Entre Piratas e Corsários…

No recente artigo “A ameaça do crime organizado”, traduzida do The Guardian, o autor apontava para a “pirataria” como uma das “indústrias” mais rentáveis, principalmente difícil de combater porque as pessoas não se compenetravam de que produtos pirateados prejudicam a indústria e o comércio formais.
Mas será esta uma moeda com uma só face?… Então, me valendo do “Aulete Digital” vou apresentar dois verbetes:
Pirata:

(pi.ra.ta)
s2g.
1 Ladrão que cruza os mares unicamente para roubar e pilhar.
2 P.ext. Indivíduo que rouba ou assalta ; LADRÃO; GATUNO.
3 Lus. Indivíduo que seqüestra avião para fazer exigências em troca ; TERRORISTA.
4 Bras. Indivíduo astucioso, espertalhão, tratante
5 Fig. Fantasia carnavalesca baseada nas vestes do pirata dos mares.
6 Fig. Indivíduo galanteador, sedutor.
7 Fig. Indivíduo que enriquece por meios ilícitos, fraudulentos e/ou violentos, como tráfico de influência e extorsão.
a2g.
8 Copiado sem autorização legal (CD pirata, software pirata). [Antôn.: autêntico, original.]
9 Rád. Telv. Que opera ou faz transmissões clandestinamente (rádio pirata) ; CLANDESTINO.
10 Que opera numa linha de transporte coletivo sem autorização legal (ônibus pirata).
11 Ref. ou pertencente a pirata (navio pirata).
[F.: Do it. pirata, der. do lat. pirata, ae < gr. peiratés.]
Pirata do ar
1 Pessoa que se apodera pela força de uma aeronave (subjugando com armas a tripulação e os passageiros) para, por meio de chantagem, impor certas condições e exigências.
Pirata eletrônico
1 Ver cracker e hacker.

Corsário

(cor.sá.ri:o)
a.
1 Ref. a corso¹ (navio corsário)
2 Diz-se de calça justa feminina que chega até o meio da perna
sm.
3 Navio destinado ao corso¹
4 Comandante desse tipo de navio
5 Navio destinado à pirataria
6 Pirata, bucaneiro, flibusteiro
[F.: Do it. corsaro]
corso¹ (cor.so) [ô] Mar.
sm.
1 Operação de guerra naval em que um comandante de navio mercante recebe do Estado a missão de atacar o tráfego do inimigo

Ou seja, o “corsário” é um “pirata com carteira assinada”. Mas, a propósito do que eu estou me atendo a essas “firulas”?
Porque o artigo referido não leva em conta o verdadeiro “corso” que todos os governos (e o brasileiro, em particular) praticam. E praticam seja descaradamente (e.g: a miríade de impostos “embutidos” em todo produto ou serviço que o babaca cidadão consome), seja por fazer vista grossa nas práticas flibusteiras dos ditos fabricantes/fornecedores formais (afinal, quanto maior o faturamento dos ditos, maior a arrecadação dos impostos).
Outro dia mesmo eu dizia ao Osame, em um comentário no “Roda de Ciência”, que os bancos estão cobrando dos otários clientes uma “Taxa de Antecipação” para a quitação antecipada de empréstimos. Legal, né?… Você antecipa o pagamento, e paga mais por isso… E o Banco Central acha isso perfeitamente natural!… Claro!… Mais CPMF para o bolsinho da viúva!… E mais “Superavit Primário” para o governo fazer demagogia…
Hoje, eu me deparei com mais uma forma de “assalto oficializado” (não bastasse o logro que foi a mudança da forma de cobrança da telefonia, de “impulsos” para “minutos” que, traduzida em miúdos, significou 40% de reajuste nas tarifas telefônicas, com direito a um imposto de 33,333…% para os pobrezinhos dos Estados, que nunca têm dinheiro para escolas, hospitais, delegacias e viaturas de serviços…): a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) veio trocar o hidrômetro da velha casa de vila onde estou morando.
A desculpa apresentada (e fartamente endossada pela mídia) é que “os velhos hidrômetros enguiçavam e não mediam corretamente o consumo”. Invariavelmente, as novas contas de água e esgoto (calculado sobre o consumo d’água) “vão para o espaço”! Só que eu descobri o truque: trata-se do “golpe da pasta de dentes”, em nova versão…
Não conhecem?… Foi um artifício inventado pela indústria de dentifrícios para aumentar o consumo, sem que o consumidor percebesse: aumentar, em cerca de um milímetro, o diâmetro do orifício de vazão do tubo de pasta de dentes. Acostumado a espalhar uma tripa de um certo comprimento na escova, o luser nem percebe que está gastando mais…
Pois é!… A CEDAE está aumentando a bitola dos hidrômetros. Resultado: aumento da pressão na rede e maior desperdício… Claro que a conta vai subir! Mas o trouxa consumidor vai pensar que seu hidrômetro velho é que estava sempre registrando “a menor”…
Considerando que está em curso uma grande estiagem e – pior ainda! – que é sobejamente conhecido que a água é um bem escasso, um tal artifício só pode ser taxado de escrotice falta de bom-senso.
Então – querem saber de uma coisa? – eu estou içando minha “Jolly Rogers”!… Forçado pelos “corsários”, eu dou “vivas” aos “piratas”! Se eu vou ser roubado, que seja por um “pé-de-chinelo” marginalizado por essa indecência que passa por “governo”. Eu sei o quanto me custou, em termos de sacrifício de minha saúde e de minha família, meus proventos de reformado. E não obrigo ninguém a ganhar meu dinheiro. Já que ele vai acabar parando na mão dos desonestos, que o faça pela via mais curta.
Dixit!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM