“Por dentro da ciência” do Instituto Americano de Física (23/03/09)

Photobucket
23 de março de 2009
Por Jim Dawson
Inside Science News Service
Andar mais devagar para manter os sapatos secos

Andar em uma calçada molhada depois de uma chuvarada, deixa a parte de cima dos sapatos encharcadas — de acordo com os cálculos apresentados no encontro da semana passada da Sociedade Americana de Física em Pittsburgh. Uma equipe de pesquisadores que normalmente trabalha com nanopartículas e laseres, estudou o fenômeno para descobrir como evitar molhar as meias quando dão suas caminhadas da hora do almoço.

Jake Fontana da Universidade Kent State em Ohio cobriu um piso com uma fina camada de água e montou uma câmera de alta velocidade para gravar a caminhada. A câmera revelou que, quando o sapato faz contato com o chão molhado, ele levanta uma cunha de água com o salto. O líquido flui ao longo da parte de baixo do sapato, na medida em que o pé balança para a frente e é chutado para cima no topo do arco do sapato. A água é lançada para fora no ângulo exato – 75 graus – que faz com que ela se derrame na ponta do sapato quando o o pé vem para baixo para um novo passo.

O pequeno número de gotas lançado por cada passo se acumula – andar por meio quilômetro derrama cerca de meio litro de líquido em cima do calçado. “Uma solução seria fazer sapatos mais parecidos com pneus de automóveis, com ranhuras que empurrem a água para fora e para longe da direção do passo”, diz Fontana. Uma solução mais simples, diz ele, é andar um pouco mais devagar para modificar a dinâmica do fluido.

Tai Chi melhora o equilíbrio de sobreviventes de derrames

Vítimas de derrames cujo senso de equilíbrio tenha sido prejudicado, podem readquirir alguma estabilidade e diminuir o risco de quedas praticando Tai Chi, a arte marcial chinesa que envolve movimentos extremamente lentos. A pesquisadora de fisioterapia da Universidade de Illinois em Chicago Christina Hui-Chan, cujo estudo anterior mostrou que o Tai Chi podia melhorar o equilíbrio dos idosos, realizou um estudo similar com 136 sobreviventes de derrames em Hong Kong. Todos os participantes tinham sofrido um derrame pelo menos seis meses antes e estavam tendo problemas de equilíbrio. Os participantes foram divididos em dois grupos: um foi treinado em Tai Chi por 12 semanas e o outro cujos membros aprenderam exercícios de respiração, alongamento e outros que não envolviam o equilíbrio.

Os dois grupos foram então testados quanto a sua capacidade em manter o equilíbrio enquanto mudavam de posição o peso, inclinando-se em diferentes direções, e ficar de pé em superfícies móveis que simulavam um ônibus lotado. “O grupo do Tai Chi se saiu particularmente melhor em condições que requeriam o uso do equilíbrio e seu controle”, declarou Hui-Chan. As melhoras foram observadas apenas seis semanas após o treinamento de Tai Chi. A pequisa está sendo publicada em Neurorehabilitation and Neural Repair.

Beber moderadamente aumenta significativamente o risco de ferimentos

Embora seja de conhecimento geral que pessoas muito bêbadas correm muito mais riscos de sofrer acidentes ou se envolverem em brigas que resultam em ferimentos, uma nova pesquisa sobre ferimentos tratados em um Pronto Socorro na Suíça indica que até um consumo moderado de álcool aumenta muito o risco de danos pessoais. Na média, um em cada quatro ferimentos tratados no PS estavam relacionados com o álcool, declarou o pesquisador de saúde pública Kerve Keundig. Os ferimentos alcançam um pico nas noites de sexta-feira e sábado, onde mais de 80% dos ferimentos são relacionados com o álcool. O estudo descobriu que o risco de ferimentos aumenta mesmo depois do consumo de pequenas doses de álcool. Keundig, do Karolinska Institutet da Suécia, sugere que os programas de prevenção dêem ênfase aos riscos e consequências do consumo moderado de bebidas. A pesquisa foi financiada pela Fundação Nacional de Ciências da Suíça e várias outras agências governamentais.

Este texto é fornecido para a media pelo Inside Science News Service, que é apoiado pelo Instituto Americano de Física (American Institute of Physics), uma editora sem fins lucrativos de periódicos de ciência. Contatos: Jim Dawson, editor de notícias, em jdawson@aip.org.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM