“Por dentro da ciência” do Instituto Americano de Física (03/12/09)

Assassinatos e Mortes em Acidentes de Trânsito Guardam Correlação

3 de dezembro de 2009
Por Devin Powell
Inside Science News Service

WASHINGTON (ISNS) — Se você quiser saber quantas pessoas são mortas em acidentes de trânsito em um estado dos EUA em particular, dê uma olhada nas prisões. As regiões com as maiores taxas de homicídios tendem a apresentar um número maior de vítimas do trânsito, segundo uma nova análise de dados do governo.

Um estudo, publicado no periódico científico Traffic Injury Prevention
descobriu que a taxa de homicídios de um estado servia melhor para prever o número de vítimas do trânsito do que outros nove fatores bem conhecidos – inclusive os índices de uso de cinto de segurança ou de direção sob efeito do álcool.

Michael Sivak, um psicólogo do Instituto de Pesquisas sobre Transportes da Universidade de MIchigan em Ann Arbor, diz que isso não se deve a um número maior de homicidas ao volante ou que um número maior de motoristas esteja usando seus veículos como armas letais. A explicação que ele sugere é que certas populações são mais violentas e agressivas do que outras e que essa agressividade leva tanto à direção perigosa, como a uma taxa de homicídios maior.

“Esta descoberta é consistente com a ideia de que aspectos sociais das interações entre as pessoas desempenham um papel importante na segurança do tráfego”, declara Sivak.

Os dados se somam aos de um estudo anterior com base em dados do censo de 1977 e 1978 que também encontrou uma conexão entre homicídios e vítimas do trânsito.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM