Mais uma ameaça à camada de ozônio: foguetes.

A Universidade do Colorado em Boulder avisa: [Lançamentos de foguetes podem requerer regulamentação para evitar danos à camada de ozônio](http://www.colorado.edu/news/r/13dcef625a8a43e2e6d4d0e06e10ac8f.html).
O fato é que o mercado para lançamento de foguetes e satélites está crescendo, e ninguém se lembrou de que eles também afetam a camada de ozônio. Com o banimento dos CFC, a indústria de lançamento de foguetes pode, em futuro breve, ultrapassar os aerossóis em termos de ameaça.
O professor Darin Toohey do Departamento de Ciências Atmosféricas e Oceânicas da UCB estima que, por volta de 2050, os lançamentos de foguetes (caso deixados sem regulamentação), podem causar mais destruição do ozônio do que jamais os CFCs produziram. Ele comenta que o Protocolo de Montreal, que baniu os CFCs, “deixou de fora a indústria espacial que deveria ter sido incluída”.
O pesquisador-chefe do estudo, Martin Ross da *Aerospace Corporation* de Los Angeles, lembrou que as agências do governo americano realizaram estudos para avaliar as perdas potenciais da camada de ozônio em face de uma frota de estimados 500 aviões supersônicos (uma frota que jamais veio a existir), poucos estudos foram feitos para avaliar os danos que poderiam ser causados pela frota mundial de foguetes.
******************
Comentário meu: já repararam que, depois que o Bush se foi, diversas questões referentes a meio ambiente (que devem ter ficado trancados em gavetas durante oito longos anos), resolveram aparecer?
Uma crise econômica mundial, duas guerras para lá de questionáveis e um atraso nas ciências que lembra a Idade Média… E o que falta para mandar Bush e seus sequazes para a Corte de Haia por crimes contra a humanidade?…

Discussão - 5 comentários

  1. melisa campos disse:

    gostaria de saber se como os foguetes passam pela camada de oxonio. Tem um lugar especifico para passarem ou ele cada vez que passam fazem um buraco?

  2. João Carlos disse:

    Não há uma preocupação especial quanto a isso, Melissa, porque o dano que os foguetes causam à camada de ozônio são mínimos e até menores do que os causados pelos milhares de meteoritos que penetram diariamente a atmosfera da Terra. Disso, a camada de ozônio se recupera com facilidade. O dano é causado por substâncias químicas que reagem com o ozônio e o transformam em algo diferente.

  3. Tadeu disse:

    Cara Melissa, os foguetes saem da atmosfera terrestre pelo buraco na camada de ozônio

  4. Tadeu disse:

    Como ocorre o dano à camada de ozônio provocado por aviões supersônicos e foguetes? No livrro bilhões e bilhões Carl Sagan diz que essa preocupação era ifundada, mas o livro foi publicado em 1996 e se fala disso até hoje.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM