psicólogos procuraram por todas as letras, eles descobriram que este efeito ocorria com cada uma das letras do alfabeto, mas ficava mais aparente para as iniciais mais raras.

Os autores concluíram “ter demonstrado que as pessoas tendem a trabalhar para companhias com as iniciais que coincidam com suas próprias, do que para firmas com outras iniciais”.

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Contato com o autor: Frederik Anseel Frederik.Anseel@UGent.be
Artigo relacionado: http://www.psychologicalscience.org/media/releases/2007/nelson.cfm

Psychological Science está cotada entre as 10 principais publicações sobre psicologia geral em termos de impacto pelo Institute for Scientific Information. Para obter um cópia do artigo “Unconscious Applicants: A Systematic Test of the Name-Letter Effect” e acesso a outras pesquisas na Psychological Science, por favor entre em contato com Barbara Isanski pelo telefone 202-293-9300 ou bisanski@psychologicalscience.org.

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Nota do Tradutor: eu não tinha lido o título do “artigo relacionado”, até ter chegado a essa parte… Mera coincidência, ou, por me chamar João Carlos, eu deveria ter sido Jornalista Científico?… 😎 😆

Discussão - 2 comentários

  1. Lucia Malla disse:

    Esse é talvez um dos estudos mais bizarros q já li. 😀

  2. João Carlos disse:

    Aguarde o próximo! 👿

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